Linhaça Marrom x Linhaça Dourada

Saiba qual o melhor tipo de linhaça para emagrecer

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

Depois de séculos utilizada na medicina natural e na alimentação, a linhaça (semente do linho – nome científico: Linum usitatissimum) é hoje, considerada um alimento funcional.

O linho é uma planta originária da Ásia e cultivada principalmente na Ucrânia, Rússia, Argentina, Canadá e Estados Unidos e em menor escala no Brasil,principalmente no estado do Rio Grande do Sul. Com sabor semelhante ao da castanha, a semente possui textura firme e levemente amarga.

Duas variedades são conhecidas e cultivadas, a marrom e a dourada. A primeira é cultivada em climas quentes e úmidos como é o caso do Brasil e apresenta a casca mais resistente. Já a segunda tem sabor mais suave e é cultivada em climas mais frios como o Canadá e norte dos Estados Unidos.

tipos de linhaça

Propriedades

Os alimentos funcionais são considerados de grande importância no aumento da expectativa de vida da população por trazerem benefícios para o organismo, exercendo efeito metabólico ou fisiológico, contribuindo para o bem estar físico e para a redução do desenvolvimento de doenças.

A linhaça especificamente é uma semente oleaginosa rica em lipídeos, fibras dietéticas e proteínas além de vitaminas A, B, D e E, e minerais como: potássio, fósforo, magnésio, cálcio e enxofre.

Composição da linhaça por 100 gramas de parte comestível

Composição Unidade Resultados

Umidade % 6,7

Energia [kcal] 495

Proteína g 14,1

Lipídeos g 32,2

Carboidratos g 43,3

Fibra Alimentar g 33,5

Fonte: Modificado de TACO – Tabela Brasileira de Composição de alimentos, 2006.

linhaça preta e dourada

Benefícios para a saúde, qual a melhor?

Segundo estudiosos, a semente possui três componentes que apresentam ações farmacológicas importantes que vêm sendo avaliados em estudos relacionados a cânceres como mama, próstata e cólon, doenças cardiovasculares, hepáticas e renais, perda óssea, lúpus e diabetes. Popularmente ela é conhecida pelas suas propriedades anticancerígenas e antioxidantes – aquelas que bloqueiam os efeitos dos radicais livres que podem danificar células sadias do nosso corpo.

As variedades marrom e a dourada, não diferem muito em suas composições químicas. Em abundância no Brasil, asemente marromjá foi acusada de maior toxidade, sendo cultivada com a utilização de agrotóxicos. Tem maior quantidade de fibra dietética diferenciando-se da dourada, que é considerada menos tóxica e com maior funcionalidade nutricional/maiores teores de proteína.

Importante ressaltar que a variedade dourada é consumida e estudada a mais tempo.

Como usar para emagrecer:

A semente é famosa mundialmente por apresentar propriedades emagrecedoras. Por possuir alta concentração de fibras e também substâncias que aumentam a sensação de saciedade (fibras e óleo), o seu consumo diminui o apetite. Encontrada para consumo em quatro formas diferentes -óleo, farinha, sementes e suplementos, a linhaça pode ser importante para o controle da obesidade.

Segundo estudos sobre os efeitos da farinha de linhaça em pessoas obesas coordenados pela nutricionista Wânia Monteiro da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), aliada a uma dieta com menos calorias, a farinha viabiliza a dieta hipocalórica e ajuda na prevenção de ataques de gula. Segundo Monteiro, após três meses de experiência recebendo um acompanhamento nutricional personalizado, as pacientes apresentaram “queda significativa no peso, no índice glicêmico e no LDL, o colesterol ruim”.

A sugestão é que ela seja consumida no café da manhã, prolongando no decorrer do dia, a sensação de saciedade.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



1 comentário

  1. SONIA DA SILVA VIANA

    como posso usar a linhaça para perde peso é difícil?

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