Gengibre Emagrece?

Por ser uma alimento termogênico, o gengibre contribui para o emagrecimento de forma natural.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

O gengibre é uma raiz originária da China, da Índia e da Ilha de Java. Desses locais, foi levada para outras partes do mundo, especialmente por causa do seu sabor exótico e pelas suas funções medicinais, já que possui mais de 400 substâncias com propriedades expectorantes, digestivas e até afrodisíacas. Sendo assim, conheça essa poderosa raiz para incluí-la imediatamente no seu cardápio.

Gengibre é Termogênico

O gingerol, elemento encontrado no gengibre, é o responsável pela sua ação termogênica. Com isso, quando ingerido, a raiz faz com que o metabolismo basal do aumente e queime mais gordura. Por isso, ele ajuda bastante no emagrecimento.

Saiba mais sobre os benefícios dos alimentos termogênicos aqui.

Quantos Quilos Posso Perder com o Gengibre

O recomendado é que você ingira aproximadamente 100 gramas de gengibre por dia, sendo divididos em 3 pedaços de 2 centímetros. Eles podem ser incluídos na comida, em sucos ou ser mastigados in natura mesmo, pois o seu gosto é bastante agradável e refrescante.

O Gengibre é um alimento termogênico, portanto, acelera o metabolismo

O Gengibre é um alimento termogênico, portanto, acelera o metabolismo

Caso você siga essa instrução e mantenha uma dieta balanceada seguida de atividades físicas regulares, poderá perder até 2 quilos por semana.

Benefícios do Gengibre para a Saúde

Os benefícios do gengibre para a saúde são vários e, inclusive, comprovados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Essa raiz contém cobre, magnésio, potássio e vitamina B6, mas o mais importante em sua composição é o seu óleo essencial, que é composto pelas substâncias consideradas medicinais felandreno, cafeno, zingerona e zingibereno.

O chá de gengibre, que é feito com pedaços da raiz fervidos em água, é muito usado para o tratamento de dores de garganta, gripes, resfriados, tosses e ressacas. Contra problemas digestivos como náuseas e enjôos, esse chá possui efeitos positivos, além de aquecer os pulmões, expectorando as suas toxinas.

Gengibre Emagrece

Para aliviar os sintomas da artrite, da dor de cabeça, da dor na coluna, das dores menstruais, da congestão nasal e da gota, são utilizadas compressas quentes com esse chá. Massagens com o óleo de gengibre são feitas no Japão para aliviar dores nas articulações e na coluna, enquanto os chineses o usam para curar diarréias, vômitos, falta de apetite e dor abdominal.

O gengibre ainda é desintoxicante e serve como afrodisíaco, quando o seu óleo é usado para massagear o abdome, esquentando-o e, consequentemente, aquecendo os órgãos genitais. Por atuar na circulação sanguínea, também trata a disfunção erétil.

Conheça os benefícios da raíz do Gengibre:

Como Consumir o Gengibre

O gengibre pode ser consumido em sua forma natural, ou seja, crua, como tempero, principalmente de pratos japoneses como sushis e sashimis. Mas se preferir ingeri-lo cozido ou frito, fica ótimo em diversos pratos como carnes com legumes e peixes.

Nas lojas de produtos naturais, você também pode encontrá-lo em forma de balas para o tratamento de dores de garganta e tosses, em pó para chás e em cápsulas, caso você não suporte o gosto forte da raiz como esta >

Contra Indicações

Apesar dos inúmeros benefícios proporcionados pelo gengibre, ele deve ser consumido com moderação por pessoas que sofrem de problemas cardíacos, visto que acelera o metabolismo, e também por quem tem úlcera estomacal.

E lembre-se de lavar bem as mãos após manusear a raiz, pois ela pode causar manchas, assim como o limão, quando exposta ao sol.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



32 comentários

Comente!




*Campos obrigatórios