Sintomas do Colesterol Alto

O colesterol alto não apresenta sintomas. Portanto, previna-se contra ele com atitudes inteligentes.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar

Muito se ouve falar sobre o colesterol alto ultimamente. Isso porque ele tem sido uma das principais causas de doenças e mortes em todo o planeta, graças à alimentação que é cada vez pior e ao sedentarismo comum na maioria das pessoas. Entretanto, é preciso ficar atento aos níveis de colesterol no sangue para não sofrer de surpresas desagradáveis que possam atingir a sua saúde. Sendo assim, saiba quais são os sintomas do colesterol alto.

Quais São os Principais Sintomas do Colesterol Alto

Infelizmente, o colesterol alto não dá sinais de sua presença, que é acusada somente quando o indivíduo sofre das suas consequências, ou seja, quando a doença aparece. Por isso, é muito importante realizar o exame de sangue pelo menos uma vez por ano para verificar os níveis de colesterol no sangue a fim de prevenir futuras complicações, principalmente se você se alimenta mal, é sedentário, obeso, tem aterosclerose ou possui histórico familiar de infarto.

Encontramos esta ilustração que explica muito bem o que causa o aumento de colesterol no corpo:

Colesterol alto - Tratamento

Fonte: G1

Como Prevenir o Aumento do Colesterol e Tratamento

A boa alimentação é o melhor remédio para evitar o aumento dos níveis de colesterol. Portanto, retire alimentos gordurosos e doces da sua dieta. Os maiores inimigos da sua saúde são: os biscoitos amanteigados, o bacon, o camarão, a gema do ovo, o creme de leite, as vísceras, os sorvetes cremosos, o chantilly, as ovas de peixe, os queijos amarelos, a pele das aves e as carnes vermelhas “gordas”.

Por outro lado, os alimentos amigos do coração são: frutas, verduras, legumes, azeite, produtos integrais, leites desnatados, cereais e carnes “magras”.

Dieta Colesterol

Além de manter uma boa alimentação, faça atividades físicas regulares, pois ajudam os músculos a funcionarem melhor, principalmente o coração. O estresse é outro malfeitor, porque aumenta os riscos de colesterol alto, infartos e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). Sendo assim, tenha uma vida tranquila ou faça atividades relaxantes como ioga, meditação ou um hobbie.

E se você fuma, pare agora mesmo de dar as tragadas, já que são responsáveis pela maioria das mortes cardíacas. Além disso, o cigarro pode acarretar inúmeras outras doenças perigosas e deixa a sua pele envelhecida e feia.

Leia também:

Dieta para baixar o colesterol

9 Alimentos que reduzem o colesterol

O Que o Colesterol Alto Pode Causar

Em quantidades baixas, o colesterol está presente em várias regiões do organismo como na estrutura das membranas celulares, nos intestinos, na pele, nos nervos, no fígado, no coração e nos intestinos, sendo muito importante para o bom funcionamento deles. É também usado na produção de ácidos biliares, hormônios e vitamina D. Por isso, ele é 70% naturalmente produzido em nosso corpo enquanto o restante vem da alimentação.

Artérias entupidas: SIntomas do Colesterol Alto

Sendo assim, o seu excesso, que acontece quando os níveis ultrapassam os 200 mg/dl. E quando isso acontece, o LDL, outro nome dado ao colesterol, prende-se às paredes arteriais, provoca sérios problemas como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou os infartos, causados pelo entupimento das artérias.

Uma doença comum ocasionada pelo colesterol alto é a aterosclerose, que é gerada pelo endurecimento das paredes dos vasos sanguíneos através do depósito de colesterol e gordura. E quando há a predisposição genética aliada ao uso do fumo, à vida sedentária, ao estresse, e à pressão alta, os riscos crescem enormemente. Desse modo, não dê moleza ao colesterol, combata-o!

1 comentário

  1. beatriz (23/11/2013)

    muito interessante es site tem muita informaçao

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.