O Que Causa Inchaço?

Vários motivos podem ocasionar o inchaço de partes do corpo. Por isso, é preciso saber qual é o seu para agir diretamente sobre ele.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Bem Estar

Há dias em que nos sentimos inchadas: a calça já não entra, os sapatos ficam apertados e fica aquela sensação horrível de mal estar, como se a barriga, as pernas e os pés estivessem gigantes. E não é gordura, mas sim, água, toxinas ou proteínas acumuladas. Existem vários motivos para o inchaço que podem estar relacionados à má alimentação, a alguns hábitos comportamentais ou a problemas de saúde. Preocupada? Então, saiba aqui o que causa o inchaço, também conhecido tecnicamente como edema:

o-que-causa-inchaco

Alimentação

O excesso de sódio na alimentação faz com que o organismo passe a acumular água e sal no espaço intersticial, causando o inchaço. Esse é o edema comum, que pode ser facilmente resolvido com a redução do sal nos alimentos. Além disso, evite refrigerantes (suas versões “zero” contêm ainda mais sódio), alimentos processados, frios e conservas.

Ao invés disso, prefira temperar as suas refeições com ervas e outros temperos saborosos como pimenta, alho e cebola. Invista também nos diuréticos como chás, sucos detox, verduras e frutas, que são capazes de eliminar o sódio do seu organismo. E não se esqueça de sempre levar a sua garrafinha de água contigo: beba ao menos 2 litros por dia e não terá mais problemas de inchaço!

Sedentarismo

Com certeza você já sentiu as suas pernas e os seus pés inchados após ficar por muito tempo sentada, seja em ônibus, carro, avião ou em qualquer outra situação em que tenha que permanecer na mesma posição. Isso acontece porque o sangue não consegue circular por todo o corpo, acumulando água nas regiões em que ele não chega, já que a pressão hidrostática aumenta. Para que esse incômodo passe, basta se levantar e caminhar um pouco ou, se puder, coloque os pés para cima.

o-que-causa-inchaco1

Lindefema

Lindefema é o nome técnico do acúmulo de linfa (toxinas) no organismo. Ela pode ser eliminada através das glândulas linfáticas, que podem funcionar melhor com a massagem linfática. Alimentos e bebidas diuréticas e antioxidantes também são ótimos para fazer com que a linfa seja colocada para fora, acabando com esse inchaço. E do mesmo modo que o edema comum, o linfodema precisa de muito líquido para acabar.

Mixedema

O mixedema, por sua vez, acontece devido ao acúmulo de proteínas do organismo. Você já deve ter ouvido falar que pessoas com problemas nos rins ficam inchadas, não é mesmo? É o caso do mixedema. Ele normalmente aparece no rosto, embaixo das pálpebras. Se esse for o seu caso, ingira menos alimentos protéicos como carnes, ovos, frango e grãos, além de ingerir muita água e líquidos diuréticos.

Variações Hormonais

Esse tipo de inchaço é muito mais comum em mulheres, pois aparece principalmente nos períodos pré-menstruais devido às variações hormonais. Grávidas e recém-mamães também sofrem com isso. Para acabar com isso, é preciso ingerir bastante líquido e água, além da massagem linfática.

Insuficiência Cardíaca

Ela ocorre quando há muita retenção de água e sal, além da ação dos hormônios. Com isso, ficam acumulados especialmente nas pernas, nos tornozelos e nas coxas. Nesse caso, consulte urgentemente um médico para que os medicamentos necessários sejam ingeridos para que o problema não fique ainda mais grave.

Artigos que podem ser úteis

No Peso Ideal






Escolhido Para Você

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.

Descubra o seu peso ideal