Freekeh: O Grão da Vez para Emagrecer

O Freekeh é a novidade mais comentada do momento por causa dos inúmeros benefícios trazidos à saúde e, principalmente, por ajudar no processo de emagrecimento.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Produtos

O Freekeh, cuja pronúncia é “friki”, é um grão originário da Síria, onde é cultivado há 10.000 anos. É considerado um supergrão porque possui inúmeros nutrientes benéficos para a saúde e também por ajudar no processo de emagrecimento. Nunca ouviu falar? Então, conheça aqui o Freekeh, o grão da vez para emagrecer.

Benefícios para a Saúde

O Freekeh é um trigo verde torrado com um ótimo sabor e, por isso, é muito apreciado na cozinha árabe. Em sua composição, são encontrados 2 antioxidantes: a luteína e a zeaxantina. Ambos são carotenóides, conhecidos por protegerem os tecidos contra a ação dos radicais livres. Portanto, mantêm o organismo livre de inflamações, infecções e ainda previnem o envelhecimento precoce das células. Também são os únicos antioxidantes presentes na macula dos olhos, mais conhecida como retina, sendo importante contra a degeneração macular, que pode acontecer mais facilmente em pessoas idosas.

Por possuir uma grande quantidade de proteínas, substitui a proteína animal com sucesso. Nesse caso, pode entrar como substituto do arroz, principalmente na dieta de vegetarianos.

Freekeh

Diabéticos se beneficiam do Freekeh porque o grão possui baixo teor glicêmico. E as fibras nele encontradas fazem com que o controle da glicemia seja realizado, além de ajudarem a melhorar o trânsito intestinal.

Já a sua ação prebiótica faz com que o grão seja fermentado no intestino, formando ácidos graxos de cadeia curta. Assim, a mucosa intestinal se beneficia, ficando livre de doenças como o câncer colorretal e a diverticulite.

Além disso, o Freekeh contém minerais como o ferro, o potássio, o cálcio, o cobre, o sódio, o magnésio e o zinco e vitaminas A, B1, B2, C e E.

Como o Freekeh Ajuda a Emagrecer

O Freekeh também ficou famoso pela sua ação emagrecedora graças à presença de fibras. Tais nutrientes são importantes para fazerem uma verdadeira varredura no organismo, livrando-o de toxinas e gorduras. E como são difíceis de serem digeridos, ficam no estômago por mais tempo, deixando-o com a sensação de saciedade por mais tempo.

Salada Freekeh

As fibras são importantes ainda no processo digestivo, pois aumentam e endurecem o bolo fecal, que sai com mais facilidade. Portanto, pessoas que sofrem de prisão de ventre devem incluir esse alimento em sua dieta. Porém, não se esqueça de ingerir bastante água durante o dia, ou o efeito poderá ser o contrário.

Contra Indicações

Como contém glúten, o Freekeh só não deve ser consumido por celíacos, ou seja, pessoas com alergia ao glúten.

Onde Encontrar

O Freekah ainda é pouco comum no Brasil, mas algumas lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação já o possuem em suas prateleiras. E se houver algum restaurante árabe na sua região, procure-o por lá, pois possivelmente o encontrará.

Como Consumir

O Freekah pode ser consumido de diversas formas: como guarnição no lugar do arroz ou misturado a ele, em pães, em recheios, em saladas, em sopas entre outros. Basta usar a sua criatividade que ele cairá bem com qualquer prato. O seu sabor é levemente defumado.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



Comente!




*Campos obrigatórios