Linhaça: Tudo Sobre
Desde há muito tempo utilizada no mundo, a semente de linhaça também ajuda a combater a obesidade e outros problemas de saúde.
Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos
O assunto de hoje será sobre uma sementinha milenar e milagrosa. A semente de linhaça ou linho, como é chamada em uma ou outra região, guarda seu segredo muito antigo que contribuiu e ainda contribui para o mundo devido às suas propriedades nutricionais importantes para nossa saúde. As sementes de linhaça, Linumusitatissimu, tem origem datada de mais ou menos 5 mil anos e desde então muito utilizada na Mesopotâmia e é atualmente reconhecida como um grande alimento funcional que beneficia o intestino, coração e previne o câncer. Sua aplicação na culinária é vasta, podendo ser consumida com o arroz e o feijão, as sopas, as tortas, as crepiocas, os lanches e muitos outros alimentos. Nesse artigo, você conhecerá tudo sobre a linhaça:
Linhaça Emagrece
Seu maior benefício é auxiliar na perda de peso porque é um cereal sem glúten. Assim, as suas fibras auxiliam na liberação de glicose no sangue e, dessa forma, diminui o acúmulo de gordura sanguíneo. Por isso, ajuda também na eliminação do mal colesterol e no aumento do bom colesterol.
Fonte de Fibras e Pouco Carboidrato
As suas fibras são os verdadeiros nutrientes que se destacam. A porção recomendada de sementes é de apenas 10 gramas ao dia, o que cabe numa colher de sopa rasa. Essa quantidade possui 3,4 gramas de fibras. Como precisamos consumir até 25 gramas diários, corresponde a 13% da quantidade recomendada.
Outro fator alimentar muito importante é que a linhaça é rica em ômega 3 e 6, sendo uma ótima opção para quem não gosta de qualquer tipo de peixe. Além disso, contém carboidratos em quantias moderadas, fornecendo energia e disposição para o dia de trabalho, bem como é uma boa amiga das atividades cerebrais, essa é uma das inúmeras benesses para a saúde humana.
Tipos de Linhaça
Há 2 tipos de sementes da linhaça: a marrom e a dourada, mas praticamente não há grandes diferenças nutricionais. A marrom costuma ser um pouco mais rica em ácidos-graxos e ômegas 3 e 6, porém, essa questão varia conforme a região do plantio. Portanto, você pode optar por qualquer das 2, já que os benefícios são os mesmos.
Benefícios Para a Saúde
E os seus benefícios não acabam por aqui. Além de ser boa para o coração por reduzir o colesterol, melhora e previne o diabetes devido a um mecanismo que diminui os picos de glicose. Dessa forma, quanto mais insulina o corpo produzir, mais os órgãos se tornarão resistentes a ela. Ou seja, exigem que mais desse hormônio seja produzido com o fito de colocar a glicose dentro de suas células. Tal processo é conhecido como“resistência à insulina”e, conforme se agrava, resultará no diabetes tipo 2 porque o hormônio produzido pelo corpo não é mais o bastante para absorver todo o açúcar da corrente sanguínea. Algumas pesquisas apontam que o ácido alfalinoleico (ALA), um dos subtipos do ômega 3 que a linhaça contém seja capaz de reduzir as probabilidades das pessoas contraírem o diabetes, porém, ainda não se sabe bem a razão. Pense bem, pois essa sementinha vai lhe trazer muito bem estar e também tem suas propriedades que melhoram a elasticidade da pele, vale a pena investir, pois não é cara e rende muito.

Autora
Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.