9 Alimentos que Reduzem o Colesterol

Para controlar o colesterol, além de fazer bastante atividade física, é preciso ter uma boa alimentação. Portanto, saiba quais são os alimentos capazes de diminuírem os níveis de colesterol do sangue.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar

A gordura não proporciona apenas o ganho de peso, que deve ser evitado pela população em geral, mas também contribui para o aumento do colesterol, gordura que se aloja nas paredes na artéria e provoca o aparecimento de doenças como o Acidente Vascular Cerebral e o infarto. Às vezes, é necessário ingerir medicamentos diários, porém, em alguns casos, é possível controlar os níveis do colesterol balanceando a alimentação. Sendo assim, saiba quais são os alimentos que reduzem o colesterol e invista nessa prevenção.

Como Consumir os Alimentos

De nada adianta você escolher apenas um dos alimentos da lista abaixo. Em primeiro lugar, reduza drasticamente o consumo dos alimentos que fazem com que o colesterol aumente como os ricos em gordura como frituras e doces e insira uma variedade dos que contribuem para a sua diminuição. Além disso, adicione atividades físicas ao seu cotidiano para que os níveis de colesterol bom aumentem.

Agora, você está preparado para ver a lista de alimentos que reduzem o colesterol:

Peixes Ricos em Ômega 3

O ômega 3 é um nutriente que auxilia na redução e no controle de triglicérides e do colesterol. Os principais peixes que o contêm são o salmão, o atum e a sardinha. Portanto, consuma-os pelo menos 3 vezes por semana, e grelhados, de preferência.

Ômega 3 Reduz Colesterol

Soja e Seus Derivados

A soja é um grão riquíssimo em vitamina E, o que eleva os níveis de HDL, também conhecido como colesterol bom. São derivados da soja o queijo japonês (tofu), a massa de soja (missô) e o molho de soja (shoyu), que pode entrar na alimentação como substituto do sal. Há também carnes de soja e iogurtes à base desse alimento.

Tomate

O licopeno encontrado no tomate, além de promover os níveis de colesterol na corrente sanguínea, também ajuda a combater o câncer de próstata. Invista em saladas, molhos e até em doces feitos com a fruta para ter mais saúde.

Chia

Essa semente é composta por bastante fibras e ômega 3 e, por isso, está na lista dos alimentos que ajudam a reduzir os níveis de colesterol do sangue. Pode ser ingerida em forma de grãos ou moída, sobre os alimentos.

Leia mais: Dieta da Chia

Frutas Cítricas

Limão, laranja, toranja entre outras são ótimas frutas contra o colesterol, pois possuem muitas fibras solúveis e vitamina C, dupla poderosa para resolver problemas cardíacos.

Alimentos que Reduzem o Colesterol: Frutas Cítricas

Nozes

Por conterem grandes quantidades de gorduras poliinsaturadas, as nozes ajudam a diminuir a quantidade de colesterol ruim do sangue. Coma 1 por dia que o seu coração agradecerá bastante.

Frutas Vermelhas

As frutas vermelhas como o morango e a amora possuem antioxidantes, o que evita a oxidação das partículas de LDL (colesterol ruim).

Quinoa

Esse grão ainda pouco conhecido no Brasil deve ter a sua produção aumentada, pois está ficando cada vez mais famoso por causa dos seus efeitos benéficos ao coração, graças à presença de saponina, que reduz a produção de colesterol pelo fígado.

Leia mais Sobre Quinoa

Linhaça

Essa semente é ótima amiga do coração porque é excelente fonte de ômega 3 e de ácido linoléico, importantes para a diminuição de açúcar e gordura no sangue.

Leia mais: Dieta da Linhaça

Curtiu o artigo? Deixe eu comentário para deixar este conteúdo ainda mais rico!

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



2 comentários

Comente!




*Campos obrigatórios