Gengibre – Tudo Sobre

O gengibre é uma raiz multiuso: como medicamento, na culinária e também para o emagrecimento saudável.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

Hoje o assunto será sobre uma raiz que faz milagres para nossa saúde. Uma raiz muito utilizada no mundo todo há milênios. Sua origem é na Ásia, mais precisamente na Índia, China e na Ilha de Java. Tem aplicação medicinal e na culinária, onde é usada como uma magnífica especiaria por causa do seu sabor picante e aroma característico das demais plantas da sua família, as Zingigeráceas, plantas que podem medir até um metro de altura, e de fácil adaptação para o seu plantio em qualquer lugar do mundo. Nesse artigo, você conhecerá tudo sobre o gengibre:

gengibre-tudo-sobre

História

O gengibre foi descoberto pelos europeus há muito tempo por causa das Cruzadas. E em Portugal, por volta dos anos de 1520 a 1530, há registros de sua utilização durante o reinado de Dom João III. No Brasil, sua chegada está registrada em mais ou menos logo após o Descobrimento do Brasil, por volta do ano 1600, onde foi amplamente difundido e atualmente nem notamos que sua origem seja estrangeira, de tão comum e de tão adaptada que a planta está em nossas terras.

Uso Medicinal

O uso medicinal do gengibre é muito conhecido, pois tem como ação principal aquecer os órgãos. É um excelente termogênico. Nos pulmões, por exemplo, sua atuação faz com que os órgãos se aqueçam e, consequentemente, estimula a produção de secreções, fazendo com que muitas impurezas sejam expelidas, por isso, há recomendações de uso do gengibre no tratamento antitabagista para auxiliar a expulsão das impregnações que o tabaco causa nos pulmões.

É um grande aliado do sistema digestivo, com ação antibacteriana, recomendado para o tratamento de diarreias, e ainda pode ser utilizado para combater enjoos, vômitos e náuseas. E ainda é indicado para digerir alimentos muito gordurosos. Ainda há estudos que indicam que o gengibre combate a bactéria Heliobacterpylori, bactéria esta que causa as gastrites e úlceras no estômago. No Japão, utiliza-se muito óleo de gengibre para massagear o corpo para o tratamento de dores na coluna e articulações.

Na Culinária

Outra aplicação famosa do gengibre é na gastronomia. Seu sabor picante é bem versátil e, por isso, tanto pode ser usado em pratos doces ou salgados e pode ser utilizado de várias formas: em conserva, cristalizado, seco, fresco ou desidratado com sal ou açúcar. Porém, não se recomenda utilizar mais de uma forma de conservação, porque o gengibre em pó, por exemplo, é mais aromático que picante, assim, ou se utiliza uma forma ou outra, não sendo recomendado misturar um gengibre em conserva misturado com um gengibre cristalizado no mesmo prato. Seu suco é muito usado no oriente para temperar frango e outras aves.

Na Dieta

Em qualquer situação, é um grande aliado das dietas por causa do seu efeito termogênico tanto no meio culinário e medicinal. Aquece os órgãos fazendo-os trabalharem mais e com isso, mais energia é gasta, porém deve tomar um certo cuidado porque o gengibre abre o apetite, por isso é usado como remédio. Cuidado para não estragar a dieta, porque é uma planta que alegra tudo, o temperamento das pessoas, alegra os pratos, alegra a vida, por isso use com moderação, pois é uma via de mão dupla e requer um certo controle, senão você come mais!







Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.