Como Calcular IMC

Sabendo calcular o seu Índice de Massa Corporal, você saberá se está acima ou abaixo do peso. Caso contrário, parabéns, está com o peso ideal!

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas, Estética

Às vezes você se olha no espelho e acha que está com alguns quilos a mais. Porém, todos lhe dizem que está com o corpo perfeito. Será então que você está imaginando coisas? Para saber se está abaixo ou acima do peso, foi criado o IMC (Índice de Massa Corporal), que indica se você precisa ganhar ou perder peso. Caso contrário, você pode estar no peso ideal. Então, antes de começar uma dieta, saiba como calcular o IMC:

Matemática

Para calcular o seu Índice de Massa Corporal, é preciso usar a matemática. A equação é a seguinte:

IMC = Peso (kg) / Altura² (metros)

Tabela do IMC

E para saber se o número encontrado está acima, abaixo ou na medida certa, siga a tabela abaixo:

Como Calcular IMC

  • Se o cálculo resultou em um número abaixo de 18,5, você está com o peso abaixo do ideal.
  • Se o cálculo resultou em um número entre 18,5 e 24,5, você está na medida certa.
  • Se o cálculo resultou em um número entre 25 e 29,5, você está acima do peso considerado ideal.
  • Se o cálculo resultou em um número entre 30 e 34,5, você está no grupo pertencente aos obesos do grau I.
  • Se o cálculo resultou em um número entre 35 e 39,5, você está no grupo pertencente aos obesos do grau II.
  • Se o cálculo resultou em um número acima de 40, você está no grupo pertencente aos obesos do grau III.

Confira este vídeo sobre como funciona o Índice de Massa Corporal:

Como Emagrecer

Caso você tenha encontrado um número assustador no cálculo do IMC, você precisa saber como emagrecer, pois a gordura, além de te deixar com baixa auto-estima por causa do seu físico, poderá também lhe causar algumas doenças procedentes dessa forma como problemas cardiovasculares, diabetes e derrames.

A primeira medida é marcar uma consulta com um nutricionista ou um endocrinologista para que ele avalie a sua situação, indicando-lhe a melhor alimentação e exercícios físicos. Dependendo do caso, até medicamentos poderão ser receitados.

Como calcular IMC

Porém, se o seu problema não for muito grave, apenas alguns quilinhos a mais poderão ser eliminados facilmente, desde que você passe por uma reeducação alimentar e pratique atividades físicas regulares.

Tal reeducação pode ser feita aos poucos e ela consiste em fracionar as refeições o máximo possível, sendo o ideal de 5 a 6 por dia. Portanto, experimente alimentar-se a cada 3 horas, sempre com alimentos leves e funcionais como fibras, vitaminas, sais minerais e proteínas. Nas refeições principais, faça pratos bem coloridos e deixe as frituras de lado, optando pelos grelhados ou assados. E para não cair na tentação de comer muito doce, deixe gelatinas prontas na geladeira ou substitua-o por frutas. Assim, além de emagrecer, você ainda terá uma vida muito mais saudável e livre de doenças.

Ingira também cápsulas termogênicas e alimentos termogênicos, que são aqueles que aceleram o metabolismo, fazendo com que o organismo queime mais gordura. São eles a pimenta vermelha, o chá verde, o café entre outros.

O que a Obesidade pode Causar

O excesso de gordura no corpo causa a obesidade, que acontece quando o IMC da pessoa ultrapassa o número 30. Não é apenas a sua auto-estima que fica baixa nesse caso, mas a sua saúde também sofre inúmeros prejuízos, sendo um deles os problemas cardiovasculares, seguido de diabetes e derrames. Sendo assim, mantenha o seu peso em dia para levar uma vida saudável e forte.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



48 comentários

Comente!




*Campos obrigatórios