Comer Devagar Emagrece?

Coma com calma para poder afinar a cintura sem precisar de dietas.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar

Na correria do dia-a-dia, mal temos tempo de comer, não é mesmo? E quando podemos nos alimentar, o estresse nos faz apressar as garfadas e as mastigadas antes de engolirmos a refeição. Por isso, talvez esse seja o seu problema para não conseguir emagrecer, mesmo fazendo dietas e atividades físicas regulares, pois foi comprovado que comer devagar emagrece. Interessada pelo assunto? Então leia atentamente esse artigo.

Comprovação

A tese de que comer devagar emagrece foi comprovada pela pesquisadora portuguesa Julia galhardo, que realizou um estudo com 500 jovens obesos que foram divididos em 2 grupos. Ambos foram observados por 1 ano e passaram por atividades físicas e dietas, porém, um deles teve o seu tempo de ingestão controlado, ou seja, não pôde ultrapassar dos 350 gramas de alimento durante o período de 12 a 15 minutos.

Horário para Comer

Ao final da pesquisa, o grupo com o tempo controlado perdeu muito mais massa corporal que o outro, tendo resultado semelhante ao de uma cirurgia bariátrica (redução do estômago). Portanto, a conclusão foi a de que, realmente, comer lentamente emagrece, e ainda favorece o organismo, que pode absorver todos os nutrientes ingeridos com mais facilidade.

Por que Isso Acontece?

O efeito emagrecedor causado pela alimentação mais lenta se dá porque nesse processo são liberados 2 hormônios: a grelina, responsável pela sensação de fome e o peptídeo tirosina-tirosina, que gera a sensação de saciedade. Quando o primeiro age, a pessoa se alimenta, mas ao ingerir a refeição lentamente, o segundo hormônio entra em cena e avisa o cérebro que o organismo já está saciado. Assim, come-se menos e o corpo está bem alimentado, podendo absorver todos os nutrientes sem problemas.

Para tanto, cada refeição deve durar, em média, 25 minutos e os alimentos precisam ser ingeridos somente após 25 ou 30 mastigadas. Sinta bem o gosto da comida antes de engoli-la! Seu corpo agradecerá!

Outros Maus Hábitos à Mesa

Esse artigo não é nenhuma aula de etiqueta, mas existem algumas atitudes que, além de serem completamente contra as regras, ainda contribuem para o ganho de peso. Uma delas é alimentar-se em frente ao computador, à televisão, ao jornal, livro ou revista. Essa ação desvia a sua atenção do prato e você não consegue escolher corretamente os alimentos a serem ingeridos, além de atrapalhar a digestão, visto que o cérebro fica perdido.

Comer devagar emagrece?

Outra má postura à mesa é ouvir música alta ou comer em ambientes muito barulhentos e agitados. Com isso, você fica agitada e, consequentemente, passa a mastigar menos vezes para sair desse lugar incômodo.

Dicas para a Boa Alimentação

Além de alimentar-se corretamente, escolhendo bem os alimentos que são postos no prato, existem mais algumas dicas a serem seguidas para emagrecer com saúde. A primeira é colocar somente pequenas quantidades de comida no garfo e mastigá-las tranquilamente. Depois de inserir o garfo na boca, deixe-o descansar sobre o prato para não ficar ansiosa pela próxima garfada.

Para sentir menos fome, coma primeiro um prato de salada para forrar o estômago. Desse modo, sobra menos espaço para os pratos principais. Se puder, deixe de beber durante as refeições, mas se não for possível, ingira, no máximo, 200 ml de suco natural, chá ou água.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



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