Soja Preta

A soja preta possui muito mais propriedades que a soja comum. Portanto, não deixe de incluí-la no seu cardápio diário.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

Os benefícios da soja tradicional, todos conhecem. Entretanto, você já ouviu falar da soja preta? Ela tem ficado cada vez mais famosa, principalmente após a publicação de um artigo científico da Universidade Católica da Coréia do Sul, que alega a presença de um fitoquímico nela que inibe a proliferação de células de gordura no organismo. Sendo assim, saiba mais sobre esse poderoso grão e inclua-o na sua dieta agora mesmo!

Soja Preta Emagrece?

De acordo com o estudo realizado pelo cientista sul-coreano Hye-Kyenog Kim, o fitoquímico presente na soja preta chamado antocianina impedem que as células adiposas se multipliquem no organismo. Além disso, ela possui bastante fibra, que é dificilmente digerida e causa a sensação de saciedade. Assim, é possível emagrecer ingerindo esse grão. É por causa dessa substância que a casca da soja tem essa cor escura.

Benefícios da Soja Preta

Além de promover o emagrecimento, a soja preta provê inúmeros benefícios para o organismo humano. Por reduzir os níveis de gordura no sangue, a antocianina presente no grão também protege a nossa saúde contra o diabetes. Do mesmo modo funcionam as fibras, que retêm a glicose consumida através de outros alimentos.

Seja Preta

Seja Preta

As proteínas, responsáveis pelo transporte de vitaminas, são encontradas em grandes quantidades na soja preta e, por isso, ela dá mais energia e vitalidade a quem a consome. A isoflavona contida nesse alimento é um poderoso antioxidante e, por isso, previne o câncer de mama e ainda ajuda a reduzir as taxas de LDL, colesterol ruim. Com isso, os riscos de doenças cardíacas como o enfarto e a trombose são reduzidos.

O sistema imunológico fica mais forte e livre de resfriados e gripes por causa da presença de zinco em sua composição e o cálcio ajuda a prevenir doenças nos ossos como a osteoporose.

A soja preta ainda ajuda a te deixar com a pele mais bonita e livre de rugas, já que possui antioxidantes como a isoflavona e antocianina, que agem contra os radicais livres.

E as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) e da menopausa também se beneficiam com a ingestão do grão por causa da mesma isoflavona.

Confira esté vídeo com mais informações sobre os benefícios da soja preta:

Como Consumir a Soja Preta

A soja preta pode ser preparada como o feijão, ou seja, na panela de pressão. Depois, é só temperar a gosto, com ervas e condimentos. Ela ainda pode ser usada em saladas e outros pratos como tortas e refogados com legumes.

Soja Frita

Soja Frita

Ela também pode ser encontrada em forma de farinha, que pode ser misturada a vitaminas, sucos e sopas.

Qual a Quantidade Ideal de Soja Preta

Para que o seu organismo possa se beneficiar com todas as propriedades da soja preta, consuma no máximo 15 gramas dela ou 2 colheres de sopa, lembrando que o exagero pode causar problemas de saúde.

Contra Indicações

Apesar de todos esses benefícios, a soja preta não deve ser ingerida por pessoas que sofrem de problemas renais, pois ela tem bastante magnésio, o que causa o depósito de cálcio nos rins, responsável pela formação de pedras nesse órgão.

Atividades Físicas

E se você pretende consumir a soja preta para perder peso, não se esqueça de aliá-la a atividades físicas regulares, pois eles te ajudarão a ficar com a pele rígida e saudável.







3 comentários

  1. Flaviano Gonçalves (24/04/2013)

    Queria Saber Se á Soja Preta Ela Ajuda Para Quem Faz Exercicios Fisicos, Tipo Academia.

  2. edsom venancio de oliveira (10/02/2014)

    oi queria saber como devo comer a soja e a farinha de soja preta

  3. Maria Aparecida Naves (02/12/2014)

    boa tarde: a soja comum me deu mais resistência,estou sempre consumindo,
    encontrei a soja preta que é mais rica em todos nutrientes; por favor:
    desejo saber o valor permitido a venda incluindo o frete, o pagamento por depósito bancário é melhor. após o retorno será decidido; sim ou, não. atenciosamente! feliz natal e próspero ano novo.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.