Dieta Dukan

Aprenda aqui como fazer a dieta Dukan, ela pode emagrecer você de maneira fácil, rápida e para sempre

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

O sonho de toda pessoa que faz um regime é emagrecer corretamente para evitar o ganho de peso, o que geralmente acontece com a maioria após alguns meses liberados daquela sufocante dieta. Dar fim no efeito sanfona é o que promete a Dieta Dukan.

O nutricionista francês Pierre Dukan revolucionou e mudou totalmente esse conceito com uma dieta que emagrece mesmo e ainda traz uma série de benefícios à sua saúde. A sua dieta ficou conhecida quando foi publicada no livro “Eu não consigo Emagrecer” e vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo todo. O livro ensinava de um jeito saudável, rápido, fácil e eficaz a manter a boa forma e o passo a passo de como fazer a tal “dieta de fases” como ficou conhecida a Dieta de Dukan. Além disso, o livro ficou famoso depois de aparecer diversas vezes no programa da Ana Maria Braga que tornou a dieta ainda mais popular no Brasil.

Como Funciona?

Dieta Dukan

É muito simples entender como funciona essa dieta. Você precisa somente entender de verdade as fases da dieta Dukan que vamos ensinar separadamente mais abaixo. As fases da dieta vão influenciar diretamente seus dias ou quanto tempo você permanecerá no regime. As opções de cardápios são as mais variadas e você poderá comer alguns alimentos à vontade para garantir que não passará fome ou fará imensos sacrifícios para perder peso.

Essa dieta é ideal para quem procura perder peso com emergência, pois os resultados dela são praticamente imediatos. Existem registros de pessoas que perderam 1 kg já no primeiro dia do processo.

Como Fazer a Dieta Dukan?

Você passará por quatro fases e cada uma delas é muito importante para que você obtenha um resultado satisfatório. Se chegar na última fase tendo seguido tudo corretamente, você manterá seu peso para o resto da vida, podendo voltar a engordar  somente em caso de distúrbios ou descontrole mesmo, já que a dieta ajuda o seu organismo a entender que ele vai funcionar de uma forma diferente e a seu favor, mesmo quando você comer aquele docinho quando sentir vontade. 

Dieta Dukan Fases (introdução sobre as fases da dieta)

As quatro fases da dieta de Dukan são:

Ataque

Nessa fase, como o próprio nome já diz você terá de chocar seu organismo reduzindo drasticamente o consumo de carboidratos e consumindo apenas os que estão dispostos em uma tabela de 72 alimentos permitidos por serem fontes de proteína. A fase ataque costuma durar de 3 a 7 dias, dependendo da quantidade de pesoq ue a pessoa precise perder.

Transição

Esta é a fase onde você alternará o seu cardápio entre as proteínas puras com alimentos com proteínas e legumes combinados de uma forma especial a cada dia.

Consolidação

Essa fase dura cerca de 10 dias por cada quilo perdido e vai dar a oportunidade de reintroduzir aos poucos os alimentos que estavam suspensos da sua alimentação na primeira e segunda fases.

Estabilização

Como o nome já diz, é a fase que você ensinará o seu organismo para manter o peso alcançado. Nela, você fará o que o autor chama de quinta-feira proteica para toda a vida, alimentando-se uma vez por semana, sagradamente, apenas de proteínas magras como na fase ataque. É este artifício que o fará controlar o peso para sempre.

Farelo de Aveia [Oat Bran]

O farelo de aveia é de uso obrigatório na dieta Dukan para facilitar a atividade intestinal, já que durante as primeiras fases, a ingestão de fibras é pouca e pode causar severa prisão de ventre. É importante salientar, que o farelo de aveia é retirado da casca da aveia, ou seja, a parte menos calórica do cereal, não podendo ser substituído por aveia comum ou triturada.

Cada fase permite uma quantidade: na fase ataque, você precisará ingerir 1,5 colher de sopa do farelo de aveia todos os dias; na cruzeiro ou transição, a quantidade sobre para 2 colheres de sopa; já na fase consolidação, são 3 colheres de sopa, e na estabilização, que será para o resto de sua vida, você comerá 3 colheres de farelo de aveia por dia.

Laticínios

Durante as primeiras fases da dieta Dukan, você poderá ingerir até 700g ou mL de laticínios magros por dia. E você vai decidir como usar sua cota, dividindo entre leite desnatado, iogurte desnatado natural, queijo cottage zero, ricota zero, requeijão zero, contanto que não ultrapasse essa quantidade pré-determinada.

Ovos

Para quem não tem problemas de colesterol, o Dr. Dukan sugere o consumo de até 2 gemas por dia, para quem tem algum histórico de diabetes, o recomendado é até 3 gemas por semana. em qualquer caso, as claras são ilimitadas pois são fonte de proteína magra e pura.

Primeira fase da Dieta Dukan (Ataque)

Essa é uma fase de adaptação. É quando você estará informando ao seu organismo que a partir desse dia ele receberá outros alimentos e, portanto funcionará de outra forma. Essa fase dura cerca de 5 dias

Cardápio - Dieta Dukan

Nesses dias, você só poderá comer proteína pura, carnes peixes e aves magros à vontade. Apesar do nome, você não passará fome nem terá uma imensa dificuldade em seguir o regime. Claro que dependendo do estilo de vida que você leva, seu organismo sentirá a mudança mas nada muito radical.

Você pode consumir os alimentos permitidos à vontade, em qualquer momento do seu dia mas não poderá usar nada de gordura para preparar os alimentos, ou seja, as carnes precisam ser cozidas ou assadas, ou mesmo grelhadas em panelas antiaderentes sem gordura nenhuma. Peixes podem ser assados em papilotte. Você só voltará a usar gordura para cozinhar na terceira fase da dieta. 

Use como temperos: alho, cebola, shoyu light (até 1 colher), limão para tempero, ervas frescas ou secas, pimentas à vontade e evite o consumo excessivo de sal.

O que você pode consumir?

  •  Carnes magras de todos os tipos, exceto pato e suína, pois contém muita gordura em suas fibras. Cortes magros e sem pele são obrigatórios, evite costela bovina, asas de frango, fraldinha e acém. Todos os peixes são permitidos.
  •  Frios como presunto magro, de frango, blanquet de peru  e peito de peru light
  •  Lacticínios com zero gordura, como iogurtes naturais desnatados sem gorduras, leite desnatado, queijo cottage zero, requeijão zero [vendido no Brasil apenas da marca Danubio].
  •  2 ovos por dia, no máximo
  •  Refrigerantes [Guaraná e Coca] desde que sejam do tipo “Zero”. Não podem ser ingeridos refrigerantes de fruta como Fanta, Sprite e Aquarius.
  •  Gelatinas zero [até meio pacote por dia].

Segunda fase da Dieta Dukan (Transição ou cruzeiro):

Nessa fase, você irá misturar as proteínas da primeira fase com alguns legumes e vegetais. Nessa segunda fase, diferente da primeira, você terá restrição de quantidade e deve ser feita em dias alternados. Em um dia, você come as proteínas da primeira fase e no outro dia segue a lista de alimentos permitidos a partir de agora.

Essa fase pode demorar, pois é a fase em que você alcançará o seu peso desejado. Então tudo depende da sua boa vontade de controlar corretamente a sua alimentação e o seu organismo.

Você pode agregar à sua dieta os seguintes alimentos:

  • Tomate
  • cebola
  • vegetais folhosos
  • todos os tipos de abóboras
  • couve-flor
  • pimentão
  • Pepino
  • Rabanete
  • Espinafre
  • Couve
  • Aipo
  • Alface
  • Acelga
  • Berinjela
  • Vagem

Terceira fase da Dieta Dukan (Consolidação):

Essa é talvez a mais importante das quatro fases dessa dieta. Como o próprio nome já diz, é a fase da consolidação.  É aqui que você irá provar ao seu organismo que aprendeu a se alimentar corretamente e não vai cair nas velhas tentações que são os maiores inimigos de toda dieta quando se chega ao final.

Você permanecerá nessa dieta, cerca de 10 dias por cada quilo perdido. Se você, por exemplo, perdeu 10 quilos, ficará nessa dieta 100 dias. Você poderá comer nessa fase, alguns alimentos que estavam proibidos, mas claro, com limite e cuidado. Para evitar as tentações, essa fase abre para você, dois dias na semana para você comer aquelas gostosas e tentadoras guloseimas. Nesse caso, você só não poderá repetir o prato ou fazer os dois dias livres seguidamente. 

Quarta fase da Dieta Dukan (Estabilização):

Essa é a fase mais fácil da sua dieta e a mais duradoura.  Ela é muito importante porque é a fase teste para você, nela você provará pra si mesmo que poderá manter seu peso sem excessos e comendo com controle um pouco de tudo.

Quantos Quilos Posso Perder com a Dieta Dukan?

A quantidade de quilos que você perde com essa dieta vai depender do seu esforço e do seu organismo. Em média, você pode perder 5 kg ao mês. Já no primeiro dia de dieta é possível perder 1 quilo.

Cardápio

O menu da Dieta Dukan não é fixo mas você poderá ter muitas sugestões de cardápios e receitas clicando aqui.

Alimentos Permitidos

Depende de cada fase. Como explicamos mais acima, cada fase tem seu cardápio indicado e deve ser rigorosamente seguido.

Alimentos Proibidos

Também depende de cada fase.  A partir da terceira fase, praticamente não existem alimentos proibidos de fato, mas você deve cuidar no tamanho das porções para não exagerar nos alimentos muito cheios de gordura e açúcares.

O Livro

Dieta Dukan  - Ana Maria Braga A dukan virou o livro “Eu não consigo emagrecer” que foi tema de várias reportagens no programa da apresentadora Ana Maria Braga: Mais Você. Além disso, se tornou a Dieta da Princesa Kate Middleton que secou muitos kg antes do casamento e outras celebridades como a Jennifer Lopez e Penélope Cruz. Best-seller, só em 2008 foram vendidos 3,5 milhões de exemplares só na França. No Brasil o sucesso é tão grande que clínicas de estética adotaram os cardápios para clientes emagrecerem mais rápido. A média de peso perdida é de até 10 kg por mês, segundo o próprio dr. Pierre Dukan.

A Dieta Dukan fez tanto sucesso que também originou o lançamento de mais dois livros que complementam e atualizam o processo: 300 Receitas DukanMétodo Dukan Ilustrado e Confeitaria Dukan.

Reportagem

O programa Fala Brasil da TV Record fez um especial sobre a Dukan que explica um pouco mais olha só:

Experimente Hoje


5 comentários

  1. marcia maria (12/09/2013)

    gostaria de conseguir um cardapio pronto com alimentos baratos

  2. Eliana (30/09/2013)

    Também gostaria de um cardápio pronto com alimentos baratos

  3. angela (05/11/2013)

    MUITO BOA A DIETA

  4. Wellington Andrade (06/01/2014)

    Boa tarde, a media de perca de peso é 5 kg/mês e não 5 kg/semana como mensionado acima!!! Perdi 40 kg em 8 meses seguindo o Metodo Dukan. Abraços.

    • bruna (07/01/2014)

      Wellington, cada um tem uma perda na Dukan. Tudo depende da atividade física, do metabolismo e do uso dos chamados alimentos tolerados, quanto menos você usá-los, mais rápido vai emagrecer. O próprio dr. Dukan garantiu na sua palestra no Brasil, que se você seguir à risca a dieta, sem usar nenhum tolerado e fazendo exercícios físicos, você perde 10 kg por mês. E na fase ataque, a perda normalmente gira em torno de 5 kg em uma semana.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.