Plataforma Vibratória Emagrece?

O objetivo da plataforma vibratória é enrijecer os músculos. Portanto, se você pretende adquiri-la para emagrecer, esse não é o produto correto.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

As propagandas da plataforma vibratória parecem um sonho: imagine perder peso parada! Porém, isso é o que os comerciais dizem, mas não o que especialistas comprovam. Sendo assim, conheça melhor a plataforma vibratória para saber se vale a pena ou não ter uma em casa.

Como Funciona a Plataforma Vibratória

No início, essas plataformas foram criadas para o treinamento de astronautas que, no período em que estavam no espaço, perdiam músculos e ficavam com os ossos fracos devido à falta de gravidade. Então, esse aparelho unia a aceleração com a vibração.

Depois, foram trazidas para tratamentos terapêuticos e para treinamentos de atletas, principalmente porque eram muito grandes e caras. Com o passar do tempo, tornaram-se mais baratas e menores e começaram a aparecer em academias de ginástica a fim de moldarem o corpo. Enfim, atualmente, é possível ter a sua própria plataforma vibratória em casa.

Plataforma Vibratória

O seu segredo, de acordo com o fabricante, é que a sua base, que fica sobre uma placa, vibra em diversas posições e velocidades. Com isso, o corpo se movimenta rapidamente, o que causaria a queima de gordura e o surgimento de músculos. Ao se repetir esse movimento milhares de vezes durante o treinamento, seria possível perder alguns quilos.

Além disso, sobre a plataforma, as pessoas podem ficar em várias posições: em pé, deitadas, somente com os braços apoiados nela entre outras. Ao todo, são mais de 30 exercícios diferentes disponíveis.

Para conhecer melhor a plataforma vibratória, assista o vídeo:

O que dizem os Especialistas

Cientistas da Oregon State University fizeram uma experiência de 12 semanas com ratos, deixando um grupo deles durante 30 minutos por dia 5 vezes por semana sobre plataformas vibratórias. Ao final do estudo, comprovaram a eficácia do produto, pois esse grupo perdeu peso, mas não de forma significante.

Os resultados mostraram, no entanto, que ao invés de utilizar a plataforma para emagrecer, o correto seria usá-la para o enrijecimento muscular e para o fortalecimento dos ossos, ou seja, para o objetivo para o qual foi criada. Além disso, ela ajuda a melhorar as marcas das celulites por deixar a pele mais firme.

Plataforma Vibratória Emagrece?

Contra Indicações

Apesar de não causar esforço físico, a plataforma vibratória não deve ser usada por gestantes, por pessoas que sofram de trombose, doenças cardiovasculares graves, hérnias agudas, neuropatias diabéticas graves, epilepsia, infecções recentes, enxaquecas severas, cânceres ou tumores, doenças neurológicas e embolia pulmonar. Indivíduos que acabaram de passar por cirurgias, que usam bobinas de metal ou pinos ou que passaram por substituição de ancas e joelhos também devem evitar o aparelho, pois ele poderá causar algum problema futuro. Entretanto, sempre é recomendável consultar o médico antes de praticar qualquer atividade física.

Quanto Custa e Onde Comprar

Existem vários modelos e marcas de plataformas vibratórias. Portanto, vale a pena pesquisar antes de adquirir a sua. Em nossa busca, encontramos esse aparelho por preços entre R$900,00 e R$3.000. Elas são vendidas em sites especializados ou em lojas de eletroeletrônicos.

Contudo, se a sua meta é emagrecer, opte pela forma mais certa, ou seja, pelas atividades físicas regulares e pela alimentação equilibrada. Essa união ainda é a única que proporciona resultados bons e saudáveis.

2 comentários

  1. CEMA (17/12/2013)

    Infelizmente, comprei uma Plataforma Vibratoria, mas p/ mim não serviu absolutamente de nada, apenas p/ ocupar espaço, dinheiro jogado fora, propaganda enganosa mesmo, não recomendo a ninguém. O que me ajudou a perder peso, rápido e eficaz, foi o SIMULADOR DE CAMINHADA, aparelho ótimo, esse sim eu recomendo.

  2. gilda b albuquerque (06/03/2014)

    Comprei a PowerBend da KIKOS 1610,60 e é uma porcaria,nao movimenta nenhuma pele ou gordura e a vibração só é sentida dos pes a pouco mais que os joelhos,fora que tem um cheiro horroroso que fezx minha cadelinha vomitar e eu ter dor de cabeça.
    Gostaria de saber qual o modelo e marca que realmente move e vibra o corpo todo,como a tal que aparece na polishop,pelo menos na tv voce ve a pessoa ser toda sacudida.Se alguem puder me dar um modelo que funcione agradeço

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.