Tipos de Arroz e Seus Benefícios

Os grãos e seus benefícios, será que você já conhece todos?

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

Ele é um tipo de cereal muito rico em carboidratos, o arroz é indispensável em nosso prato tipicamente brasileiro, assim como o feijão, ele traz muitos benefícios, porém muitos ainda não conhecem todos os tipos existentes e seus principais benefícios, por isso listamos aqui alguns que podem modificar a sua refeição, assim também como sua dieta.

arroz

Arroz Integral

Ele não passa por todo processo que normalmente acontece no ato da industrialização, pois este ainda contem a camada externa do grão, que é o que conserva as suas propriedades mais importantes, dessa maneira ele contém até três vezes mais fibras do que os comuns industrializados, quatro vezes mais magnésio e cinco vezes mais vitaminas, ou seja, ele é muito mais nutritivo.

Ele contém vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e minerais, auxilia na regulagem do intestino e por isso pode ser um grande aliado para quem quer perder peso.

Este normalmente demora um pouco mais de tempo e de água para cozinhar do que o comum, e seu valor está um pouquinho acima também e pode ser encontrado facilmente em mercados.

Arroz Polido ou Agulha

Esse é o mais comum da lista, é o chamado arroz branco ou tradicional.  Já este tem a sua casca retirada no processo de industrialização, por isso que ele é considerado arroz polido, e a vantagem de seu uso é apenas o baixo custo, pois ele não oferece muitos nutrientes.

O arroz polido cozinha muito mais rápido do que os outros, pode ser utilizado de várias maneiras, e para cozinhar basta colocar duas xícaras de água para uma xícara de arroz e deixar cozinhar e então ele ficará no ponto ideal para consumo.

Arroz Parboilizado

Este tipo de arroz não agrada muito o público brasileiro, em sua fabricação ele passa por um processo de cozimento parcial com a casca. Que por sua vez transfere os nutrientes para o interior do grão, o que aumenta o valor nutritivo do grão, o que reúne muita vitamina do complexo B em cada grão, além de outras vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo.

Seu processo de preparação é semelhante ao do arroz branco, e ele pode ser comprado em qualquer mercado ou loja de produtos naturais.

Arroz Cateto ou Japonês

Seus grãos são bem curtinhos, e um pouco transparentes, são muito utilizados na culinária japonesa, e em sua composição existe uma quantidade expressiva de amido, e depois de cozido ele fica mais cremoso do que o comum.

Pode ser encontrado também com a casca e o gérmen, e também na versão integral, que como normalmente acontece, possui muito mais valores nutricionais.

grãos

Arroz Negro

Ele não é muito conhecido e nem muito popular, seu sabor e sua cor são uma novidade aqui no Brasil, porém ele já é muito utilizado e conhecido na China já há alguns anos, possui 20% a mais de proteínas e 30% a mais de fibras em sua composição em relação ao arroz integral.

Riquíssimo em ferro ele ainda contém menos gorduras e menos calorias, muito nutritivo ele também contém em sua composição compostos fenólicos, antioxidantes importantíssimos que são ótimos para a nossa saúde e ajuda anos manter mais jovens.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



Comente!




*Campos obrigatórios