Benefícios da Atividade Física

As atividades físicas fazem muito bem à saúde, saiba quais os benefícios dos exercícios regulares

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Exercícios

A vida sedentária que a população vem levando já começa a mostra malefícios à saúde. Não é difícil encontrar médicos e especialistas ressaltando, e até receitando as atividades físicas como remédio. Depois de horas sentados em frente à TV ou computador, com coluna e membros em posições inadequadas, o corpo começa a sentir os efeitos. O sedentarismo tem feito com o índice de obesidade aumentar vertiginosamente, por isso conhecer os benefícios da atividade física é muito importante.

Benefícios em se praticar exercícios

Além de perder alguns quilos, as atividades físicas melhoram o estado de saúde física e mental. Muitos confundem boa forma com estar magro, sem nenhuma gordura. Quando na verdade, boa forma significa um estado físico que permite que a pessoa tenha capacidade de resistir e tolerar às exigências internas e externas. Ou seja, é quando nosso corpo aguenta as jornadas de trabalho, estudo, sem fadigas ou dores musculares e a realização de exercícios físicos é feita sem dificuldades.

Benefícios da Atividade Física

Boas atividades esportivas são aquelas que envolvem vários grupos musculares,  sendo praticadas com regularidade e, quando possível, diariamente. Entre os benefícios de praticar atividades físicas está emagrecer, combatendo a obesidade; ela melhora a circulação sanguínea; aumenta o metabolismo; fortalece o sistema imunológico e diminui os riscos de doenças cardíacas. Quem pratica regularmente exercícios pode se beneficiar também com a melhora da resistência dos ossos e musculatura, uma melhora na coordenação motora.

Além disso, quem pratica atividades físicas libera endorfina, hormônio responsável pelo bom humor, o que diminui o estresse e combate a depressão. Um corpo em forma levanta a autoestima de qualquer um.

Benefícios da atividade física na adolescência

Os benefícios da atividade física para a saúde dos adolescentes podem ser ainda maiores. Nesta etapa da vida, o corpo está sofrendo mudanças bruscas, sem contar os hormônios que aparecem causando transformações. Quando o jovem realiza atividades físicas regulares, ele se sente mais disposto. Praticando esportes regularmente como natação, futebol, vôlei, musculação, entre outros, eles conseguem combater o excesso de peso, o que melhora a autoestima, e como consequência melhora o desempenho escolar e a postura. Os exercícios também influenciam na melhora da aparência da pele.

Benefícios da atividade física na terceira idade

Aqueles que chegaram a idade mais maduras, a chamada terceira idade, precisam continuar a praticar exercícios, e quem não pratica, deve começar pois nunca é tarde. Depois dos 60 anos o corpo muda, mas dessa vez perdendo nutrientes, diminuindo o ritmo do metabolismo , e as capacidades físicas e motoras vão reduzindo. Conseguir chegar à terceira idade com o corpo em dia é extremamente importante, é uma forma de não evitar depender dos outros.

Atividade Física na Terceira Idade

Os exercícios devem ser feitos com acompanhamento médico e de um profissional de Educação Física. Entre os benefícios da atividade física na terceira idade estão: melhora no equilíbrio, o que diminui o risco de quedas e consequentemente de ossos quebrados; diminui a pressão arterial; melhora a digestão de alimentos, diminui a progressão de doenças como diabetes, pois aumenta a resistência à insulina e previne varizes e doenças cardiovasculares. Diminui o risco de infecções respiratórias, aumenta a capacidade respiratória, diminui o inchaço das pernas e diminui a dor nas costas.

Benefícios da atividade física na gravidez

Em todas as fases da vida que nosso corpo sofra mudanças mais bruscas deve estar presente a prática de atividades físicas. As atividades esportivas para as gestantes podem ajudar no parto e desenvolvimento do bebê. Os próprios médicos recomendam a prática de hidroginástica, alongamentos, e caminhadas. Entre os benefícios está a melhora na capacidade respiratória, diminuição do inchaço das pernas e pés; melhora da capacidade cardíaca (facilitando o trabalho de parto e a sua recuperação), combate ao excesso de peso entre outras.

Para mais informações sobre os benefícios da atividade física, assista ao vídeo abaixo:

Escolhendo os Exercícios Corretos pra Você

Nós criamos uma página com avaliações de diversos programas que pode ajudar você a escolher o programa de exercícios ideal pra você, onde muitos deles você poderá realizar de casa mesmo. Segue o link para nossa página.

Avaliações de Programas para Boa Forma & Saúde

Espero que tenha gostado desse artigo!

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



Comente!




*Campos obrigatórios