O Que Emagrece Mais: Dieta ou Exercício?

A dupla dieta e exercícios deve andar sempre junta para ter benefícios tanto para o corpo quanto para a saúde.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas, Exercícios

Você já deve ter feito essa pergunta, não é mesmo? Isso porque vários sites, revistas e programas de televisão divulgam que, para perder peso, é preciso aliar a dieta a exercícios físicos.

Por isso, estudiosos chegam a conclusões bombásticas sobre essas práticas. Então, veja aqui o que emagrece mais: dieta ou exercício?

Dieta X Exercício

Em primeiro lugar, vamos pela lógica: quanto tempo você demora para queimar 1000 calorias praticando uma atividade física? Claro, isso depende do seu condicionamento físico, do tipo de esporte e do tempo que o pratica. Porém, você poderia levar, em média, no mínimo, 1 hora e meia, se o exercício escolhido for a corrida.

Dieta ou Exercício?

Agora, pensando por outro lado: quanto você teria que tirar do prato para consumir menos 1000 calorias? É lógico que não há como tirar essa quantidade de apenas uma refeição, mas em um dia, é fácil realizar essa proeza.

Portanto, a dieta leva vantagem sobre os exercícios, principalmente porque, para eliminar somente 1 quilo de gordura, é preciso perder nada mais nada menos que 7000 calorias! Com isso, ao fazermos as contas, são necessárias entre 12 e 14 horas de atividades físicas intensas divididas em uma semana, o que é quase impossível para muitas pessoas.

Intuição

As mulheres, por natureza, têm um sexto sentido. Portanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, o emagrecimento está relacionado à intuição da pessoa. Ou seja, se você acredita que perderá mais peso apenas fechando a boca, isso irá acontecer, mas se crer nos exercícios, esses serão a sua fonte do emagrecimento.

Exercícios sem Dieta

Se você consegue perder peso somente com a prática de atividades físicas, parabéns! No entanto, saiba que uma boa dieta é necessária para que o organismo funcione com sucesso. Isso porque os alimentos são a principal fonte de energia, que é o combustível para que o nosso corpo possa realizar os exercícios.

Além do mais, consumindo os alimentos corretos antes e depois dos treinos poderá ajudá-la a perder ainda mais peso, e o melhor: com saúde, pois eles também são responsáveis pelo metabolismo e pelas funções dos órgãos.

Dieta sem Exercícios

Por outro lado, se você acredita que pode emagrecer apenas consumindo menos alimentos, tome cuidado com o seu corpo, que pode ficar com menos gordura, mas com flacidez excessiva. Ela pode ser resultado de um emagrecimento rápido sem a prática de exercícios, que são os responsáveis por manterem a pele mais rígida.

Dieta sem Exercício = Flacidez

Dieta sem Exercício = Flacidez

Por isso, a união entre a dieta e a prática de atividades físicas é tão importante: enquanto a primeira faz com que o organismo receba menos calorias, a segunda ajusta a pele às suas novas medidas.

Por fim, cuidado com as dietas escolhidas, porque muitas restringem uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas necessários ao bom funcionamento do organismo, o que pode lhe ocasionar fraquezas ou até doenças.

Sendo assim, antes de iniciar qualquer dieta, tenha o amparo de um nutricionista, que poderá te recomendar a melhor para o seu caso. Assim, você também não correrá o risco de passar pelo efeito sanfona, que te deixará com a pele flácida e com a auto-estima baixa.

No Peso Ideal






Escolhido Para Você

1 comentário

  1. michele pereira da silva (15/01/2014)

    gostaria de emagrecer qual o melhor exercício para perder a barriga?

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.

Descubra o seu peso ideal