Hidroginástica Emagrece?

A hidroginástica promove a queima de calorias e a tonificação muscular.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Exercícios

A hidroginástica, como o próprio nome diz, é a ginástica praticada na água. E se você tem dificuldades em encontrar a atividade física que mais lhe agrada, ela pode ser o que tanto procura, pois é divertida, contagiante e queima muitas calorias. Sendo assim, conheça melhor a hidroginástica para se matricular agora mesmo na academia!

Como a Hidroginástica Funciona?

Caso você tenha medo de praticar esse esporte por não saber nadar, não se aterrorize, já que a água da piscina chegará no máximo até os seus ombros. Portanto, não haverá perigo de se afogar. Além disso, o professor estará sempre por perto e não deixará com que nada de ruim te aconteça.

Em algumas academias, há piscinas de água quente, o que favorece a prática dessa atividade também no inverno. Ela é realizada com o professor fora da água, que vai fazendo movimentos aeróbicos como correr, pular, levantar os braços, seguindo o ritmo da música contagiante. Então, os alunos, dentro da água, devem imitar os seus movimentos, que serão executados com muito mais facilidade por causa da água.

Hidroginástica

Como a água é 12 vezes mais resistente que o ar, os exercícios praticados em seu interior tornam-se mais pesados. Porém, como o seu corpo fica 90% mais leve dentro da água, parecem bem mais leves. Com isso, seus músculos ficam mais fortes e tonificados e a perda de calorias é maior. Uma aula de 1 hora de hidroginástica promove a perda de aproximadamente 400 calorias, e com muita alegria e diversão.

Contudo, para conseguir melhores resultados, adote também uma dieta equilibrada e saudável.

Benefícios da Hidroginástica para a Saúde

Além de promover a perda de peso, a hidroginástica traz vários benefícios para a sua saúde: ela aumenta o metabolismo e a elasticidade, melhora a circulação sanguínea, causa menos impacto nas articulações, melhora a capacidade respiratória e ajuda a levantar o astral. Assim, a concentração torna-se melhor, assim como o sono e o relaxamento.

E para melhorar, você sai da piscina sem um pingo de suor e sem aquela sensação de fadiga comum em outras atividades aeróbicas como a corrida e a bicicleta.

Conheça mais benefícios na reportagem da TV Minha Vida:

Contra Indicações

A hidroginástica pode ser praticada por qualquer indivíduo, pois ela é de baixo impacto. Sendo assim, pessoas idosas podem se beneficiar bastante com ela, assim como pessoas que possuem problemas articulares.

No entanto, se você é cardíaco, procure um médico antes de iniciar as suas aulas.

Hidroginástica Emagrece?

Outras Indicações

A hidroginástica não é indicada apenas para aquelas pessoas que pretendem emagrecer com pouco esforço. Exatamente por essa característica, quem sofre com lesões ou deficiências físicas também pode praticá-la, mas em aulas particulares e adaptadas para cada caso. A medicina já comprovou os efeitos terapêuticos da água e, por isso, a hidroginástica tem conquistado cada vez mais adeptos.

Portanto, não fique aí parada. Corra para a academia mais próxima da sua casa e comece a frequentar as aulas de hidroginástica para ficar com o corpo esbelto, bonito e com a vitalidade em máxima frequência!

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



19 comentários

Comente!




*Campos obrigatórios