Diuréticos

Os diuréticos são aumentam o fluxo urinário, fazendo o corpo eliminar água, toxinas e sódio.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

Os diuréticos podem ser naturais ou artificiais, mas a sua função é a mesma: aumentar o fluxo de micção, principalmente para o tratamento de doenças como insuficiência cardíaca, pressão alta, diabetes, insuficiência renal, glaucoma, edema cerebral, hipercalcemia e doença hepática. Nesses casos, são essenciais, mas em outros, podem não funcionar de modo adequado. Portanto, conheça melhor os diuréticos lendo esse artigo.

Diurético Natural

Para ter uma vida saudável, é preciso alimentar-se de produtos diuréticos, pois eles são responsáveis pelo bom funcionamento dos rins, que limpam o sangue, eliminando as toxinas através da urina. E se você não possui nenhuma das doenças listadas acima, o melhor é optar pelos diuréticos naturais, sendo que o principal deles é a água. Sendo assim, ingira de 8 a 10 copos desse líquido diariamente, ou 2 litros.

Diurético - Chá de Hibisco

Além da água, temos outros diuréticos naturais como a água de coco, os sucos naturais, o café e os chás. Frutas como a melancia, a laranja, o melão, o abacaxi e o morango são ótimos diuréticos, assim como legumes como o aipo, a cenoura, o aspargo, a salsa, o chuchu e o agrião. O melhor chá diurético é o de salsa, mas outros como o de cidreira, hortelã, abacateiro, cavalinha, hibiscus erva-doce e quebra-pedra.

Portanto, em um tratamento fitoterápico contra doenças cardiovasculares e de insuficiência renal, esses chás são muito utilizados, demonstrando resultados positivos.

Diuréticos Emagrecem?

Os diuréticos provocam a perda de líquido, mas isso não significa que eles emagreçam. Eles até podem causar essa impressão, mas o que as pessoas perdem com os diuréticos é apenas líquido, e não gordura.

O caso do cantor sertanejo Luciano, que faz dupla com seu irmão Zezé di Camargo, foi divulgado em todas as mídias. Ele foi internado por parada cardíaca em outubro de 2011 por ter ingerido um medicamento diurético com o intuito de emagrecer. No entanto, houve uma queda no nível de potássio em seu sangue, o que acarretou o problema cardíaco.

Diuréticos: Como desinchar

Por isso, se você pretende emagrecer, fique longe dos diuréticos, porque eles poderão causar sintomas como câimbras, tonturas, arritmia cardíaca, ácido úrico, confusão mental, cansaço e desidratação. Desse modo, escolha opções mais saudáveis para perder os quilinhos extras. Beba um bom suco de frutas e coma bastante hortaliças e frutas.

Tipos

Existem 3 grupos principais de medicamentos diuréticos e eles possuem 2 efeitos em comum: a diminuição de sal e de água do organismo. Conheça-os:

  • Diuréticos Tiazídicos: aumentam com moderação a expulsão da urina e são os únicos que podem ser usados como vasodilatadores sendo, por isso, indicados para o tratamento de doenças cardiovasculares. Os compostos mais conhecido entre os tiazídicos são a hidroclorotiazida e a indapamida.
  • Diuréticos de Alça: recebem esse nome por atuarem nas alças dos rins, removendo grandes quantidades de sódio deles, o que produz a eliminação urinária em grandes proporções. Portanto, eles são usados principalmente no tratamento de insuficiência cardíaca congestiva e em casos emergenciais. Entre os mais usados deles está a furosemida.
  • Diuréticos para poupar Potássio: além do sódio, da água e das toxinas, o potássio também é eliminado na urina pelos 2 diuréticos acima mencionados. E para que o organismo não sofra com a perda desse nutriente, esses diuréticos são recomendados.

Como potencializar o efeito do diurético

Se você pretende potencializar os efeitos dos diuréticos, basta ingerir 2 tipos deles, mas não se esqueça de que para tanto, é necessário passar por uma consulta médica, afinal, são cápsulas de medicamentos e podem ser prejudiciais à sua saúde.

Conheça alguns alimentos diuréticos nesta reportagem:

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



4 comentários

  1. Ana Cristina

    adorei esse aula foi muito prazerosa

  2. Ana Cristina

    gostaria de saber que frutas e verduras serve pra circulaçaõ do sangue

  3. Anônimo

    como tomar?

  4. santos ramon

    apos o uso de diuréticos ,tem que engerir bastante água para nao desidratar

Comente!




*Campos obrigatórios