Alimentos a Abandonar por uma Alimentação Saudável
saiba quais alimentos você deve evitar se quiser ter uma alimentação saudável
Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar
A alimentação focada em emagrecimento é com refeições saudáveis e prática de atividade física de forma regular. A alimentação pouco calórica não é regra para obter silhueta mais fina, e determinados hábitos e alimentos podem atrapalhar muito a dieta.
Itens Industrializados
- A bolacha recheada é composta por corantes que são considerados prejudiciais, com risco para déficit de atenção. O refrigerante deve ser abandonado, já que contém grande quantidade de açúcar e substâncias artificiais que são ruins para saúde.
- As variações de cola carregam muito fosfato, que influenciam para enfraquecer ossos. E os diet, são prejudiciais para pessoas que não são diabéticas, por conter aspartame, com risco de degeneração neural.
- Salgadinhos têm quase idêntica composição dos temperos industrializados, gerando mesmos problemas; salgadinhos industrializados produzidos com milho devem ser eliminados da dieta, repletos de gorduras e transgênicos.
- Os caldos industrializados, diferentemente dos temperos naturais, contêm muito teor de sódio e glutamato monossódico; o teor de sódio pode modificar a pressão arterial e o glutamato interfere no sistema nervoso com risco de câncer.
Polêmicos: Churrasco, Comida Congelada, Pizza, Sorvete
Para o churrasco, é importante lembrar que a fumaça do carvão é responsável pela produção de substâncias altamente cancerígenas, alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos.
Já em relação ao cachorro-quente, que faz parte da alimentação brasileira, especialistas mostraram que a carne processada, da salsicha, eleva a incidência de câncer no pâncreas; é repleta de corantes, conservantes e sódio.
Em grande parte dos casos, é apontado por nutricionistas o maior desafio de início da dieta balanceada é pela decisão em cardápio ideal. Para o lanche da tarde, por exemplo, a dica é substituição do sanduíche gorduroso pela fruta predileta.
O sorvete não é item liberado para a dieta, pois no pote de 2 litros há concentrações altas de açúcar, gordura e corantes artificiais. Os embutidos apresentam teor grande da gordura, com risco para contribuição com colesterol, e além disso, ainda possui grande quantidade de sódio.
A pizza congelada é cheia de farinha refinada e conservante; comidas congeladas não devem ser incorporadas à sua rotina. As mesmas são ricas em gorduras saturadas, além de favorecer o aumento do colesterol ruim e elevar o risco de doenças cardiovasculares; o sódio também é um componente presente em demasia nesses alimentos, podendo elevar a pressão arterial.
Com uso de óleos vegetais, é fundamental a troca sempre. Com a fritura, o alimento é transformado em gordura saturada, com idênticos riscos gerados do alimento anterior. As frituras produzem uma substância altamente cancerígena, chamada acroleína.
O açúcar refinado não apresenta valor nutricional, e no caso de excesso no consumo, pode causar doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Já a margarina é rica em gordura-trans que pode gerar aumento do colesterol ruim e não é identificada pelo organismo. Com eliminação dos alimentos prejudiciais para a dieta saudável, é mais fácil perder peso.

Autora
Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.