Atividade Física para Diabéticos

Os exercícios certos ajudam os portadores da diabete a controlar a doença

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Exercícios

Quem sofre com o diabetes acaba ficando receoso sobre algumas coisas como a alimentação e prática de atividades físicas. A boa noticia é que as atividades físicas para diabéticos, além de serem recomendadas ajudam nos efeitos da doença. O exercício diminui imediatamente a taxa de glicose e melhora o controle do diabetes em longo prazo. Mesmo sendo recomendado pelos médicos para prevenção e tratamento, inclusive de pessoas como os hipertensos, é preciso que as atividades estejam combinadas com uma boa nutrição.

O diabetes é uma doença grave, e metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue, causada pela deficiência na produção de insulina. Por isso quem possui a doença deve estar sempre cuidando da sua alimentação evitando as complicações causadas por ela.

Melhores exercícios para diabéticos

Benefícios das Atividades Físicas para Diabéticos

Para os diabéticos, o principal beneficio da prática de exercícios é o aumento da ação da insulina, da captação da glicose pelo músculo; captação da glicose no período pós-exercícios; diminuição da glicose sanguínea; aumento da sensibilidade celular à insulina. Isso tem grandes efeitos no tratamento dos diabéticos. Ao longo prazo o diabético pode sentir uma melhora nas funções cardiorrespiratórias, força e resistência física.

Riscos da Atividade Física para Diabéticos

Por portar uma doença grave, os diabéticos devem realizar a prática de exercícios com acompanhamento médico e de um profissional de educação física. O açúcar em excesso no sangue mal que assola os diabéticos precisa ser acompanhado de perto, principalmente durante a atividade física, isso evita riscos de hipoglicemia e coma hipoglicêmico (choque insulínico), e vice-versa. O monitoramento deve ser feito antes, durante e após a atividade pelo treinador.

Tipos de Exercícios para quem tem Diabetes

Na lista de exercícios físicos para diabéticos está caminhada, corrida, natação, hidroginástica, e atividades que sejam de baixo impacto. São recomendadas principalmente aquelas que melhoram a respiração e conseqüentemente o oxigênio, favorecendo a queima de glicose e gordura.

Exercícios para Diabéticos

Melhores Exercícios

Os melhores exercícios são caminhada, corrida, natação, hidroginástica, ciclismo, dança e ginástica aeróbica. Já os exercícios que não devem ser feitos são os que apresentam riscos de lesões, como boxe e lutas marciais. Além desses, maratona, alpinismo, mergulho em altas profundidades, halterofilismo também são desaconselháveis.

Para mais dicas de exercícios para diabéticos, assista ao vídeo abaixo:

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



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