Retenção de Líquidos

A retenção de líquidos não causa apenas o inchaço, mas também muito incômodo. Por isso, saiba como acabar com ela com dicas simples.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar, Produtos

Muitas vezes, sentimo-nos inchadas, mas não sabemos o motivo. Geralmente, essa condição é gerada pelo acúmulo de líquidos, que é gerado por diversas razões como maus hábitos alimentares, calor excessivo, patologias ou sedentarismo. Portanto, saiba como acabar com a retenção de líquidos com dicas fáceis de serem seguidas.

barriga inchada

Por Que Acontece a Retenção de Líquidos

Como descrito anteriormente, a retenção de líquidos tem causas diversas. Uma delas é a má postura, que pode ser ocasionada pelo uso excessivo de saltos altos com bicos finos, que apertam os pés e dificultam a circulação sanguínea.

O aumento da produção do hormônio feminino denominado progesterona no período pré-menstrual é outro inimigo que causa o acúmulo de líquidos no organismo, principalmente nos seios e no abdômen.

Outro causador dos inchaços é o sedentarismo, especialmente se você passa muito tempo em pé ou sentada, pois essas posições fazem com que o sangue fique retido por mais tempo nas partes inferiores.

Nos dias muito quentes, nossos vasos sanguíneos se dilatam, o que faz com que o líquido e a linfa se acumulem nos locais vagos pelo sangue. E por fim, patologias mais graves como o hipotireoidismo, o mau funcionamento dos rins, do fígado e do coração e a insuficiência vascular também podem ser culpadas pelo acúmulo de líquidos.

Como Evitar a Retenção de Líquidos

Se a retenção é causada por patologias, logicamente você terá que tratar a sua doença específica. Porém, em outros casos, é mais fácil resolver o problema. Nos casos de sedentarismo, basta você praticar alguma atividade física regularmente e, se não tiver tempo, mexa-se um pouco durante o trabalho ou quando tiver um tempo livre, mesmo que seja apenas levantar as pernas e os braços por alguns minutos.

Quanto ao clima quente, não há como ficar em locais climatizados o tempo todo. Portanto, a única saída é inclinar um pouco a cama de modo que os pés fiquem ligeiramente mais altos que a cabeça. Assim, a sua circulação voltará ao normal e o inchaço cessará em poucos dias.

E quando sentir que a TPM (Tensão Pré-Menstrual) instalou-se em sua vida, o remédio é ingerir vitamina E e ácido gamalinoleico, que podem ser facilmente encontrados em farmácias de manipulação, em cápsulas.

hibiscus

A TV Minha Vida fez uma matéria muito legal sobre como acabar com a barriga inchada e deu várias dicas para evitar a retenção de líquidos que é uma das causas:

Nota do Autor: Desde o início da minha dieta consumo alimentos diuréticos e cápsulas também. Existem alguns produtos naturais que tem o efeito diurético. Uma exemplo é o chá de hibisco. Em alguns casos mais agravados o chá de hisbisco apresentará um resultado lento, por isso, foram criados produtos para drenar o corpo como o Aquadraining que controla a retenção de líquidos rapidamente com uma cápsula por dia. Você pode perder cerca de 2kg em um dia só com a drenagem. E deve ser feita constantemente porque sempre retemos líquidos.

Alimentos que Ajudam a Cessar a Retenção de Líquidos

Os alimentos diuréticos são aqueles que aumentam a produção de urina, o que promove a eliminação do líquido acumulado. Os mais indicados para essa função são o tomate, a salsinha, a berinjela, o pepino, o broto de feijão, a alcachofra, o melão, o maracujá, a alface, o agrião, a melancia, o repolho entre outros.

 

Além de auxiliarem a eliminação de líquidos, esses alimentos são ótimas fontes de fibra, que favorece o bom funcionamento do intestino. Desse modo, outras toxinas serão eliminadas também pelas fezes.

Entretanto, esses alimentos só funcionarão eficazmente com a ingestão de bastante água. Para tanto, beba no mínimo, 2 litros de água por dia. Caso contrário, o efeito será o de prisão de ventre, que causará outros problemas ao seu organismo.

Leia mais: Chás Diuréticos

Diuréticos: Cápsulas e Alimentos

O Que Evitar para não Sofrer de Retenção de Líquido

Do mesmo modo que existem alimentos que acabam com a retenção de líquidos, há os que a favorecem. São eles os que contêm uma grande quantidade de sódio como os industrializados e as bebidas alcoólicas.

Por isso, se você ingere muito desses alimentos, deve dobrar a quantidade de água ingerida a fim de que o sal em excesso possa ser facilmente eliminado pelo organismo.

Leia também: Como Evitar a Retenção de Líquidos

1 comentário

  1. maria de fatima dos santos (04/08/2013)

    gostaria de receber o nome do remedio emagrecer obrigado

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.