Sacietógenos

Os sacietógenos são remédios ou alimentos que fazem com que você se sinta saciada mais rapidamente.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Remédios

Se você já se sentiu culpada após comer um pedaço enorme de bolo ou um prato cheio de arroz, feijoada, batatas fritas e farofa, a sua solução para perder os quilinhos a mais pode estar nos sacietógenos, que podem ser industrializados como remédios para emagrecer ou naturais. É esse o seu caso? Então conheça melhor os sacietógenos lendo esse artigo.

Sacietógenos ajudam a emagrecer?

Os sacietógenos são aqueles medicamentos que atuam sobre o sistema nervoso, mais especificamente, sobre 2 neurotransmissores: a noradrenalina e a serotonina. Estes levam informações de um para o outro entre os neurônios, gerando assim, a sensação de saciedade no organismo. Após certo tempo, acontece a recaptação, que é a volta deles às suas células de origem.

Sacietógenos

Então, os remédios sacietógenos  retardam esse mecanismo, fazendo com que os neurotransmissores fiquem mais tempo transitando entre os neurônios. Desse modo, a saciedade chega mais rápido e os seus usuários não conseguem comer tanto quanto antes.

No Brasil, a venda de sacietógenos é permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), contanto que seja sob prescrição médica. Sendo assim, em hipótese alguma, podem ser comercializados sem receita.

Se você quiser saber onde comprar esses medicamentos, basta dirigir-se a uma farmácia próxima à sua casa ou procurar em sites de busca na internet.

Conheça também alguns alimentos sacietógenos na reportagem a seguir:

Efeitos Colaterais

Essa restrição da ANVISA acontece por causa dos efeitos colaterais que podem ser causados com o uso prolongado dos remédios sacietógenos. São eles a taquicardia, a boca seca, tontura, constipação, náuseas, dores menstruais, irritabilidade, aumento da pressão arterial e a insônia ou o contrário, sono em excesso.

Apesar disso, os sacietógenos também podem oferecer alguns benefícios como a diminuição das taxas lipídicas e a redução da glicemia sanguínea.

Contra Indicações

Os medicamentos sacietógenos são contra indicados para pacientes que possuam históricos de transtornos alimentares como a aneroxia ou a bulimia e também para os que têm doenças cardiovasculares, síndrome de Tourette, psiquiátricas ou hipertensão. Grávidas, lactantes, crianças e idosos também não podem consumir esses remédios.

Remédios

O remédio sacietógeno mais conhecido no mercado é a Sibutramina que, além de causar a saciedade em menos tempo, também acelera o metabolismo, o que contribui ainda mais para a perda de peso.

A Fluoxetina e a Sertralina são outros medicamentos conhecidos como sacietógenos, porém, seus usos são mais indicados para aquelas pessoas obesas que apresentam tal problema relacionado à depressão ou à compulsão alimentar.

Um dos sacietógenos mais populares é a Sibutramina

Um dos sacietógenos mais populares é a Sibutramina

Como os remédios para emagrecer sempre apresentam efeitos colaterais, prefira utilizar sacietógenos naturais que, além de serem mais baratos, garantirão mais saúde para a sua vida. Eles possuem muita fibra em sua composição, portanto, ao ingeri-los, não se esqueça de beber bastante líquido, no mínimo, 2 litros por dia.

São alimentos sacietógenos as folhas cruas como alface, agrião e repolho, a aveia, as barras de cereais, a chia, a linhaça, o pão integral, o arroz integral, as nozes, o abacaxi, a gelatina, a banana nanica, a maçã, a pêra entre outros.

Substitua os seus alimentos por outros que sejam integrais, pois eles aumentam a saciedade. Além disso, farão o seu intestino funcionar bem e limparão o seu organismo. Coma-os a cada 3 horas e pratique bastante atividades físicas para ficar com o corpo esbelto e bonito.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



1 comentário

  1. Aldo Wellichan

    Óleo de Côco é um sacietógico por excelência.

Comente!




*Campos obrigatórios