Dieta dos Pontos

A dieta dos pontos é um sucesso entre quem busca reeducação alimentar e saúde.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

Você com certeza já deve ter escutado falar da dieta dos pontos, uma dieta em que você segue uma tabela de caloria dos alimentos e agrega pontos ao seu cardápio diário podendo prolongar seu programa por meses, dependendo de quantos quilos você deseje eliminar.

Essa dieta foi lançada em 1969 pelo médico endocrinologista Dr. Alfredo Halpern com a intenção de mudar o método das dietas que já existiam. Você pode encontrar essa dieta em livro “A Dieta que Sempre Funciona” ou nas publicações da editora Abril que é uma das maiores responsáveis pela popularização dessa dieta aqui no Brasil.

Dieta dos Pontos

De fato, essa dieta emagrece mesmo e o segredo está na famosa tabela. Não existe nenhuma mágica, o jeito mais rápido, fácil e eficaz de você perder peso nesse caso é simplesmente anotar e calcular tudo o que vai comer todos os dias. Você não terá nenhum alimento proibido, mas poderá evitar alguns destes para que a sua dieta dos pontos traga mais benefícios à sua saúde além de manter a boa forma. Você emagrecerá corretamente, de uma forma saudável e sem grandes sacrifícios já que você terá uma dezena de opções de alimentos.

Como Funciona?

Não existe um segredo de como funciona, como falamos antes. Você terá apenas que saber combinar  alimentos da tabela em suas refeições, para que coma corretamente e regularmente. Tanto sem fazer exageros como sem fazer grandes esforços para emagrecer.

É um método fácil e eficiente.

Como Fazer a Dieta dos Pontos?

Você terá em mãos uma tabela de alimentos com um sistema de pontos fixo e para saber quanto pode comer, você terá que fazer um simples cálculo (vamos ensinar como calcular mais abaixo). A partir de então, toda e qualquer refeição sua terá que ser calculada e você deve apenas seguir a quantidade de pontos liberados para cada uma delas. É um método bem simples de seguir.

Cardápio

O cardápio nessa dieta deve ser cuidado sempre. Isso porque você está livre para comer todo tipo de alimento e pode acabar extrapolando tudo em uma única refeição. Então, o mais aconselhável é você programar o que vai comer.

Como Gerenciar os Pontos Permitidos

Se você está em um dia normal, sem nada além do seu cotidiano, você pode dividir os seus pontos igualmente para as refeições se acha que come a mesma quantidade nas três. Se você come mais no almoço, separe uma quantidade de pontos maior para essa refeição e assim sucessivamente. Se sobrar pontos em uma refeição, você poderá transferi-los para a próxima.

COntagem de Calorias da Dieta dos Pontos

Mas se você está naqueles dias de festa e logo mais a noite comerá um pouco a mais, pegue leve durante o dia e deixe para usar seus pontos naquela festinha sem nenhum peso na consciência.

Alguns alimentos causam um certo “atraso” na sua dieta e podem ser evitados. Por exemplo. Se você comer aquela feijoada, mesmo estando dentro dos pontos, você depositará em seu organismo gorduras, calorias em excesso e uma refeição de difícil digestão. Você não deixará de emagrecer porém o processo retardará.

O ideal é que você faça 6 refeições diárias e em horários espaçados não ultrapassando o limite de 3 horas entre elas.

Dieta dos Pontos Tabela

Fica muito difícil tabelar todos os alimentos que você pode comer, e principalmente fica inviável você andar com essa tabela para todos os cantos afim de consultar cada alimento que você irá comer.

E então você pergunta: Como eu vou resolver esse problema?

Você tem duas formas, uma arriscada e outra eficiente.

A forma arriscada é você andar com um bloquinho de notas e anotar exatamente tudo o que você consumiu. No final do dia, você só tem que consultar a tabela e somar seus pontos. O risco dessa forma é você consumir além do permitido e sair da sua dieta.

A segunda forma, um pouco mais segura é ter em mente que 1 ponto na sua dieta equivale a 3,6 calorias. Sabendo disso, você só terá que fazer os cálculos e marcar quanto você consumiu, já que praticamente todos os alimentos vêm com informação sobre calorias presente. 

Dieta dos pontos - Tabela de Bebidas, Legumes, Grãos e Mais Dieta dos pontos - Tabela de Doces e Frutas

Dieta dos Pontos: Calculadora

Existem, em toda a internet, calculadoras online em que você pode mais rapidamente saber quantos pontos pode consumir na sua dieta dos pontos.

Você pode acessar um dos modelos aqui bastando apenas preencher os dados. Existe uma forma de fazer esse cálculo manual, porém é um pouco confuso e principalmente depois de conhecermos essas calculadoras. Elas fazem o cálculo certinho e de uma forma bem fácil. 

Como Calcular os Pontos

Como falamos mais acima, você poderá calcular qualquer refeição sua sem problema sabendo da equivalência entre os pontos e as calorias do alimento consumido.

Mostramos que 1 ponto equivale a 3.6 calorias. Para fazer os cálculos você tem apenas que dividir a quantidade de calorias do alimento ingerido por 3.6 e o resultado será o número de pontos gastos naquele alimento 

Quantos Quilos Posso Perder com a Dieta dos Pontos?

Vai depender de quanto você come. Você pode emagrecer até 5 kg na primeira semana se comer alimentos mais saudáveis e de fácil digestão. Evite o radicalismo em prol de uma perda maior de peso. Isso pode causar algum dano a sua saúde. Emagreça saudavelmente e foque no objetivo dessa dieta, que é fazer você perder peso sem deixar de comer o que gosta. 

Alimentos Permitidos

Você pode comer tudo de que gosta desde que dentro dos seus pontos diários. Evite exageros em uma refeição apenas.  

Alimentos Proibidos

Apesar de falarmos o artigo inteiro que não existem alimentos proibidos, evite comer qualquer tipo de gordura trans. Essa gordura é um depósito de LDL ou colesterol ruim, que é o colesterol que não devemos ingerir. Os alimentos com gorduras trans, alteram o colesterol do seu organismo e podem trazer complicações. Tirando os alimentos com gordura trans do seu cardápio, você poderá comer livremente o que sentir vontade.

 Resultados

Aqui vão algumas dicas para você seguir a dieta dos pontos:

  • Evite exceder os pontos de cada refeição para descontar na próxima. Isso fará com que você sinta fome, o que não deve acontece nesse processo.
  • Procure fazer pelo menos 6 refeições por dia com intervalos de no máximo 3 horas entre elas, isso mantém seu metabolismo acelerado e você, consequentemente, queima mais calorias.
  • Coma em média 5 porções de diferentes vegetais durante o seu dia. Isso vai deixá-lo saudável.
  • Beba de 6 a 8 copos de água por dia, você se manterá hidratado e saciado pois algumas vezes o organismo confunde sede com fome e nos faz comer mais.

Fora isso, os resultados são bem satisfatórios e você além de emagrecer aprenderá a controlar a quantidade de alimento que consome.

Para mais dicas sobre a dieta dos pontos, assista ao vídeo abaixo:

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