Alimentos Ricos em Zinco

Inclua o zinco em sua alimentação e você não terá mais problemas de saúde.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar

O zinco é um dos minerais mais importantes para o nosso organismo, pois é responsável por inúmeras funções. Dentre elas estão a síntese de proteínas, o funcionamento de alguns hormônios, o bom funcionamento do sistema imunológico e também do reprodutor. Portanto, saiba quais são os alimentos ricos em zinco para incluí-los de vez em sua dieta.

Benefícios do Zinco

Para que a estrutura óssea seja forte e bem formada, é necessário que a vitamina D entre em ação. E para isso, a presença do zinco é essencial. Ele também é um dos componentes da insulina, hormônio responsável pelo controle da taxa de glicose no sangue, atuando como um estimulante para que a insulina se ligue aos receptores das membranas celulares, facilitando a entrada da glicose.

Lentilha, Soja, Ervilha e Aveia

Lentilha, Soja, Ervilha e Aveia

O zinco é um nutriente presente na formação de colágeno, proteína que sustenta a pele. Portanto, com ele, a pele fica mais bonita e sem rugas. Além disso, outra dica para a beleza: como antioxidante, o mineral retarda o envelhecimento da pele.

Deficiência de Zinco

Por outro lado, a deficiência de zinco pode levar à queda de massa óssea, o que acarreta o surgimento da osteoporose. Sem o zinco, a insulina não funciona adequadamente, o que gera diabetes e como está relacionado à cicatrização e à produção de colágeno, sua ausência causa a má cicatrização, a acne, as lesões na pele, manchas brancas nas unhas entre outros.

Além disso, quando ocorre o déficit do zinco, o organismo fica mais suscetível à infecções virais, à diminuição do desejo sexual em mulheres e à impotência nos homens, à diminuição do paladar, à falta de concentração e de memória. E as crianças podem sofrer de falta de coordenação motora, de crescimento corporal e de massa óssea.

Onde Encontrar o Zinco?

O alimento mais rico em zinco é a aveia, com 5 mg em cada 100 gramas. Em segundo lugar, vem a carne de porco, com 3,5 mg e, em terceiro, vem o grão de soja, com 2,9 mg. Além desses alimentos, o zinco também pode ser encontrado em grandes proporções nos seguintes alimentos:

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Couve flor, agrião, cenoura, cebola, beterraba, batata

  • Leguminosas: feijão, ervilha e lentilha.
  • Oleaginosas: amêndoas, gergelim e castanha de caju.
  • Frutas: figo, framboesa, abacaxi, abacate, ameixa, manga, maçã, figo, banana e melão.
  • Legumes: couve-flor, beterraba, agrião, acelga, abóbora, cogumelo, brócolis, batata, batata-doce, cenoura e cebola.
  • Carnes: Peixes, carnes, ovos e fígado.

Quanto Zinco Ingerir?

Tudo depende da idade da pessoa. Portanto, siga a tabela abaixo:

Idade RDA zinco
1 a 3 anos 3,0
4 a 8 anos 5,0
9 a 13 anos 8,0
14 a 18 anos (Homens) 11,0
14 a 18 anos (Mulheres) 9,0
Mais que 18 anos (Homens) 11,0
Mais que 18 anos (Mulheres) 8,0
Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



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