Hortelã – Tudo Sobre

A hortelã pode ser usada como tempero, aromatizante, medicamento e, de quebra, ajuda a emagrecer.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

Ela está presente em quase tudo. Seja desde uma simples bala, goma até teve aplicação na indústria bélica durante os anos de guerra, mas vamos somente nos ater aos seus benefícios a nossa saúde. A hortelã é mundialmente conhecida e utilizada por causa do seu aroma refrescante que destaca seu sabor em pratos quentes ou frios, doces e salgados.
Nospaíses árabes, é tão usada na culinária diária, que é consumida em forma de chá para as pessoas se refrescarem. Sim, bebem o chá de hortelã, mesmo quente, para espantar o calor. Parece um absurdo, mas é verdade. Logo entenderá como isso é possível. Além de tudo, é rica em vitaminas B, C e D, e também em minerais como o potássio, magnésio, ferro e sódio, daí a razão de auxiliar na nossa saúde e combater vários males e ainda é um ótimo digestivo.
O efeito refrescante da hortelã ocorre porque suas enzimas acionam a sensação de frescor no organismo, ainda que consumido em forma de chá. Seus compostos ativam essa sensação, é por isso que em países de climas quentes, seja na bebida ou comida, a hortelã é muito utilizada.

hortela-tudo-sobre

Benefícios para a Digestão

A hortelã auxilia as funções digestivas porque ativa muito as glândulas salivares e demais enzimas digestivas nos respectivos órgãos envolvidos no sistema digestivo. Assim, pode ser utilizado quando aquela queimação e má digestão nos afetam. Basta consumir um chá ou um suco de limão com hortelã, que em poucos minutos tudo estará resolvido.

Chega de Estresse!

Acalma a agitação da mente porque seu aroma forte e único decorrente de muitas substâncias naturais, ativa no cérebro um estado de relaxamento. Seus compostos naturais fazem isso per si quando consumido, é algo que os estudiosos tentam decifrar em detalhes, mas o entendimento sobre essa atuação calmante é constatada há muito tempo. Por isso é muito indicado para quem busca uma boa noite de sono. Eis a razão também é muito utilizada na fabricação de perfumes e sabonetes aromáticos.

Ação Expectorante

Limpa a traqueia e a garganta, removendo muco, e alivia a respiração. Uma forte aliada no combate a gripe e ao resfriado bem como a asma. Basta consumir seu chá sempre que estiver com alguma congestão nasal ou outra via respiratória que logo o problema ameniza em razão do seu aroma.

A Pele Agradece

Tem ainda ação anti-inflamatória podendo ser aplicada sobre machucados, feridas não cicatrizadas, arranhões, e além do mais, tem ação inibidora das coceiras decorrentes de alguma reação alérgica. Basta aplicar sobre a área da pele afetada. Tem ainda ação antioxidante e detox, podendo ser consumida em chá para combater celulites e estrias.

Em suma, são esses os principais benefícios da hortelã para nossa saúde, é também constatado que ela pode ser usada no combate de cravos e espinhas e até contra câncer de pele. É uma planta que está presente há muito tempo na história da humanidade, desde a China antiga, Pérsia até na Escandinávia. Tem inúmeras derivações e tipos, mas todas com os mesmos princípios ativos e substâncias benéficas. Nunca é demais consumir esse milagroso remédio que a natureza nos provê. Use e abuse da hortelã que o corpo agradece.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



Comente!




*Campos obrigatórios