Hidroginástica Emagrece?

A hidroginástica promove a queima de calorias e a tonificação muscular.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Exercícios

A hidroginástica, como o próprio nome diz, é a ginástica praticada na água. E se você tem dificuldades em encontrar a atividade física que mais lhe agrada, ela pode ser o que tanto procura, pois é divertida, contagiante e queima muitas calorias. Sendo assim, conheça melhor a hidroginástica para se matricular agora mesmo na academia!

Como a Hidroginástica Funciona?

Caso você tenha medo de praticar esse esporte por não saber nadar, não se aterrorize, já que a água da piscina chegará no máximo até os seus ombros. Portanto, não haverá perigo de se afogar. Além disso, o professor estará sempre por perto e não deixará com que nada de ruim te aconteça.

Em algumas academias, há piscinas de água quente, o que favorece a prática dessa atividade também no inverno. Ela é realizada com o professor fora da água, que vai fazendo movimentos aeróbicos como correr, pular, levantar os braços, seguindo o ritmo da música contagiante. Então, os alunos, dentro da água, devem imitar os seus movimentos, que serão executados com muito mais facilidade por causa da água.

Hidroginástica

Como a água é 12 vezes mais resistente que o ar, os exercícios praticados em seu interior tornam-se mais pesados. Porém, como o seu corpo fica 90% mais leve dentro da água, parecem bem mais leves. Com isso, seus músculos ficam mais fortes e tonificados e a perda de calorias é maior. Uma aula de 1 hora de hidroginástica promove a perda de aproximadamente 400 calorias, e com muita alegria e diversão.

Contudo, para conseguir melhores resultados, adote também uma dieta equilibrada e saudável.

Benefícios da Hidroginástica para a Saúde

Além de promover a perda de peso, a hidroginástica traz vários benefícios para a sua saúde: ela aumenta o metabolismo e a elasticidade, melhora a circulação sanguínea, causa menos impacto nas articulações, melhora a capacidade respiratória e ajuda a levantar o astral. Assim, a concentração torna-se melhor, assim como o sono e o relaxamento.

E para melhorar, você sai da piscina sem um pingo de suor e sem aquela sensação de fadiga comum em outras atividades aeróbicas como a corrida e a bicicleta.

Conheça mais benefícios na reportagem da TV Minha Vida:

Contra Indicações

A hidroginástica pode ser praticada por qualquer indivíduo, pois ela é de baixo impacto. Sendo assim, pessoas idosas podem se beneficiar bastante com ela, assim como pessoas que possuem problemas articulares.

No entanto, se você é cardíaco, procure um médico antes de iniciar as suas aulas.

Hidroginástica Emagrece?

Outras Indicações

A hidroginástica não é indicada apenas para aquelas pessoas que pretendem emagrecer com pouco esforço. Exatamente por essa característica, quem sofre com lesões ou deficiências físicas também pode praticá-la, mas em aulas particulares e adaptadas para cada caso. A medicina já comprovou os efeitos terapêuticos da água e, por isso, a hidroginástica tem conquistado cada vez mais adeptos.

Portanto, não fique aí parada. Corra para a academia mais próxima da sua casa e comece a frequentar as aulas de hidroginástica para ficar com o corpo esbelto, bonito e com a vitalidade em máxima frequência!

15 comentários

  1. Marcilainebitencourt (22/07/2013)

    Meu medico me indicou hidro para melhorar a coluna. Será? Que realmente ajuda

  2. Dejanira (26/07/2013)

    Tenho 36anos 1.60de altura peso 84kl estou em pânico por mais que tento fazer dietas nao sete muito efeito perco três quilos e engordo 1/2 nao sei o que fazer

  3. lucilene dos santos dias (13/08/2013)

    tenho doença de behçet autoimune e de vido uma medicação(talidomida) que tomei por causa da doença, infelizmente me causou neuropatia periférica nos membros inferiores, estou pesando 85kg, gostaria de saber se posso fazer a hidroginastica… faço tratamento da doença com prednisona 5mg, azatioprina,liryca,calcio… enfim predciso muito emagrecer para melhorar a minha alto estima… aguardo um retorno abraço!!!

  4. Niuda Soares Cerqueira (13/08/2013)

    QUAL O MELHOR,HIDROGINÁSTICA OU USAR UM SIMULDOR DE CAMINHADA?

  5. APARECIDA CRISTINA CLARO CARNEIRO (26/08/2013)

    Preciso perder barriga,hidroginastica ajuda?

    • LEO DE MEDEIROS FREITAS (01/11/2013)

      Bom dia, ja eatou fazendo a Hiroginastica 5 dias por semana durante uma hora, sera que vou perder peso e principalmente essa bariguinha tao indesejada, em tambem estou fazendo dieta bem orientada, sera que estou no caminho certo.

  6. Maria terezinha s dias (05/09/2013)

    o que eu posso comer para fazer a hidroginastica pela manhã…

  7. DAIANE RODRIGUE DE OLIVEIRA (31/10/2013)

    EU DAIANE GOSTO MUITO DE ÁGUA ACHO QUE VAI SER DIVERTIDO FAZER HIDROGINASTICA

  8. Anônimo (06/11/2013)

    hidroginastica e bom pra quem tem ernia de discolombal

    • Anônimo (19/01/2014)

      para mim foi muito bom, melhorou bastante as dores da coluna e na perna

  9. dulcineia (19/01/2014)

    as minhas dores na coluna e perna por causa da hérnia melhoraram bastante quando eu fazia hidro

  10. Jacinta Rodriguesa (25/02/2014)

    o simulador de caminhada substitue a caminhada a ar livre?

  11. Priscila (14/04/2014)

    Tenho me sentindo tão bem com a hidroginástica.

    Na aula passada, estava tão deprimida, com muitas dores no corpo, desanimada. Depois da aula de hidro, foi como se a água tivesse limpado a minha alma. Estava em êxtase. As dores tinham ido embora. Dormi muito bem e estava muito animada. Como se tivesse tomado doses cavalares de serotonina.

    Super recomendo!

  12. carina de paula (22/05/2014)

    adorei as aulas;)

  13. vera lucia lourenço pinto santos (23/06/2014)

    estou com dificuldade para fazer hidro agora que esta frio . sou iniciante e estou ficando so resfriada . sinto que a agua da picina esta fria ,o que devo fazer? obs: sou sedentaria tenho doenças de artrite,artrose e anciedade,faso uso de medicamentos p/ depreçao.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.