Mitos e Verdades Sobre o Açaí

Fruta nutritiva que pode engordar muito se consumida em excesso.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

Ele é um fruto típico do Pará, Amazonas, Maranhão e Amapá, ele cresce no açaizeiro que costuma produzir o fruto depois de três anos de idade e pode medir até 35 metros de altura.

A época do açaí se dá entre o mês de agosto a dezembro, e a parte comestível do fruto é correspondente a apenas de 6 a 19% de seu total, sendo assim muito pequena a parte que podemos aproveitar do fruto.

açaí

Benefícios

Cheio de nutrientes, o fruto só traz benefícios para a saúde através de seus antioxidantes que eliminam os radicais livres, o que previne bem as doenças cardiovasculares e circulatórias, além disso o açaí também possui muita gordura poli saturada e monoinsaturadas, que são as gorduras do bem que protegem o nosso organismo.

Entre os nutrientes que podemos encontrar no açaí, podemos mencionar o manganês que é perfeito para a saúde de nossos ossos, além do cálcio é claro, e o magnésio que age diretamente na fonte de energia do nosso corpo, e diminui a compulsão por doces através do equilíbrio do hormônio da insulina oferecido pela fruta.

Mitos

Embora muitos acreditem nisso, o açaí não é uma fonte muito rica em ferro, pois em 100 gramas do fruto encontramos apenas 1,5 mg de ferro, o que não corresponde as expectativas de muita gente.

A fruta é muito conhecida como um alimento muito energético e calórico, o que não é 100% verdade, pois a polpa do açaí mesmo, contém apenas 58 calorias em cada 100 gramas da fruta, sendo que o que torna o alimento calórico são os aditivos que são utilizados em seu preparo, como os doces, leite condensado, o xarope de guaraná ou glicose.

Verdades

A fruta em si além de ser muito saborosa, combina muito com o verão, e seu consumo só nos faz bem, quando de maneira correta e equilibrada, pode ser preparado com sua polpa batida, em vitaminas, sucos, no lanche da tarde, e em alguns lugares ele até acompanha alguns pratos salgados, e só engorda se consumido com aditivos calóricos e ricos em açúcar ou outros que engordam.

Como Consumir

Com frutas e cereais integrais, é a melhor forma de consumo, prefira granolas, aveia e linhaça para utilizar como acompanhamentos da polpa da fruta batida, e no lugar dos xaropes, utilize adoçantes naturais de preferência.

O alimento muito consumido pelo país se constitui de um tipo de mingau feito da polpa da fruta do açaí, que logo de imediato não tem um sabor muito atraente, porém, é muito viciante, por isso se tornou uma moda em vários lugares, que compram a polpa em forma de barras congeladas, que depois de quebradas são trituradas no liquidificador e às vezes leva um pouco de água e outros ingredientes à gosto. O resultado é um mingau que se come de colher, pode ser consumido em sua versão doce ou salgada.

banana

Se consumido por atletas, seus benefícios podem ser bem maiores, pois o seu excesso só é maléfico aos sedentários que depois que viciam no alimento podem sim engordar de forma muito rápida.

Para consumir o açaí de forma saudável que não engorde, a sugestão de consumo segundo especialistas, é de 50 gramas, sem a adição de açúcar ou xaropes, que depois de passarem pelo processo de metabolização do fígado viram gorduras difíceis de serem eliminadas.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



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