Estrias X Celulite

Enquanto as estrias são provocadas pelo estiramento abrupto da pele, as celulites são resultado do excesso de gordura e toxina nas células.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Estética

Se existem 2 grandes pesadelos para as mulheres, eles têm nomes: estrias e celulites. Entretanto, após os 30 anos, é muito difícil se ver livre desses problemas que atingem a sua pele. Porém, o que muita gente não sabe é diferenciar um do outro, e acaba confundindo o que tem na pele. Há diferenças marcantes que podem nos ajudar a determinar o que realmente temos para que possamos agir corretamente sobre o problema. Portanto, nesse artigo, esclareceremos as principais diferenças entre estrias e celulite. Preste atenção e olhe-se no espelho para saber o que você tem:

estrias-x-celulite

O Que é Estria?

As estrias comumente aparecem no peito, no abdômen, nas nádegas, nos braços e nas coxas. Normalmente, começam rosadas e, aos poucos, vão se tornando vermelhas e roxas. Inicialmente, são rachaduras coloridas e, vagarosamente, quando mal cuidadas, vão se transformando em listras irregulares, passando para o branco e ficando parecidas com cicatrizes. Pessoas com pele negra ou morena podem apresentar estrias com coloração mais e Elas acontecem quando a pele é muito esticada, até que perde a sua elasticidade e, quando volta à posição inicial, surgem as estrias como resultado. Por isso, é comum que grávidas ou pessoas com sobrepeso ou obesas, assim como praticantes de musculação, apresentem tal problema com mais frequência. Pessoas que utilizam anabolizantes ou corticóides por muito tempo também têm mais possibilidades de apresentarem estrias.

Como Elas Se Formam?

As estrias são formadas por causa da destruição das fibras elásticas e colágenas encontradas na nossa pele, sendo resultados do estiramento excessivo da pele. Dessa forma, há uma redução da espessura da epiderme e da derme, o que faz surgir os famosos desenhos parecidos com cicatrizes. Quando em graus mais iniciantes, podem causar coceiras ou ardências. Há 2 tipos de estrias, as recentes e as antigas. As primeiras possuem a cor rósea ou púrpura, enquanto a segunda se torna esbranquiçada. Como estão em formação, as estrias recentes podem ter uma pequena coceira, sendo acompanhadas por uma inflamação local. Por sua vez, as antigas, nas quais já aconteceram a atrofia mais intensa das fibras elástica e colágena, não há mais inflamação.

O Que é Celulite?

A celulite aparece quando há um acúmulo de água e de gordura na camada inferior da pele e se fundem com o colágeno em partes do corpo como as nádegas, as coxas, quadris e abdômen. Ou seja, é causada pelo inchaço das células de gordura, sugando cada vez mais gordura para crescer, o que torna a aparência da pele parecida com uma casca de laranja, ficando cheia de furinhos, rugas e mole. Como as mulheres contêm mais gordura corporal, esse problema aparece muito mais nelas que nos homens, porém, ambos os sexos podem apresentá-lo.

Por Que Surge a Celulite?

Embora o sobrepeso seja uma das maiores causas do aparecimento da celulite, mulheres magras também podem apresentá-la, pois elas podem ter um desequilíbrio entre a quantidade da gordura corporal e a massa muscular, o que faz com que possuam mais gordura que músculos. Ao unir esse desequilíbrio com a ação dos hormônios femininos, da herança genética e das alterações da microcirculação e dos linfáticos, haverá a formação de celulite. Fatores externos como o estresse, a má alimentação, o tabagismo, o alcoolismo, a exposição à poluição e o sedentarismo são outras causas da celulite.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.






Comente!




*Campos obrigatórios