Reeducação Alimentar

Para ficar com o corpo dos seus sonhos e evitar o "efeito sanfona", considere uma dieta balanceada e correta. Reeduque sua alimentação e obtenha resultados duradouros e saudáveis.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

Nada de dieta da sopa, dieta da gelatina ou outra dieta maluca. O melhor modo de emagrecer com saúde é fazer a reeducação alimentar. Os resultados podem demorar mais para aparecer, mas durarão por toda a vida e ainda farão com que o seu organismo funcione melhor. Por isso, aprenda a reeducar os seus hábitos alimentares e, de preferência, faça também exercícios físicos para ficar com o corpo escultural.

Como Fazer

O nosso consciente sempre nos diz para comermos menos para perdermos os quilinhos excedentes e muita gente acredita que pulando alguma refeição perderá peso. Porém, essa ideia é totalmente equivocada e pode gerar o contrário, ou seja, ao invés de emagrecer, você ganha peso.

Isso acontece porque, quando ficamos muito tempo sem nos alimentar, nosso organismo se prepara para ter os nutrientes necessários por mais tempo, acumulando energia em forma de gordura. O resultado dessa proeza: o ponteiro da balança sobe.

Reeducação Alimentar

Outras pessoas retiram alguns alimentos do cardápio como doces, frituras, carboidratos entre outros. Entretanto, nosso corpo às vezes precisam de alguns nutrientes encontrados nesses produtos e deixa de cumprir suas funções regularmente, além de você ficar com uma tremenda vontade de se deliciar com um lindo pudim, por exemplo.

O segredo da alimentação é saber como, quando e o que comer. Assim, nutricionistas desenvolveram o que se chama de reeducação alimentar, que inclui todos os tipos de alimento, mas em menores quantidades. Portanto, perder peso fica mais fácil, contanto que você tenha disciplina.

A reeducação alimentar consiste em educar novamente o seu modo de comer, ou seja, ela divide as suas grandes refeições em pequenas porções durante o dia. Para que o seu corpo não acumule a gordura gerada ao longo de muitas horas sem alimentação, é preciso diminuir a quantidade de calorias consumidas durante as refeições principais aumentando o número de vezes de se alimentar.

Ou seja, ao invés de fazer somente o café da manhã, o almoço, o café da tarde e o jantar, você fará uma pequena refeição a cada 3 horas, e com os alimentos corretos. Além disso, exercícios físicos regulares ajudarão a manter o seu corpo firme e a sua saúde intacta.

Cardápio da Reeducação Alimentar

Contudo, é claro que você terá que diminuir os alimentos gordurosos, doces e calóricos na sua dieta, mas não que esteja proibida de comê-los. Pode sim ingerí-los em menores quantidades e em tempos espaçados.

Cardápio

Gostou da ideia? Então, veja a nossa sugestão de cardápio para começar a reeducar os seus hábitos alimentares:

  • O café da manhã deve ser saboroso, com poucas calorias e saudável. Para tanto, beba um copo de suco natural ou de água de coco, 1 fatia de pão integral com 2 colheres de requeijão light ou creme de ricota e 1 fatia de queijo branco.
  • Entre o café da manhã e o almoço, alimente-se com uma fruta ou 2 torradas integrais. Se preferir, pode passar 1 colher de pasta de ricota com salsinha e azeite.
  • No almoço, faça um prato contendo: uma colher de servir de arroz integral, meia concha de feijão, qualquer carne grelhada, cozida ou assada, alguns legumes e folhas à vontade regados com azeite e um pouco de sal.
  • Após 3 horas, coma uma fruta ou um copo de iogurte light.
  • 3 horas depois, alimente-se com uma barra de cereais ou damascos frescos (5 unidades é o suficiente).
  • Na hora do jantar, opte por uma colher de arroz integral com lentilhas ou brócolis, uma carne grelhada, assada ou cozida e salada à vontade.
  • E para a ceia, você pode escolher entre 1 torrada integral com 1 colher de geleia sem açúcar, uma barrinha de cereais ou, para as chocólatras, 2 quadrados de chocolate amargo.

Dicas

  1. Não deixe de praticar exercícios físicos regularmente.
  2. Beba aproximadamente 2 litros de água por dia.
  3. Evite beber líquidos durante as refeições. Beba-o meia hora antes e meia hora depois.
  4. Procure sacietógenos (produtos que controlam a fome) naturais como cápsulas de quitosana. Você vai sofrer bem menos!
  5. Nos finais de semana, você está livre para comer um docinho, mas somente uma porção, ok?
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18 comentários

  1. graziela feliciana dos santos (14/03/2013)

    bom dia meu nome graziela eu quero amagrecer ? eu precisso minha ajunda como fazer ? emagrece?

  2. CLAUDIA CRUZ (17/05/2013)

    Bom dia, gostei dessa dicas, estou tomando a chia, mas eu tomo com linhaça e bato com uma fruta, estou usando errado..
    ou tenho que comer mesmo a semente..??/

  3. judith kaczerski (25/05/2013)

    Fiz a reeducação alimentar e emagreci 19 quilos e hoje me sinto muito melhor em todos os aspectos!Como dica quero deixar a seguinte: eu uso mel com canela e oleo de oliva! Beijo!

  4. luisa eduarda (03/07/2013)

    oi!sera que essa dieta imagresse mesmo se imagreser agradesso eu tenho10 anos e estou pesando 40 kg e minha prima 19 e pesa 74 kg e queremos imagresser.

  5. Mariana (20/08/2013)

    Preciso perder 10 quilos vou tentar essa reeducação

  6. dani (20/08/2013)

    tenho 104 k e preciso emagrecer 38k mas aminha dificudade esta na hora da janta . eu estudo e quero emagrecer e a fome aperta as 11:00 da noite me ajuda ai

    • Evelice (21/08/2013)

      eu preciso perder 40 quilos já comecei minha reeducação alimentar á um mes já perdi 4 quilos á tomo uma colher de oleo de coco 3 vezersd ao dia

  7. Larissa (20/08/2013)

    Tenho 15 anos preciso perder uns 20k pro meu peso ideal sei que vou consegui vai ser demorado mas consegui eu vou.

    • Judith (02/10/2013)

      Olá larissa! Meu nome é Judith! Eu emagreci 19 kg e estou com 48 anos e me sinto muito bem! Faça a reeducação alimentar que você terá uma vida nova ! Boa sorte!

  8. Tainá Cristina (23/09/2013)

    Eu tenho 13 anos e preciso emagrecer uns 5 ou 6 k, só que o meu problema é que eu como bastante chocolate e eu não gosto de chocolate amargo. Eu vou tentar fazer a reeducação alimentar.

  9. Janete (12/01/2014)

    Comecei a uma semana a minha reeducação alimentar estava com 79 quilos e hoje domingo me pesei ja estou com 78, a reeducação funciona estou comendo de 3 em 3 horas e esta dando super certo……..estou muito feliz….

  10. Jacira Abreu (24/01/2014)

    Meu nome e jacira, tenho 39 160 metros e peso 85 kilos. Vou começar hoje 24/01/2014 e espero emagrecer 20k. me deseje boa sorte. Volto para dar noticias do meu emagrecimento. Bjs a todas

  11. eria (30/01/2014)

    meu nome e erica tenho 33 anos e peso 114 kilo quero ajuda para emagrecer

  12. francielle (20/03/2014)

    ola meu nome é francielle tenho 28 anos 166m e estou pesando 103 preciso emagreçer 38 kilos estou a dois dias fazendo reeducaçao alimentar espero que de certo e pra controlar minha ansiedade estou tomando RITMONEURAN esta ajudando muito espero perder esses kilos em menos de um ano DEUS ajude nós todas nessa batalha porque essa vamos vencer..

    • Francielle (26/07/2014)

      ola pessoal passando pra dizer que ja foram elimindos 16 quilos obaaaaa pulei do manequim 55 para o 46 falta muito ainda mais espero conseguir logo reeducaçao alimentar + Ritmoneuran+ academia 5 vezes por semana uma hora de musculaçao e vamos que vamos força galera que chegamos la ..Se cair levanta e continue nunca desista por causa de um deslize #foco#féemdeus

  13. luciane (24/04/2014)

    tenho 34 anos com 72 quilos com 1,59 de altura quero chegar 65 quilos vou fazer sua ra me deseje sorte

  14. maria f g lopes (25/06/2014)

    gostei muito da dieta só tenho um problema não consigo tomar café pela manha pois saiu muito cedo pr trabalhar só vou fazer um lanche as nove horas e depois almoço as 12 e 30 e um novo lanche as 15horas …

  15. Maria Deolinda Martins Teixeira (20/07/2014)

    Olá! Tenho 63 anos e até hoje tinha experimentado várias dietas e só a atribuída ao Demis Russos é que tinha feito algum resultado. Mas passado algum tempo torna-se monótona. Agora estou a ser seguida por uma nutricionista e estou a perder peso. Não estou a perder muito, mas de uma consulta para a outra estou a perder entre 1,5 Kgs e 2 Kgs e entre 2 e 3 cms de perímetro abdominal. Não é muito, mas se durante um ano perder todos os meses 1,5 kgs por mês, fico com menos dezoito Kgs. Não passo fome. Como de tudo. Não como doces nem fritos, porque sou diabética. Quando me levanto, bebo um copo de água morna com algumas gotas de limão. Ao pequeno almoço, tomo café com leite, sem açúcar nem adoçante, meio pão de centeio com queijo fresco ou fiambre de frango ou uma colher de chá de manteiga e uma peça de fruta. A meio da manhã, tomo uma tisana com uma bolacha de arroz ou milho ou 3 bolachas Maria ou 3 bolachas torradas ou 4 bolachas de água e sal tipo Vieira. Ao almoço, como uma salada ou legumes três colheres de sopa de arroz ou massa ou 1 batata média e 90 grs de carne magra ou 100 gramas de peixe sem pele nem espinhas. A meio da tarde como um iogurte natural, porque não gosto de outro tipo de iogurte e meio pão de centeio com um triângulo de queijo magro ou fiambre. Ao jantar, como sopa de legumes e uma peça de fruta. Antes de deitar tomo uma tisana, sem adoçante nem açúcar e não como nada, pois não tenho apetite para mais. Sinto-me muito bem e não tenho fome. Bebo pelo menos dois litros de água por dia.

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