Exercícios para a Panturrilha

Para ter panturrilhas delineadas e firmes, faça exercícios específicos para trabalhar os músculos da região.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Exercícios

As panturrilhas são a parte mais visível das partes, pois podem ser notadas mesmo com saias longas, bermudas ou vestidos. Portanto, devem estar muito bem trabalhadas para serem mostradas com orgulho. Para tanto, é necessário ter um pouco de paciência e bastante força de vontade para praticar exercícios para a panturrilha e moldá-la ao seu gosto. Assim, será possível desfilar com pernas lindas e torneadas para tirar o fôlego de qualquer homem.

Panturrilha em Pé

Para que esse exercício tenha melhor eficácia, posicione-se em frente de um degrau, uma caixa pesada baixa ou um step. Mantenha apenas as pontas dos pés sobre esse apoio e, lentamente, vá levantando todo o corpo somente com elas. Segure-se nessa posição por 3 segundos e retorne à posição inicial. Faça 10 movimentos, até completar 3 séries com descansos de 20 segundos.

Fortalecer Panturrilha

Para trabalhar diferentes músculos das panturrilhas, existem variações desse exercício: com os pés voltados para a frente, todo o músculo será exercitado. Se estiverem apontados para fora com os calcanhares unidos, os músculos internos serão fortalecidos e, se estiverem voltados para dentro, a parte externa deles será beneficiada.

Posteriores de Coxa e Panturrilha

Para fazer esse exercício, você precisará de um colchonete e de um pedaço de pano, que pode ser um lençol ou um cachecol velho. Deite-se de costas e passe o pano sob um dos pés, mantendo a perna reta. Puxe-a lentamente para cima, até chegar ao ponto que seus músculos da coxa começarem a doer. Enquanto realiza esse levantamento, inspire. Segure nessa posição por 10 segundos e retorne à posição inicial devagar, expirando. Repita o movimento com a outra perna até completar 10 movimentos. Descanse por 30 segundos e faça mais 2 séries.

Panturrilha Sentada

Sente-se em uma cadeira com um peso de 3 quilos sobre as coxas e mantenha as costas completamente eretas. Apóie bem as plantas dos pés voltados para a frente sobre o chão. Levante os pés até ficar sobre as suas pontas. Sinta a força sobre as panturrilhas. Faça esse movimento 10 vezes e descanse por 20 segundos. Repita mais 3 séries. As mesmas variações que podem ser realizadas com a panturrilha em pé podem ser utilizadas na panturrilha sentada para trabalhar diferentes músculos da região.

Agachamento de Panturrilha

Exercícios para Panturrilha

Esse exercício é um pouco difícil de ser realizado, mas com um pouco de prática, você conseguirá fazê-lo sem problemas. É só ter calma, paciência e bastante equilíbrio. Posicione-se de pé com a coluna ereta. Fique nas pontas dos pés e vá flexionando os joelhos até que alcancem a linha dos pés. Enquanto isso, dobre o tronco para a frente de modo que fique paralelo ao chão e com os braços esticados para a frente para ajudar no equilíbrio. Tente ficar nessa posição por pelo menos 3 segundos e, então, retorne à posição inicial lentamente. Repita o movimento mais 4 vezes e descanse por 30 segundos. Se conseguir, faça mais 2 séries. Caso contrário, vá treinando até dominar bem o exercício. Ele fará com que as suas panturrilhas fiquem firmes e bem torneadas.

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