Leite de Soja

O leite de soja traz inúmeros benefícios à saúde e ainda queima gorduras. Saiba mais sobre ele.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

Há séculos, a soja é um grão muito cultivado no oriente, principalmente na China e no Japão, onde ela serve de ingrediente para diversos pratos. Após estudos científicos, comprovou-se a eficácia da soja na luta contra várias doenças, entre elas o câncer e o diabetes tipo 2. Um dos produtos mais consumidos no Brasil feitos a partir desse grão é o leite de soja, que possui inúmeros benefícios para a saúde. Confira-os aqui.

Benefícios do Leite de Soja

O leite de soja leva em sua composição 40% de proteína, que equilibra os níveis de glicose e de insulina no sangue, o que diminui os riscos de problemas renais. Como ele também possui fibras, afasta o diabetes tipo 2, prevenindo a insuficiência dos rins.

Apesar de não ser tão completo como o leite de vaca e o ovo da galinha com relação às proteínas, o leite de soja tem suas vantagens, já que não tem colesterol nem gordura saturada.

Leite de Soja

A soja também traz benefícios à quem precisa ter boa memória e melhorar das crises de asma, pois possui vitamina B12. Além disso, contém isoflavona, muito importante para a prevenção de cânceres como o de cólon do útero, mama e próstata e ainda alivia os sintomas da menopausa e da TPM (Tensão Pré-Menstrual).

Se for comparada ao leite de vaca, o leite de soja possui apenas 29,3% de cálcio, mas já é um grande aliado contra a osteoporose e outras doenças dos ossos, principalmente para pessoas que apresentam intolerância à lactose.

Leite de Soja Emagrece

Por conter peptídeos ativos em sua fórmula, o leite de soja ajuda a queimar a gordura corporal, especialmente o chamado betaconglicina. Porém, esse produto sozinho não fará o efeito desejado contanto que seja tomado em conjunto com exercícios físicos regulares e alimentação balanceada.

Produtos feitos com o Leite de Soja

Se você não suporta o gosto de soja, existem no mercado inúmeras opções que camuflam o seu sabor. Eles vão desde sucos de frutas a chocolates, carnes, queijos (tofus), hambúrgueres entre outros.

Produtos de Leite de Soja

Desse modo, não há como torcer o nariz para os alimentos feitos de soja. Seu sabor fica praticamente igual ao imitado e até mais gostoso.

Portanto, comece a inserir o leite de soja em sua alimentação e aproveite todos os benefícios que essa deliciosa bebida poderá te trazer.

Contra Indicações

São muitos os benefícios oferecidos pelo leite de soja, mas, infelizmente, ele pode ser nocivo para alguns grupos de pessoas. Pesquisas demonstram que pacientes com hipotireoidismo sofreram de efeitos indesejáveis na tireóide quando consumiram o produto em excesso por causa da presença da isoflavona. No entanto, não estão proibidas de ingeri-lo, e sim, de fazê-lo moderadamente. Por isso, cientistas recomendam doses de até 50 gramas de isoflavona por dia, o que equivale a 500 ml de leite de soja.

Gestantes, crianças e idosos podem ter a absorção de minerais como cálcio, zinco e ferro comprometida ao consumirem a soja cozida ou processada industrialmente. Sendo assim, a melhor forma de consumo é fazê-la naturalmente, deixando-a de molho em água até que amoleça. Assim, podem ser preparadas saladas, sucos e até o leite.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



10 comentários

Comente!




*Campos obrigatórios