Óleo de Copaíba

O óleo de copaíba é praticamente um "milagre da natureza", pois possui propriedades terapêuticas para quase 50 doenças.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

A copaibeira é uma árvore muito comum na América Latina e na África Ocidental. No nosso país, ela existe principalmente na região Amazônica e no Centro-Oeste. De seu tronco é retirada uma resina com a qual se produz o óleo de copaíba que, segundo alguns estudos, além de ser um produto para emagrecer, serve para tratar aproximadamente 50 tipos de doenças.

Benefícios

O óleo de copaíba possui inúmeros benefícios para a saúde, podendo ser usado como antiinflamatório e antibiótico, além de combater micoses, edemas e tumores. Em 2003, cientistas da Unicamp descobriram suas propriedades anticancerígenas, sendo usado no tratamento de 9 tipos de câncer.

Esse “milagre das florestas”, como tem sido chamado, ainda contém ação anti-séptica, cicatrizante, antimicrobiana, expectorante, diurética, estimulante, tônica, laxativa e emoliente. E para aquelas pessoas que têm dificuldade de se alimentar, pode ser usado em pequenas doses para a estimulação estomacal, o que gera a fome.

Óleo de Copaíba

Por possuir propriedades antissépticas, o óleo de copaíba é muito utilizado em casos de sinusite, pois modifica as secreções, restabelecendo as funções das membranas das mucosas, o que acelera a cicatrização. Para tais efeitos, basta aplicar uma gota na ponta do dedo indicador e passá-la na parte interna do nariz, massageando-o por fora. No início, você espirrará bastante, mas os resultados serão fantásticos em apenas 2 ou 3 dias!

A candidíase, uma doença frequente em mulheres e em alguns homens, também pode ser curada com o óleo de copaíba. Para o tratamento desse incômodo, a posologia é a seguinte: dissolva uma gota do óleo para cada 10 quilos seus em um copo com 2 ou 3 dedos de água e beba esse conteúdo. Repita essa receita 3 vezes ao dia, sempre depois das refeições, por 30 dias seguidos.

E para completar, o óleo de copaíba é um ótimo desintoxicante natural, fazendo com que todas as substâncias indesejadas saiam de nosso organismo. Os índios da Amazônia já o utilizavam com esse propósito há muitos anos e a ciência comprovou tal eficiência.

Óleo de Copaíba Emagrece?

Infelizmente, ainda não existe respaldo científico que comprove a eficácia do óleo de copaíba para o emagrecimento. Porém, o óleo de copaíba tem propriedade diurética e regula o funcionamento do intestino, ou seja, ele pode ajudar o corpo contra a retenção de líquido e prisão de ventre. Mesmo assim, não compre o óleo para esse fim, a não ser que seja recomendado pelo seu médico. Afinal, mesmo que ele possua várias propriedades terapêuticas, é preciso saber como usar o produto antes de ingeri-lo, porque se for manipulado erroneamente, poderá até provocar malefícios à sua saúde.

Efeitos Colaterais

Assim como qualquer outro remédio natural ou suplemento, o óleo de copaíba pode sim causar efeitos colaterais, mesmo sendo natural. Um deles é a incontinência urinária noturna, por causa da sua propriedade diurética. Além disso, se for ingerido em grandes quantidades, pode causar diarreias, pois regula o intestino.

Por isso, antes de usá-lo para quaisquer fins, procure o seu médico para que ele o aprove e também para que ele dê a maneira correta de utilizá-lo. Assim, você poderá consumi-lo com segurança e saudavelmente.

Reportagem

O Globo Repórter fez uma reportagem sobre o óleo de copaíba como a nova aposta da medicina fitoterápica. Confira:

Onde Comprar

O óleo de copaíba pode ser encontrado nas melhores farmácias de produtos naturais da sua cidade e também em diversas lojas na internet. Seu preço varia entre 10 – 40 reais dependendo de sua marca.

Experimente Hoje


9 comentários

  1. madalena (14/05/2013)

    gostaria de saber se a cápsula e o óvulo de copaíba podem ser usados juntos

  2. Antonio Luiz Carlini (29/05/2013)

    Ingeri três gotas de oleo de copaiba, aliás um sabor incômodo, logo depois tive o inicio de uma chata dor no lado direito do abdômem, bem próximo do estomago onde estavam 250g de pao e leite. Qual seria a causa do sintoma?

  3. suelen cristine de souza (16/06/2013)

    oi preciso de informasoes para emagreçer

  4. Elio (13/08/2013)

    O óleo da copaíba serve para a cura do tireoide???

  5. josé pedro santos (31/08/2013)

    gostaria de saber si o óleo de copaíba prejudica os órgãos. pois ele desenfl
    moinha próstata…

  6. jeane marcia (17/09/2013)

    ótimo produto.

  7. gislaina (28/05/2014)

    gostaria de saber porque quando tomo 2 gostas do oleo de copaiba eu fico enjoada . tonta , minha pressão abaixa e meu batimento aumenta?

  8. claudete (11/07/2014)

    graças a deus o óleo de copaiba esta sendo ótimo para meu irmão qeu esta fazendo tratamento do cancer de exofogo na primeira semana fez um grande efeito já esta conseguindo comer via oral esta mais diposto ate avoz melhorou .

  9. LOURDES MARTINS DA SILVA (01/09/2014)

    EU QUERO SABER SE ÓLEO DE COPAIBA TAMBÉM PODE SER USADO PARA DIABETE MINHA MÃE TEM E GOSTARIA DE SABER SE ISSO PODE CURA-LA

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.