Zumba

Conheça a aula que pode te fazer queimar até 1000 calorias em 1 hora

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Exercícios

A zumba é atividade divertida em exercícios com movimentos aeróbicos misturados. As aulas de zumba são compostas por treinos intervalados e de inteira resistência, com grande queima de calorias.

Há benefício para condicionamento cardiovascular e ainda tonificação inteira corporal. É ideal para emagrecimento, com aula de 1 hora com possibilidade de queima de até 1000 calorias.

aula de zumba

Simplicidade e Coreografias

Não é necessário equipamento para prática da zumba. O início é com aquecimento e os exercícios aeróbicos e movimento de dança com trabalho dos músculos de maneira localizada são intercalados. Os exercícios aeróbicos são voltados para condicionamento cardiovascular. A atividade é considerada muito intensa para queima de calorias, sem aparelhos.

As aulas de zumba são indicadas para iniciantes ou experientes em dança, sendo as coreografias simples. A intenção é gerar sistema de ginástica dinâmico, divertido, com eficácia e excitante. As aulas de zumba são recomendadas para qualquer indivíduo, de diversos níveis de condicionamento, com elevação do nível de atividade de acordo com a prática.

Resultados Interessantes

São cerca de 3 meses para que os resultados sejam percebidos, pois a queima calórica da aula pode alcançar até 1000 calorias. O tempo para surgimento dos resultados depende do nível de intensidade e preparo físico individual.

Com as aulas de zumba, pernas e bumbum são fortalecidos, e o corpo inteiro é trabalhado, mas há participação maior de forma ativa dos músculos dos membros inferiores, como glúteo, posterior de coxa, panturrilha e quadríceps, com auxílio para fortalecimento em especial, das pernas e bumbum.

Já os músculos do centro do corpo, denominados como CORE, lombar, abdômen, membros superiores, oblíquos, paravertebrais, são muito trabalhados.

A zumba exige percepção espacial e coordenação motora, além da condição cardiorrespiratória, com reflexos mais rápidos e equilíbrio melhorado. Os movimentos diferenciados em velocidades variadas são grandes responsáveis pelo ganho da agilidade.

Auto-Estima e Sensualidade

zumba

O foco nas aulas de zumba é interação, com tentativas e promoção de alto nível de disposição, em energia positiva e ambiente divertido. Com o passar das aulas, o aluno deixa a timidez para trás e relaxa para exercitar o corpo.

De início, a aula de zumba é procurada para emagrecimento, porém, com envolvimento pelos ritmos latinos, que interpretam amor e paixão, é criada atmosfera sensual. Nas aulas são executadas coreografias de merengue, salsa, e reggaeton, por exemplo. Já movimentos latinos com dança melhoram a auto-estima e auxiliam para conquista da sensualidade.

Na aula, as coreografias são mostradas por instrutores e realizadas em grupo, com participação geral, integração entre os alunos. É possível realizar danças em círculos, batalhas e linhas, como as coreografias individuais. Até nestes momentos individuais, a zumba é compartilhada com diversão, sendo momento social entre os participantes.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



Comente!




*Campos obrigatórios