Dietas Saudáveis Para Perder Peso

Opte por dietas saudáveis para perder peso, pois além de ganhar saúde, não correrá o risco de sofrer com o "efeito sanfona" das dietas restritivas.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

Há pessoas que se desesperam ao verem o peso na balança e procuram por imediatismo, ou seja, por uma dieta extremamente restritiva que, claro, fará com que percam peso rapidamente, porém, com o mínimo de saúde. E o pior: assim que alcançarem o seu objetivo, voltarão a engordar tudo o que perderam, ou até mais, pois devido à restrição alimentar, passarão a comer abusivamente e o corpo armazenará mais gordura, produzindo o chamado “efeito sanfona”, causador de estrias. Para não passar por essa terrível situação, opte pelas dietas saudáveis para perder peso, que te ajudarão a manter o peso sem prejudicar o seu organismo:

dietas-saudaveis-para-perder-peso

Reeducação Alimentar

Dentre todas as dietas saudáveis para perder peso, a reeducação alimentar é sempre a mais recomendada. Isso porque ela faz com que você opte por cardápios de baixa caloria saudáveis e se alimente mais vezes ao dia, fazendo de 5 a 6 refeições. Para tanto, ingira um café da manhã que inclua frutas, cereais e alimentos integrais e, após 2 ou 3 horas, faça um pequeno lanche da manhã, que pode ser um iogurte, uma fruta ou 2 bolachas integrais. No almoço, capriche nos legumes e nas verduras, em 2 colheres de arroz, uma proteína e uma gordura boa e, depois de 2 ou 3 horas, faça um pequeno lanche da tarde pouco calórico e saudável. Finalmente, jante uma sopa ou um prato com salada de folhas com legumes e, antes de dormir, coma uma fruta, um copo de gelatina ou de iogurte com granola. Parece difícil se acostumar a essa rotina, principalmente se trabalha fora, mas ela deve se tornar um hábito para conseguir emagrecer.

Dieta Sem Glúten

De uns tempos para cá, o glúten tem sido visto com um dos maiores vilões da balança e da saúde. Isso porque essa substância protéica possui grandes quantidades de calorias, elevando a concentração de gordura corporal, provocando o sobrepeso e a obesidade, o que leva a quadros clínicos perigosos como infartos, AVCs, má circulação entre outros. Embora seja complicado alimentar-se sem glúten, atualmente há várias opções disponíveis no mercado. Para tanto, substitua a farinha de trigo pela de arroz ou de amêndoas. Além disso, inclua bastante legumes, verduras e oleaginosas em suas refeições para ter uma vida mais saudável e nutritiva.

Dieta Mediterrânea

Os povos da região do Mediterrâneo (gregos, espanhóis, franceses, italianos, turcos, albaneses, egípcios, libaneses, argelinos, sírios e marroquinos) possuem uma alimentação bastante saudável e equilibrada e, por isso, tornou-se uma das dietas mais famosas da atualidade. Ao incluir frutas, legumes, peixes, nozes, grãos integrais, batatas e azeite nas refeições, feitos de maneira light, claro, é possível perder peso com saúde e disposição. Por sua vez, outras carnes e o leite e seus derivados devem ser consumidos com moderação, mas há a possibilidade de ingerir uma taça de vinho ao dia ou um copo de suco de uva integral. Fique longe das frituras e do excesso de gordura.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



Comente!




*Campos obrigatórios