O que é Metabolismo

O metabolismo é o responsável pela maior ou menos queima de gordura. Portanto, conheça-o melhor e saiba como fazê-lo funcionar de acordo com as suas necessidades.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Estética

Muito ouvimos falar sobre o metabolismo: que algumas pessoas não emagrecem por terem o metabolismo lento enquanto as que têm facilidade em perder peso o têm rápido. Porém, geralmente nos referimos a ele sem ao menos conhecermos o seu funcionamento e o seu real significado. Portanto, saiba mais sobre essa palavra tão comum em artigos, livros e notícias sobre o emagrecimento, conhecendo como acelerar o metabolismo aqui:

Metabolismo

Para saber melhor o que é metabolismo, precisamos imaginar os nossos corpos como máquinas que precisam de combustível para fazer com que todos os seus componentes funcionem adequadamente. Nesse caso, nossa fonte de energia são os alimentos e os componentes da máquina são os nossos órgãos.

O seu metabolismo é lento?

O seu metabolismo é lento?

Dessa forma, como diz o significado da palavra metabolismo, que vem do grego, “mudança” ou “troca”, em nosso corpo acontecem inúmeras reações químicas que geram o crescimento e a reprodução das células vitais à nossa sobrevivência.

Tais acontecimentos resultam da síntese e da degradação dos nutrientes por nós ingeridos em nível celular, o que acaba por se tornar o estopim para a vida. Para que as reações químicas ocorram, produzimos as enzimas, que são responsáveis por catalisarem os vários níveis em que acontecem as vias metabólicas. Assim, elas funcionam concentradamente para não romperem o fluxo metabólico.

Existem 2 formas de metabolismo: a anabólica e a catabólica. Na primeira, os compostos são formados enquanto na segunda, os mesmos compostos são quebrados. Desse modo, no processo de emagrecimento, a pessoa está em estado de catabolismo, quando as células de gordura são queimadas.

O Jornal Hoje gravou uma reportagem sobre Metabolismo e Emagrecimento. Olha só:

Metabolismo Lento

Há várias pessoas que culpam a idade por não conseguirem emagrecer, usando a desculpa de que, quanto maior a idade, mais lento fica o metabolismo. Certamente, esse é um dos fatores que fazem a taxa metabólica diminuir, mas não é o mais importante e nem o único.

Os tecidos musculares são os maiores responsáveis pela queima de calorias e, portanto, quanto mais deles você tiver, mais rápido será o seu metabolismo. Por isso as atividades físicas são tão importantes para quem pretende perder peso, especialmente as anaeróbicas.

Outro fator é o tempo de espaço de uma refeição a outra. Quanto mais vezes por dia você se alimentar, mais acelerado ficará o seu metabolismo. Entretanto, cuidado com os alimentos entre as refeições principais, porque devem ser leves e nutritivos como frutas ou bolachas integrais.

Como a maioria das funções metabólicas acontece na água, esse líquido é fundamental em sua dieta. Beba no mínimo 2 litros de água, principalmente a gelada, que fará seu organismo queimar mais calorias.

Contudo, alguns fatores não dependem da boa vontade das pessoas, sendo inerentes a elas como a genética, os hormônios e o nível de estresse, que fazem com que as reações metabólicas fiquem mais devagar.

Alimentos termogênicos que aceleramo metabolismo

Alimentos termogênicos que aceleramo metabolismo

Alimentos que aceleram o metabolismo

E se você seguir todos os conselhos acima, saiba que alimentos comer para manter o metabolismo acelerado:

  • Alimentos termogênicos: recebem esse nome porque aumentam a temperatura do corpo, o que ajuda a queimar calorias. São eles a pimenta vermelha, o gengibre, a canela e o café. Leia mais sobre >
  • Chás: nem todos têm as propriedades que aceleram o metabolismo, mas de alguma forma, cooperam para o emagrecimento, seja desinchando o corpo, diminuindo o estresse ou saciando a fome. Os principais são o chá verde, o chá de hibisco, o chá de dente de leão, o chá de erva-doce e o chá de centelha asiática.

Mantenha esses alimentos e líquidos em sua dieta aliados a muito suor das atividades físicas regulares. Desse modo, seu metabolismo nunca mais ficará preguiçoso e você ficará com o corpo que sempre sonhou.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



Comente!




*Campos obrigatórios