Como Parar de Fumar sem Engordar

Se você decidiu parar de fumar, parabéns! Agora, saiba como passar por esse processo sem ganhar peso.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar

Todo fumante sabe que parar de fumar não é fácil e exige muita dedicação, mas os resultados são benéficos demais para a saúde. Porém, o que geralmente acontece com o final das tragadas é o ganho de peso e, por isso, principalmente as mulheres, sentem medo de parar de fumar e engordar. Então, se você pretende largar o cigarro de vez, saiba como parar de fumar sem engordar.

Por Que Parar de Fumar Engorda

São 3 os principais motivos do ganho de peso após o fim do tabaco nas vidas das pessoas. O primeiro deles é que algumas substâncias presentes no cigarro, como a nicotina, são capazes de acelerar o metabolismo, o que gera um calor no organismo, levando-o a queimar mais calorias.

Como parar de fumar sem engordar?

O segundo é que a nicotina queima as papilas gustativas, diminuindo as sensações do paladar e do olfato por certo tempo. Desse modo, os fumantes sentem menos gosto, tendo menos vontade de comer. E por fim, a nicotina acaba por assumir o papel de 2 substâncias que regulam as emoções: a serotonina e as catecolaminas. E quando a ansiedade e o nervosismo estão controlados, os indivíduos sentem muito menos impulso para comer sem fome.

O Que Fazer Para Não Engordar?

Você sabe que, para parar de fumar, é preciso ter muita força de vontade, disciplina e disposição, não é mesmo? Sendo assim, se você já teve a coragem de assumir esse compromisso, aproveite para também fechar um acordo com a balança. Entretanto, esse trabalho não será fácil, pois o cigarro, apesar dos inúmeros malefícios que traz à saúde, proporciona grande bem estar ao fumante. Para tanto, você terá que fazer uma grande mudança em seus hábitos diários. Pronta? Então, siga as dicas abaixo:

  1. Para compensar a falta de aceleração do metabolismo causado pelo cigarro, comece a praticar atividades físicas, mesmo que sejam caminhadas diárias de apenas 20 minutos. Com o tempo, você pode acabar gostando de algum esporte e começar a praticá-lo regularmente e, como estará livre das tragadas, seus pulmões estarão fortes e prontos para qualquer correria.
  2. O segundo problema é resolvido após 3 dias, quando as papilas ressurgem e o gosto retorna ao paladar naturalmente. Contudo, isso gera outro problema: como você sentirá o gosto de todos os alimentos, sentirá muito mais vontade de comer, o que levará o ponteiro da balança para bem longe. Portanto, será preciso aguentar ao máximo esse impulso por alimentos, principalmente os fortes como frituras e doces. Substitua-os por frutas ou legumes cortados como cenouras.
  3. E para controlar a ansiedade, a primeira dica é super importante, porque as atividades físicas fazem o organismo liberar as mesmas substâncias reguladoras das emoções que a nicotina. Por isso, pratique muito esporte! Além disso, você pode fazer aulas de ioga, de meditação ou até mesmo de algum hobbie como pintura, desenho entre outras.

Parar de fumar

Produtos para Parar de Fumar

Existem alguns produtos criados especificamente para facilitar o processo de parar de fumar. Alguns deles podem ser encontrados em farmácias como o Nicotinell e o NiQuitin que são adesivos de nicotina para aliviar o vício do corpo. Alguns especialistas não acreditam na eficácia destes adesivos mas vale a pena testar. Existem também alguns programas que geralmente ensinam o fumante algumas técnicas para aliviar a ansiedade e o inserem em uma comunidade de pessoas com o mesmo objetivo para troca de experiências. Você pode encontrá-los online como o “Método Prático: Como parar de fumar para sempre“.

Ajuda Médica

Mesmo sendo muito disciplinada, você poderá não conseguir seguir todas essas dicas sem cair na tentação de acender um cigarro novamente ou de correr para a geladeira para atacar os seus doces preferidos. Desse modo, é muito importante a consulta a um médico (pneumologista) para que ele te ofereça a ajuda adequada, como a recomendação de medicamentos que ajudarão a acalmar a sua ansiedade.

Confira a matéria da TV Minha Vida com um especialista no assunto falando sobre o mito de que todo mundo engorda quando para de fumar:

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



Comente!




*Campos obrigatórios