Ginástica Aeróbica

A ginástica aeróbica proporciona inúmeros benefícios ao seu corpo e à sua mente com exercícios de fácil execução.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Exercícios

Se você não tem paciência de ficar malhando em uma academia por hora a fio para perder a barriguinha, a sua solução certamente é a ginástica aeróbica, pois as suas aulas são dinâmicas e divertidas. Ela utiliza exercícios aeróbicos em ritmo de dança e ao som de músicas vibrantes. Ficou interessada? Então leia esse artigo para conhecer um pouco mais sobre a ginástica aeróbica.

Benefícios

Como a ginástica aeróbica mexe com todos os músculos do corpo em ritmo acelerado, o sistema cardiovascular é sobrecarregado. Com isso, o sangue necessita absorver mais oxigênio, o que faz com que os órgãos como os pulmões e o coração  funcionem com mais energia. Assim, o oxigênio pode ser transportado mais eficaz e rapidamente para todo o organismo. Além disso, os músculos precisam da adenosina trifosfato para realizarem os exercícios e tais enzimas só serão produzidas com a queima de gordura e glicose, que é feita com o uso do oxigênio.

Ginástica Aeróbica

Sendo assim, a ginástica aeróbica tem vários benefícios a nos oferecer, em todos os âmbitos de nosso ser: fisiológico, motor, sócio-afetivo e psicológico.

Como ela faz com que a gordura e a glicose sejam incineradas, promove o emagrecimento corporal, objetivo de quase todos os praticantes. Ela também proporciona maior resistência física e previne doenças cardiovasculares e respiratórias, trazendo muito bem-estar.

No âmbito motor, as pessoas ficam com melhor coordenação, agilidade, postura corporal, domínio espacial e reflexo enquanto no campo sócio-afetivo, ganham mais amigos e adquirem novos valores sociais.

Os praticantes da ginástica aeróbica ainda ficam mais tranquilos, relaxados, com melhor auto-estima, percepção do corpo e desempenho sexual.

A ginástica aeróbica é composta por movimentos suaves e pesados, rápidos e lentos para que os praticantes possam esquentar os músculos aos poucos até alcançar o seu ápice. Desse modo, todos os músculos são trabalhados adequadamente a fim de fornecer melhorias globais a essas pessoas.

Além dessa modalidade ser encontrada em diversas academias, também existem categorias esportivas que podem ser tidas como aeróbicas. São elas a corrida, a caminhada, o ciclismo, o remo entre outras. Portanto, se você preferir perder as gordurinhas correndo, caminhando ou pedalando, estará praticando exercícios aeróbicos.

Exercícios

Uma aula de ginástica aeróbica contém tanto exercícios de baixo impacto quanto de alto impacto. Eles devem ser alternados para que não exijam muito esforço dos músculos e dos ossos a serem trabalhados.

Ginástica Aeróbica Emagrece?

Essa ginástica também pode ser praticada em casa e, por isso, listamos os exercícios mais comuns em suas aulas:

  • Elevação de joelhos: levantar um joelho de cada vez, formando um ângulo de 90º com a perna.
  • Marcha estacionária: movimento de marcha no lugar.
  • Corrida ou caminhada: devem ser feitas paradas.
  • Step-touch: dar um passo grande para um lado e para o outro. Enquanto as pernas estão abertas, abra os braços e quando as fecha, feche-os também.
  • Grapevine: comece parada e abra a perna direita para o lado. Cruze a perna esquerda pela frente e puxe a perna direita para o lado, levando a esquerda ao seu encontro. Em seguida, repita o movimento para o outro lado.
  • Polichinelo: comece parada. Dê um salto e abra as pernas e os braços. Dê outro salto e feche as pernas e os braços.

Confira este exercício de ginástica aeróbica completa produzido pela Solange Frazão:

Confira esta seleção de vídeos de exercícios aeróbicos para se inspirar:

Além desses exercícios, você pode encontrar mais em vídeos postados no YouTube. Assim, você poderá participar de uma aula de aeróbica para ver se você está pronta para frequentá-la na academia. Certamente, você vai adorar e não conseguirá mais parar de movimentar o corpo.

5 comentários

  1. bruno (13/06/2013)

    muito bom me ajudou muito para eu e meu grupo fazermos um trabalho de ed. fisica . muito obrigado ;)

  2. Katilaine (14/08/2013)

    Olá pessoal. Gostei muito do que li. As informações me foram muito úteis. Estou fazendo ginástica aeróbica na academia com o objetivo de perder a barriga. Trabalho numa Unidade de Saúde como Agente Comunitária ,realizando visitas às famílias e explanando sobre a prevenção e promoção da saúde. Formamos um grupo de caminhada onde realizamos atividades como: caminhada, exercícios rítmicos com a a assistência de uma professora de educação física. Fiquei muito feliz com o que aprendi e com certeza irei repassar aos participantes do nosso grupo. Parabéns.

  3. Neurivalda P Neponuceno (27/08/2013)

    Adoro essa aula, só fico triste por que nao estou aí presente.

  4. wady (05/10/2013)

    Parabéns pelo belíssimo trabalho. Recomendarei a DEUS meu pai.

  5. Maurelio Morelli (29/01/2014)

    Parabéns. Gostei do que li, mas gostaria que me indicasse onde eu posso conseguir um CD com demonstração de ginástica aeróbica.

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