Proteína de Soja

A proteína de soja é um alimento que não pode faltar na sua mesa, pois ela possui inúmeros benefícios para a sua saúde.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas, Produtos

Há muito tempo, os vegetarianos descobriram a proteína de soja, uma ótima opção na substituição da proteína animal. Entretanto, de uns tempos para cá, ela acabou ficando famosa também entre os não-vegetarianos por causa dos seus inúmeros benefícios causados à saúde. Sendo assim, conheça melhor a proteína de soja nesse artigo e inclua-a na sua dieta diária para sentir os seus efeitos.

Proteína de Soja Emagrece?

A proteína de soja está sendo cada vez mais consumida por praticantes de musculação porque contém BCAA, conhecidos como Aminoácidos de Cadeia Ramificada, glutamina e arginina. Tais elementos contribuem para a construção muscular e para o crescimento, além de promoverem a queima de gorduras através da aceleração do metabolismo. Com isso, há o aumento de energia e a melhora da performance atlética.

"Carne" feita com proteína de soja

“Carne” feita com proteína de soja

Além disso, é uma rica fonte de fibras, que ajudam a retirar a gordura e a glicose do organismo e fazem com que o intestino funcione melhor. Por isso, a proteína de soja emagrece sim, e com muita saúde!

Benefícios da Proteína de Soja

A proteína de soja é o resíduo da soja que resta quando o seu óleo é extraído. De acordo com pesquisas, a soja possui até mais proteínas que os ovos, os peixes e as carnes vermelhas e brancas. Portanto, é importantíssima para a reconstrução, crescimento e conservação dos nossos órgãos, células e tecidos, também sendo usada em momentos de falta energética. Por outro lado, alguns hormônios são sintetizados pelas proteínas.

A isoflavona da soja é um poderoso antioxidante que mantém o corpo livre de radicais livres, responsáveis por doenças como o câncer através do fortalecimento do sistema imunológico. Essa substância ainda contribui para o retardamento do envelhecimento, o que ajuda na prevenção de rugas na face.

Proteína de Soja

Proteína de Soja

O colesterol ruim (LDL) é reduzido com o consumo da proteína da soja por causa da fibra nela contida. Assim, ela previne doenças cardíacas como tromboses e enfartos.

Diferenças entre a Proteína Animal e a Vegetal

No processo digestivo, as proteínas são quebradas e formam os aminoácidos, que são divididos em duas categorias: os essenciais e os não essenciais. O primeiro grupo não é produzido pelo nosso organismo, enquanto o segundo pode ser sintetizado por ele.

As proteínas animais retiradas das carnes e dos ovos possuem alto valor biológico, sendo, portanto, mais completas. Já as vegetais têm baixo teor biológico, contendo menor quantidade de aminoácidos essenciais. Porém, não têm tanta gordura como a animal.

Quantidades Ideais de Proteína de Soja

Para receber todos os benefícios oferecidos pela proteína de soja, ingira, no mínimo, 25 gramas do produto por dia. Ela pode ser encontrada em diversos alimentos como o tofu (queijo japonês), o tempeh (prato indonésio), o leite de soja, a farinha de soja entre outros.

Essa proteína também pode ser usada em substituição à carne, pois o seu gosto pode ficar muito parecido, dependendo do tempero que você utilizar. Se você a fizer e não contar para ninguém, várias pessoas a confundirão com a carne animal.

Como Preparar

Confira estas dicas do VegeTV sobre a proteína de soja e como prepará-la:

Onde Comprar

A proteína de soja pode ser facilmente encontrada nas prateleiras de supermercados e nas de lojas de produtos naturais.

Mas se o seu intuito for emagrecer com a proteína de soja, alie-a a atividades físicas para sentir os seus efeitos queimadores de gordura.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



19 comentários

  1. DANIEL DE OLIVEIRA

    PARABENS POR ESTA MATERIA. ADOREI!!!!

  2. Daniela Lopes

    Parabéns, obrigado pela dica.

  3. Ana

    Acho que poderia ter colocado menos tempero.
    Acabei de comer a proteína de soja(grande. Faço da seguinte forma deixo de molho na água filtrada de um dia para o outro na geladeira, e depois coloco com água, e tudo em uma panela com pouco sal e cebolas picadas deixo por 10 minutos para pegar o sabor da cebola, e depois levo ao fogo, apos fervura deixo cozinhando em fogo baixo e panela fechada durante uns 20 minutos, caso queira a proteína com pouco caldo cozinhe com a panela aberta, e ai está PRONTO! Fica parecendo ensopado de carne, e um gosto maravilhoso.

  4. schirlei

    gente estou fazendo a de frango coloco todos os tenperos que gosto ,ai coloco molho zero calorias fica d+ .muito bom

    • John Scandinavo

      E o que isso tem a ver com a proteína de soja?

  5. schirlei

    comprei a pequena ,e coloco de molho antes com poca agua depois escorro .ai coloco tudo na panela com os temperos e molhos ,

  6. Daniela

    Obrigada!!!! Muito obrigada!!!!
    Você me ajudou a terminar meu trabalho da faculdade.

    Que Deus te abençoe!

  7. meire

    coloco a soja na panela para ferver , depois escorro retiro toda agua , coloco tomate cebola pimentao coentro alho refogo e coloco a soja para da uma refogada com os temperos e boa apetite!

  8. lucirene

    muito informativa a materia

  9. lucirene

    muito boa materia

  10. Cesar

    Mas essa questão da sintetização dos hormônios… isso pode ser considerado como algo preocupante? Até onde essa sintetização de hormônios pode provocar mudanças hormonais numa pessoa?

  11. Marcella

    Trouxe hoje para o almoço! Fervi a soja, escorri, coloquei em uma panela, alho, cebola, tomate, tempero pronto de alho, refoguei com azeite, coloquei extrato de tomate,um pouco de água e a soja para pegar o gosto. Experimentei, ta uma delícia! Quase não consigo trazer para almoçar no trabalho hoje. rs…

  12. nilda

    amei muito bom a materia muito legal

  13. Andreia de Freitas

    Sempre faço a minha soja com legumes.
    Após o escoamento da soja a reservo e enquanto isso faço os temperos (alho, cebolas, pimentões, coentro e sal). Corto os legumes em cubinhos e faço o cozimento a vapor para não perder as propriedades. Em seguida os refogo com os temperos e a soja deixo dar um pouco de fervura e pronto.

  14. roberto

    proteina de soja nem deveria ser vendida como alimento, ja esta mais que provado o mal que a soja faz, se nao for a preparada corretamente. Soja esta longe de ser alimento saudavel,,para homens principalmente deve ser evitado ao maximo. Leite de soja nem pensar…cuidado,,,pesquisem antes de acreditar na industria, a mesma que vende margarina como alimento,,,,um dos piores venenos que a populaçao consome !!..pesquisem!!!!

  15. Elenice Ferreira

    Gostei muito das receitas que vi, eu não sabia que tinha também de frango! Vou fazer! Por favor poderia me informar se a soja ativa os hormônios feminino nos homens, ouvi falar isso, meu filho gosta muito e agora não come mais, é verdade?

  16. JJ

    Na verdade os alimentos que possuem mais proteinas são de origem animal não tem discussão fui a um médico perguntei e ele mesmo me disse proteina de soja é apenas substituta de proteinas animais mas os alimentos que possuem mais proteina são de origem anima soja tem cerca de 16 miligramas de proteinas , carnes vermelhas possuem 29 miligramas , e frango 34 miligramas

  17. rosangela jacovini

    faço a proteina de soja,deixo de molho na agua quente por uma hora mais ou menos refogo co pimentão,tomate e cebola tudo picadinho,oregano e pimenta calabresa,fica uma delicia

  18. Ísola Saggioro

    Povo, deixa de reclamar. O rapaz inclusive comentou sobre estarem falando dos “malefícios” da soja. Não vão só pela cabeça de um. Pesquisem a fundo. Tudo em excesso faz mal, assim como tudo deve ser bem preparado. A carne animal tem mais proteínas, e também mais malefícios. Então é melhor pesquisar outros produtos de origem vegetal que são muito mais saudáveis e juntando vc consegue mais proteína do q na carne.
    Se vc não quer parar de comer carne pq gosta, não adianta colocar a culpa nos alimentos de origem vegetal.

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