Tipos de Feijão

Elemento indispensável para uma refeição típica brasileira e seus principais benefícios.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

Ele é indispensável para os pratos brasileiros, compões todos eles com perfeição, um amigo especial e essencial para a nossa saúde e também para a nossa beleza, o feijão, seja ele de que tipo for, só traz benefícios e muita nutrição.

feijões

Principais Benefícios

Muito rico em fibras solúveis e insolúveis que auxiliam no transito intestinal de maneira generalizada, o que resulta em bem estar e maior sensação de saciedade, faz muito bem para a saúde do coração.

Um alimento muito indicado para tratamentos de anemias, pelo seu valor nutritivo muito elevado, regula a pressão arterial, constrói e prepara os músculos, são ricos em antioxidantes, previne e trata diabetes, além de controlar níveis de colesterol entre outros fatores muito importantes.

Podemos citar aqui apenas alguns dos tipos mais utilizados, e como podem ser consumidos.

Feijão Preto

Ele é perfeito em feijoadas, muito carregadas e calóricas, porém se optar por uma versão mais leve a pessoa pode estar fazendo uma feijoada vegetariana que no lugar das carnes de porco muito pesadas, pode-se utilizar tofu e legumes.

Um toque especial pode ser colocado se utilizar a laranja e couve como acompanhamento para ajudar a absorver melhor os nutrientes encontrados nesse tipo de feijão que é rico em ferro e vitamina C.

Feijão Branco

Ajuda a emagrecer e diminui a absorção de açúcar no nosso sangue, possui um caldo bem cremoso, muito utilizado em sopas, saladas e cassoulets, ele tem forma alongada e sua cor é branca.

Feijão Carioca

Muito utilizado em pratos indianos, ele produz bastante caldo e cozinha bem rápido, é arredondado e sua cor é bege com algumas listas marrons, também é muito conhecido como feijão chilli.

Feijão Bolinha

Esse é conhecido também como feijão canário ou manteiga, agrada muita gente, perfeito para ser introduzido em saladas e sopas, é arredondado e tem cor meio amarela, muito utilizada em pratos portugueses.

Feijão Azuki

É um pouco menor do que o comum, ele possui sementes e grãos, é vermelho escuro e meio arredondado, tem um sabor um pouco doce e é muito utilizado por asiáticos.

arroz e feijão

Feijão Fradinho

Muito utilizado na culinária baiana, também é muito utilizado para compor saladas e sopas, muito conhecido também como feijão macassar ou feijão de corda, ele é redondo e de cor clara com um tipo de olho preto, ajuda a reduzir níveis de colesterol e é muito saudável e nutritivo.

Feijão Jalo

Seu grão é grande e amarelado, produz um caldo marrom avermelhado depois de cozido, seu sabor lembra a castanhas, ele é muito utilizado em Minas e em regiões do Centro-Oeste do Brasil, ele cai como uma luva em tutus, virados, saladas e sopas.

Em sua versão roxa, ele é maior do que o comum, sua cor é um tipo de vermelho bem escuro e intenso, esse além de ser muito utilizado também em Minas, ele ainda é muito comum no estado de São Paulo.

Feijão Moyashi

Ele é esverdeado, especialistas dizem que ele ajuda a reduzir sintomas de TPM, também muito conhecido como broto de feijão, fica perfeito em omeletes, sopas e saladas, ele é muito utilizado por japoneses.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



Comente!




*Campos obrigatórios