Dieta do Melão

O melão é rico em fibras e em água e, por isso, é ótimo para quem deseja perder alguns quilinhos extras em pouco tempo.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

Se o seu objetivo é emagrecer rapidamente para vestir aquele lindo vestido na festa de casamento da sua melhor amiga, a sua solução pode estar na dieta do melão. Porém, como ela é muito restritiva, não a siga por mais de uma semana, ou o seu organismo sentirá a falta de alguns nutrientes. Preparada? Então, conheça a dieta do melão e faça o ponteiro da balança baixar 2 quilos em apenas 5 dias!

Melão pele de sapo

Por Que o Melão Emagrece?

O melão é uma fruta cuja composição tem 80% de água e, por isso, hidrata todo o organismo, a pele e os cabelos em todas as suas formas: em pedaços ou como suco. Desse modo, ele acaba com a retenção de líquidos, que gera inchaço e mal-estar por acumular toxinas no corpo.

Por outro lado, o melão é rico em fibras, substâncias de difícil digestão. Portanto, ficam mais tempo no estômago, provocando a sensação de saciedade por mais tempo. Com isso, sentimos menos fome e, consequentemente, emagrecemos.

E tem mais: uma fatia média da fruta com cerca de 100 gramas contém apenas 30 calorias. Inclua o melão em sua dieta e veja o seu corpo afinar em pouquíssimo tempo!

Benefícios do Melão para a Saúde

O melão é ótimo para a silhueta, mas muito melhor para a sua saúde, pois contém vários nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. São eles:

  • Potássio: associado ao controle da pressão arterial, é essencial para um coração saudável.
  • Vitaminas A, C e E e antioxidantes: previnem o envelhecimento precoce, protegem a vista, mantém cabelos e unhas fortes e fortalecem o sistema imunológico.
  • Ferro: combate a anemia.
  • Cálcio: previne a osteoporose o enfraquecimento dos ossos e das unhas.

Tipos de Melão

No supermercado, na feira ou na quitanda, é comum encontrarmos diferentes tipos de melão. Será que todos possuem as mesmas propriedades? Conheça-os melhor e escolha o que mais se adapta ao seu caso:

Cantalupo: ele recebeu esse nome porque, supostamente, teve o seu cultivo inicial em uma vila italiana de mesmo nome no século XVII. Como a sua casca lembra uma rede, também é conhecido como melão de rede. O seu formato é arredondado ou ovalado e o seu sabor é bem adocicado. A cor da sua polpa varia de cor, indo do amarelo ao alaranjado, sendo que nessa última tonalidade, possui maiores quantidades de vitaminas A e E. Além disso, tem mais potássio que as outras variedades, mas por ser muito sensível, estraga facilmente quando maduro.

melão comum

Gália: criado em Israel, esse melão é bastante cultivado no nordeste brasileiro. Maduro, ganha uma casca amarela e cheia de estrias finas. A sua polpa é branca ou verde e macia com um aroma marcante. Seu sabor é parecido com o cantalupo.

Amarelo Valenciano: esse é um dos melões mais comuns no Brasil. Com casca amarela e rugosa, possui a forma bem redonda. Com polpa firme variando entre o branco e o esverdeado, é o que possui menos calorias (100 gramas têm apenas 25 calorias). Depois de maduro, é o que dura mais tempo e o seu preço é ótimo.

Pele-de-Sapo: o nome desse melão vem por causa da sua casca, que é verde-clara com manchas verde-escuras e rugosa. Pode ser oval ou alongado e a sua polpa vai do branco ao verde com textura macia ou média. Não é muito doce, mas é rico em líquido.

Cardápio da Dieta do Melão

Como dito acima, a dieta do melão possui um cardápio bastante restritivo e, por isso, devem ser seguido por, no máximo, 7 dias. Após esse tempo, faça a manutenção com outra dieta seguida de atividades físicas regulares.

Café da Manhã: Uma xícara de chá ao seu gosto e melão à vontade, em forma de suco (sem coar) ou cortado em pedaços.

Lanche da Manhã: Um iogurte light.

Almoço: A quantidade de melão necessária para se sentir satisfeita.

Lanche do meio da Tarde: Um copo de 200 ml de gelatina de qualquer sabor.

Lanche da Tarde: Uma xícara de chá ao seu gosto e melão à vontade.

Jantar: 100 gramas de carne de frango ou de peixe grelhados e salada à sua escolha. Como sobremesa, melão à vontade.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



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