Yogilates

O yogilates une o ioga e o pilates para proporcionar uma vida mais saudável, relaxante e equilibrada.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Exercícios

O ioga e o pilates são práticas que ajudam na postura, na respiração, na meditação e no bom funcionamento das articulações, o que gera benefícios para o organismo como um topo. Pensando nisso, foi criado o yogilates, que mistura ambas as técnicas para garantir uma vida mais saudável, tanto física quanto mental de seus praticantes. Sendo assim, conheça um pouco mais sobre o yogilates e comece a fazer alguns exercícios em casa.

O que é o Yogilates

O yogilates tem como função principal incorporar um conhecimento refinado da respiração e da essência interna, educando a mente para que haja uma força funcional do corpo. Com criatividade, o instrutor de ioga Jonathan Urla criou o yogilates em 1997, tendo nascido de estudos milenares tradicionais, e representa uma evolução na auto prática para quem pretende se tratar de machucados, ferimentos, falta de equilíbrio no desenvolvimento muscular e ganhar novas habilidades e treinar para ter performances avançadas com o corpo.

Yogilates

Alguns Exercícios

Antes de começar a praticar o yogilates, reserve um momento do dia em que esteja bem tranquila e prefira o cômodo da casa que tenha menos barulho. Deixe a luz apagada e ligue o som com uma música bastante relaxante, pois esse é o intuito principal da prática. Tenha em mãos um colchonete e uma bola de pilates.

  1. Guerreiro: fortalece a musculatura das pernas e alonga o dorso e os músculos da parte interna das coxas.

Para fazer essa posição, fique em pé sobre o colchonete com os pés unidos voltados para a frente. Abra as pernas em linha reta, mantendo calcanhar com calcanhar. Então, vire o pé direito em 90º e o esquerdo, levemente para dentro, com os quadris alinhados para a frente. Inspire e flexione o joelho direito formando um ângulo de 90º e abra os braços para se equilibrar. Vire o pescoço em direção à mão direita e permaneça na posição por 10 segundos. Volte o pescoço para a frente e deixe o joelho reto para mudar as posições das pernas. Repita o procedimento 6 vezes, sendo 3 com cada perna.

  1. Equilíbrio sobre uma perna: para fortalecer e alongar os músculos das pernas e para desenvolver o equilíbrio.

Essa posição é para iniciantes, mas requer bastante equilíbrio dos participantes. Para fazê-la, fique em pé com os tornozelos unidos e com os braços ao longo do corpo. Alongue as costas e mantenha o abdômen contraído enquanto coloca o peso sobre a perna esquerda, porém, prestando atenção no equilíbrio. Inspire e puxe a perna direita para cima, segurando o joelho por 5 minutos. Solte-o e expire. Repita o exercício 12 vezes, sendo 6 com cada perna.

  1. Esticando o Corpo: alonga os músculos das costas e das pernas, trabalhando com o equilíbrio e com a respiração.

Benefícios do Yogilates

Essa posição é um pouco mais complicada, mas com o tempo, você se acostumará a ele. Para tanto, tenha o colchonete e a bola de pilates à mão. Deite-se de costas sobre o colchonete com os joelhos dobrados em 90º e os pés encostados na parte de cima da bola. Inspire e eleve os quadris e as costas, estendendo as pernas até que fiquem completamente retas com o resto do corpo. Fique assim por 5 segundos e retorne à posição inicial, expirando lentamente. Repita o exercício mais 4 vezes e relaxe, esticando todo o corpo sobre o colchonete.

Confira este playlist com vários exercícios de Yogilates (em inglês):

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



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