O Que Comer à Noite

Descubra o que você pode comer de noite e alimentos que deve evitar

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

Após um dia corrido de trabalho, a nossa única vontade é abrir a geladeira e devorar quilos e quilos de alimento. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com a refeição noturna, pois durante o sono, nosso metabolismo fica mais lento e os níveis de gordura aumentam. Sendo assim, saiba como não engordar e o que comer à noite.

O que posso comer a noite?

Por outro lado, se você acha que deixando de se alimentar no período noturno emagrece, está completamente enganada. Nosso organismo precisa de alimentação contínua para que possa funcionar corretamente. Afinal, tudo entra em colapso sem combustível. No nosso caso, ele é o alimento.

Existe também uma lenda que reza que, para perder peso, é preciso ficar sem comer carboidratos após as 18 horas. Na verdade, esse tipo de nutriente é responsável por grande parte da energia que necessitamos para continuar vivendo e, portanto, deve estar presente em todas as nossas refeições diárias. Nutricionistas chegam a recomendar que nos alimentemos de 50 a 60% de carboidratos por dia.

O que comer a noite para não engordar?

No entanto, você precisa saber que existem 2 tipos de carboidratos: os simples, encontrados no açúcar de mesa, das frutas, do mel e do leite e nos refinados e nas farinhas. E temos ainda os completos, presentes em biscoitos, massas, cereais e arroz, preferencialmente nos integrais por causarem maior saciedade e também no milho, na mandioquinha, na mandioca e na batata.

Como os complexos promovem maior saciedade por conterem mais fibras, que incham no estômago, devem ser preferidos na alimentação noturna. Além disso, eles melhoram o trânsito intestinal, limpando o organismo.

No entanto, cuidado com a quantidade, que deve ser diminuída à noite, já que a digestão é mais lenta. Prefira pães integrais e se não conseguir ficar sem o delicioso pão francês, retire o miolo ou coma apenas metade dele. E o recheio deve ser feito com alimentos leves como queijo branco, legumes e verduras.

Uma dica é tomar shakes específicos para ajudar na perda de peso. Os shakes são compostos por nutrientes que equilibram o organismo diminuindo a vontade de comer e alguns ainda possuem vitaminas e minerais antioxidades que previnem o envelhecimento, cálcio que fortalece os ossos e substâncias como a isoflavona que alivia os sintomas da TPM!

Evite

Agora, fique longe de alimentos calóricos como frituras, doces, refrigerantes, sucos em pó, queijos amarelos e macarrão instantâneo. Cuidado também com as frutas, especialmente se não praticar atividades físicas porque, se consumidas em grandes quantidades, podem engordar por causa do açúcar e do carboidrato existentes em sua composição. O leite em excesso pode causar mal-estar durante o sono, pois fermenta no estômago.

Dieta

Para não engordar, você precisa ter uma dieta balanceada durante todo o dia. Para tanto, seja disciplinada, fazendo uma reeducação alimentar com alimentos certos no seu cardápio. Coma de 3 em 3 horas, fazendo as refeições principais com menos calorias. Não adianta pular o almoço, o jantar ou o café da manhã achando que assim emagrecerá, pois desse modo, você terminará ainda mais gorda, pois quando o corpo fica sem energia, ele a estoca em forma de gordura, resultando nos famosos pneuzinhos.

Melhores Alimentos para Comer a Noite

Portanto, no café da manhã, coma pão ou bolacha integrais com queijo branco, uma xícara de chá ou café com adoçante e uma fruta como o mamão ou a maçã. Após 3 horas, coma outra fruta ou 3 bolachas integrais. O almoço deve ser leve, com arroz integral, feijão, uma carne grelhada e bastante salada. 3 horas mais tarde, outra fruta ou bolachas integrais e no café da tarde, um pão integral com queijo branco e um suco de frutas naturais.

Entre o café da tarde e o jantar, não deixe de se alimentar novamente com uma fruta ou bolachas integrais para então finalizar com uma janta leve, que pode ser feita com um lanche natural ou um prato com 2 colheres de sopa de arroz integral, uma carne grelhada e muita salada.

A última refeição do dia deve ser feita 2 horas antes de ir para a cama, mas se sentir fome, beba um copo de leite morno ou de iogurte.

E não se esqueça de fazer atividades físicas, pois uma boa dieta tem resultados muito mais rápidos aliada a eles. Além disso, eles promovem um ótimo bem-estar e saúde para o seu corpo.

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16 comentários

  1. Emily Souza (19/06/2013)

    Tenho 15 anos peso 60,kilo mais eu min acho gorda oque eu fasso pra perder 30 kilo oque comer?
    comer folha a noite ajuda a perder peso?

  2. Marcela lins (07/07/2013)

    Gostei muito das dicas que voce deu,vai mim ajuda muito na minha dieta.tchau

  3. adevaldo (10/07/2013)

    quanta vezes devo fazer caminhada pela manhã

    • Anônimo (28/07/2013)

      caminhada de meia hora

      • Cloutiude (11/08/2014)

        10 vezes pela manha podi ti ajuda!E fexa boka amilga

  4. Natali Regina (31/08/2013)

    Nossa estou pesando 82 kilos foi depois que engravidei não conseguir mas fecha a boca estou quase em depressão preciso perder peso ter a vida que tinha antes.O q faço?

  5. jucileide (30/09/2013)

    tenho 1,61 peso 67 kg nao como nada de massa,e nao consigo perder peso será porque , bem como 6 bolacha agua e sal pela manha e 4 atarde,almoço salada e carne a vontade,jantar tbm,faço caminhada todos os dias de 40 min.pesava 69,700 com 3 meses cheguei nos 67kg oque fazer p acelerar?oque estou fazendo de errado.

  6. Rosa leal (24/11/2013)

    olá, gostei muito da dica do que se deve comer à noite pois esse é o meu maior problema tenho sempre fome mas à noite nunca estou satisfeita.

  7. larissa castro (27/11/2013)

    eu tenho 17 anos e peso 73kg não como mt a noite não consigo emagrecer que alimento posso comer pra emagrecer

  8. NELSON RODRIGUES JUNIOR (23/12/2013)

    tenho 47 anos e peso 130 kg, qual alimentação adequada para o jantar?

  9. Loraine (03/02/2014)

    Adorei essas dicas saudáveis
    Vão me ajudar muito no meu objetivo de emagrecer 2 kilos

  10. Anônimo (19/03/2014)

    Adorei as dicas
    Obrigada

  11. Ionete Bandeira Rocha (01/06/2014)

    obrigada.essas dicas ajudam bastante.Gostaria que mandasse uma dica de reeducação alimentar,colocando horários,como fazem os nutricionistas.obrigada.

  12. celene (12/06/2014)

    exercicio sempre ajuda

  13. Gabriela Campos (22/06/2014)

    Oi Meu Gabriela e tenho 24 anos no momento peso 86 , mas minha maior dificuldade e perder a barriga .
    bom sou muito ansiosa e quero muito emagrecer procuro novidades em questao a alimentação . Me ajudem ??

    obrigada bjs

  14. Anônimo (11/08/2014)

    Olá; Tenho 14 anos e peso 122kg
    estou me sentindo um pouco assima do peso então optei
    por jantar somente sopa minestrone todos os dias será que vai dar certo?
    Ñ consigo fazer uma caminhada de 10 minutos se quer e sinto muita fome o tempo todo, então optei em comer massas apenas 03 dias da semana ja ajuda né.

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