Chá de Folha de Cenoura para Emagrecer

Os benefícios do chá de cenoura vão além do emagrecimento, atua até no sistema imunológico entre outros, saiba mais.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

É sabido que a cenoura contém muitas vitaminas e que faz muito bem para o corpo. A vitamina A é a mais conhecida. Há também outras propriedades na cenoura que podem ajudar a pele, o cabelo, os ossos e até mesmo o sistema imunológico. Tantos benefícios assim não poderiam estar presentes apenas na cenoura propriamente dita. Suas folhas são ricas em substâncias tão benéficas e importantes ao nosso organismo quanto as citadas acima.

O que é

Chá da folha de cenoura ou chá da rama de cenoura é uma bebida feita a partir das folhas que crescem nos caules das plantas que dão origem aos vegetais que tanto conhecemos e ingerimos no dia-a-dia: as cenouras. Além de servir para o emagrecimento, como veremos a seguir, as folhas da cenoura contêm muitas propriedades benéficas ao organismo, entre elas: cálcio, excelente para evitar a osteoporose no futuro; betacaroteno; vitamina A; magnésio; vitamina K; clorofila; ferro entre outros.

Pesquisas recentes revelam que as quantidades de cada um destes nutrientes são mais de cem vezes maior, muito deles, nas folhas e caules ao invés da raiz e do próprio legume. Por isso, é indispensável que se faça uso destas partes dos vegetais também, visto que são nelas em que há maior concentração de vitaminas que irão realmente fazer a diferença no seu organismo em menor tempo.

chá de folha de cenoura

Por que emagrece

As folhas da cenoura possuem os componentes chamados de fitoquímicos. Estes reduzem drasticamente o risco de muitas doenças, incluindo o câncer. Auxilia também no atraso do processo de envelhecimento, no reequilíbrio hormonal e ainda possui substâncias antivirais e antibacterianas. Este processo de reequilibrar o sistema hormonal por si só já ajuda bastante no processo do emagrecimento. Muitas pessoas têm sua causa da obesidade ou excesso de peso relacionado a problemas de origem hormonal. Por isso, a maioria delas consulta, além do nutricionista, o endocrinologista que é a especialidade médica que trata da questão hormonal do corpo. 

Este composto chamado de fitoquímico também atua na desintoxicação do organismo. Este processo de eliminar toxinas que fazem mal ao corpo é essencial ao processo de emagrecer. Algumas dietas que contam com alguns processos claros em sequencia, sempre sugerem que o primeiro passo é desintoxicar no corpo, para depois começar a reeducação alimentar com menos calorias.
Os flavonóides, presentes na folha da cenoura, são os responsáveis por este efeito antioxidante. Sua função é captar os radicais livres gerados pelos processos químico-físicos do corpo humano que causam o envelhecimento.

Como usar

As folhas da cenoura podem ser utilizadas como chá ou até mesmo processadas até o ponto de farinha. Esta farinha poderá incrementar a alimentação das mais variadas maneiras. Por exemplo, nas receitas de bolos e bolachas, misturadas no feijão, sucos e até mesmo nas vitaminas.

folha de cenoura

Como fazer o chá da folha de cenoura

Há quem diga que seja necessário que as folhas estejam secas para se fazer o chá da folha de cenoura. O procedimento será o mesmo para qualquer outro chá. É interessante não deixar a água ferver por muito tempo com as folhas dentro, pois, a temperatura a cima de cem graus podem comprometer as propriedades benéficas da planta. Assim, deixe levantar fervura, desligue o fogo e deixe descansar por uns dez minutos retire e coe. Se preferir, deixe esfriar mais um pouco, porém é importante tomar o chá ainda morno.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



5 comentários

Comente!




*Campos obrigatórios