Óleo de Copaíba

O óleo de copaíba é praticamente um "milagre da natureza", pois possui propriedades terapêuticas para quase 50 doenças.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

A copaibeira é uma árvore muito comum na América Latina e na África Ocidental. No nosso país, ela existe principalmente na região Amazônica e no Centro-Oeste. De seu tronco é retirada uma resina com a qual se produz o óleo de copaíba que, segundo alguns estudos, além de ser um produto para emagrecer, serve para tratar aproximadamente 50 tipos de doenças.

Benefícios

O óleo de copaíba possui inúmeros benefícios para a saúde, podendo ser usado como antiinflamatório e antibiótico, além de combater micoses, edemas e tumores. Em 2003, cientistas da Unicamp descobriram suas propriedades anticancerígenas, sendo usado no tratamento de 9 tipos de câncer.

Esse “milagre das florestas”, como tem sido chamado, ainda contém ação anti-séptica, cicatrizante, antimicrobiana, expectorante, diurética, estimulante, tônica, laxativa e emoliente. E para aquelas pessoas que têm dificuldade de se alimentar, pode ser usado em pequenas doses para a estimulação estomacal, o que gera a fome.

Óleo de Copaíba

Por possuir propriedades antissépticas, o óleo de copaíba é muito utilizado em casos de sinusite, pois modifica as secreções, restabelecendo as funções das membranas das mucosas, o que acelera a cicatrização. Para tais efeitos, basta aplicar uma gota na ponta do dedo indicador e passá-la na parte interna do nariz, massageando-o por fora. No início, você espirrará bastante, mas os resultados serão fantásticos em apenas 2 ou 3 dias!

A candidíase, uma doença frequente em mulheres e em alguns homens, também pode ser curada com o óleo de copaíba. Para o tratamento desse incômodo, a posologia é a seguinte: dissolva uma gota do óleo para cada 10 quilos seus em um copo com 2 ou 3 dedos de água e beba esse conteúdo. Repita essa receita 3 vezes ao dia, sempre depois das refeições, por 30 dias seguidos.

E para completar, o óleo de copaíba é um ótimo desintoxicante natural, fazendo com que todas as substâncias indesejadas saiam de nosso organismo. Os índios da Amazônia já o utilizavam com esse propósito há muitos anos e a ciência comprovou tal eficiência.

Óleo de Copaíba Emagrece?

Infelizmente, ainda não existe respaldo científico que comprove a eficácia do óleo de copaíba para o emagrecimento. Porém, o óleo de copaíba tem propriedade diurética e regula o funcionamento do intestino, ou seja, ele pode ajudar o corpo contra a retenção de líquido e prisão de ventre. Mesmo assim, não compre o óleo para esse fim, a não ser que seja recomendado pelo seu médico. Afinal, mesmo que ele possua várias propriedades terapêuticas, é preciso saber como usar o produto antes de ingeri-lo, porque se for manipulado erroneamente, poderá até provocar malefícios à sua saúde.

Efeitos Colaterais

Assim como qualquer outro remédio natural ou suplemento, o óleo de copaíba pode sim causar efeitos colaterais, mesmo sendo natural. Um deles é a incontinência urinária noturna, por causa da sua propriedade diurética. Além disso, se for ingerido em grandes quantidades, pode causar diarreias, pois regula o intestino.

Por isso, antes de usá-lo para quaisquer fins, procure o seu médico para que ele o aprove e também para que ele dê a maneira correta de utilizá-lo. Assim, você poderá consumi-lo com segurança e saudavelmente.

Reportagem

O Globo Repórter fez uma reportagem sobre o óleo de copaíba como a nova aposta da medicina fitoterápica. Confira:

Onde Comprar

O óleo de copaíba pode ser encontrado nas melhores farmácias de produtos naturais da sua cidade e também em diversas lojas na internet. Seu preço varia entre 10 – 40 reais dependendo de sua marca.

6 comentários

  1. madalena (14/05/2013)

    gostaria de saber se a cápsula e o óvulo de copaíba podem ser usados juntos

  2. Antonio Luiz Carlini (29/05/2013)

    Ingeri três gotas de oleo de copaiba, aliás um sabor incômodo, logo depois tive o inicio de uma chata dor no lado direito do abdômem, bem próximo do estomago onde estavam 250g de pao e leite. Qual seria a causa do sintoma?

  3. suelen cristine de souza (16/06/2013)

    oi preciso de informasoes para emagreçer

  4. Elio (13/08/2013)

    O óleo da copaíba serve para a cura do tireoide???

  5. josé pedro santos (31/08/2013)

    gostaria de saber si o óleo de copaíba prejudica os órgãos. pois ele desenfl
    moinha próstata…

  6. jeane marcia (17/09/2013)

    ótimo produto.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.