Quinoa

A quinoa é um grão que possui praticamente todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Por isso, além de saudável, ajuda a emagrecer.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

A quinoa, ou quinua, foi encontrada nas regiões andinas e é hoje muito estudada e apreciada no mundo todo devido às suas inúmeras propriedades terapêuticas. Conhecida como um psceudocereal pela visão botânica por ser parecida com um grão, ela também foi apelidada como espinafre com grãos por causa das suas qualidades. Sendo assim, saiba para que serve a quinoa e inclua-a em sua dieta.

Benefícios

Muitos pesquisadores dizem que a quinoa serve de “refeição completa” porque possui boas quantidades de proteínas, carboidratos, gorduras e calorias. Desse modo, pode ser ingerida em todas as refeições.

Em sua composição, existem substâncias que permitem um melhor transporte de oxigênio pelas células sanguíneas e, por isso, contribuiu para que os exércitos andinos antigos conseguissem sobreviver ao denominado “mal da altitude”, causado pelo ar rarefeito característico das grandes altitudes.

Uma opção de consumo é a salada de Quinoa.

Uma opção de consumo é a salada de Quinoa.

A quinoa é coberta por uma substância detergente chamada saponina, que reduz as taxas de colesterol ruim (LDL) produzidas no fígado, principalmente aliada às  fibras, também encontradas no grão, que contribuem para esse efeito.

O nosso prato típico “arroz com feijão” é conhecido como um dos mais nutritivos do mundo, não é mesmo? Porém, o grão de quinoa por si só contém os aminoácidos lisina e metionina, encontrados nessa dupla quase imbatível.

Outro benefício da quinoa é que contém grandes quantidades de cálcio, zinco e ferro, sendo este último mineral essencial para o transporte de sangue pelas vias sanguíneas. Assim, previne a anemia e dá mais disposição para o trabalho, para o esporte e para o lazer. E para as mulheres após a menopausa, é rica em fitoestrógenos, que funcionam como hormônios reparadores, diminuindo os sintomas dessa etapa incômoda feminina.

Como é de se esperar, o governo brasileiro vem estudando esse grão com afinco para que possa cultivá-lo em larga escala a fim de erradicar a fome com um alimento nutritivo e saudável. Por enquanto, ele é plantado apenas em pequenas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, mas espera-se que, em pouco tempo, seja distribuído para todos os cantos desse imenso país.

Confira este vídeo do Jornal da Record sobre a Quinoa:

Quinoa Emagrece?

Por conter várias vitaminas e proteínas, se consumida em quantidades ideais, emagrece! E bastante, viu? Ela já contém todos os nutrientes necessários para que uma pessoa possa se sustentar, mas não é apropriado que seja o único alimento da dieta a ser inserido, mesmo porque ninguém aguentaria sobreviver somente dela.

Quinoa emagrece? Sim!

Quinoa emagrece? Sim!

Se você pretende perder peso com a quinoa, saiba que a melhor maneira é incluindo uma colher desse grão em cada refeição. Se for consumida em forma de farinha, misture-a a sucos, sopas e demais alimentos, pois o seu gosto é praticamente nulo. Já na forma de grãos, fica deliciosa misturada a legumes, carnes e saladas. É também uma ótima substituta do arroz e pode ser degustada até por crianças, que se acostumam facilmente com o seu sabor.

Entretanto, é sempre válido lembrar que não há como emagrecer com saúde sem uma alimentação saudável e balanceada e muita atividade física. Assim, seu corpo ficará livre da flacidez, das celulites e estrias.

Experimente Hoje


5 comentários

  1. Ines (19/07/2013)

    gostaria de saber se esse produto emagrece e como faz, podemos fazer como se faz arroz.

  2. Salete Maria Batista Viana (16/10/2013)

    Como preparar como dieta para emagrecer? Pode ser consumida por pessoa de qualquer idade?

  3. Rosa Oliveira da Silva (11/01/2014)

    Tenho muitas amigas que querem e precisam emagrecer, óbvio que terá que mudar hábitos alimentares. Mas voces tem receitas mais precisas,que inclua tbem a quinoa ? poderia nos auxiliar neste novo caminho ? Gratidao, Rosa

  4. Rosa Oliveira da Silva (11/01/2014)

    Ainda nao usamos, esta mos esperando alguma resposta.Pois este é nosso primeiro contato. Obrigada

  5. graça fanti (13/01/2014)

    onde posso encontrar a quinoa que tipo de estabelecimento? não as sementes,mais sim capsulas !!!

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.