Dieta do Tipo Sanguíneo

Aprenda a fazer a dieta certa para seu tipo de sangue e emagreça com saúde.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

Poucas pessoas sabem, mas existe uma dieta alimentar para cada tipo de sangue. Essa dieta do sangue nada mais é do que a divisão de grupos alimentares baseados nos tipos de sangue (A, B, AB e O) e que viabilizam, além da perda de peso, a proteção contra alguns problemas de saúde. Especialistas defendem a teoria que a dieta do tipo sanguíneo evita problemas como câncer, esclerose, infartos e outras doenças graves. Além de evitar esses problemas, a dieta do sangue também pode levar uma pessoa a emagrecer até 6 quilos em um único mês.

Como funciona?

Para entendermos melhor a dieta do grupo sanguíneo, temos que entender um pouco sobre cada tipo de sangue. Isso é importante para saber o porquê de alguns alimentos serem aparentemente “inofensivos” e de repente serem proibidos por alguns especialistas de nutrição quando vai montar a dieta de seu paciente.

Dieta do Tipo Sanguíneo

Antes de conhecer as características de cada tipo sanguíneo, temos que entender que, cada pessoa é um caso particular. O que é bom para o João, por exemplo, pode não ser bom para o Francisco. Isso pode se resolver com essa dieta, mas nada como procurar um médico para melhor orientá-lo.

Esta dieta funciona corretamente desde que você utilize os alimentos recomendados para o seu tipo sanguíneo.

Como fazer a dieta do tipo sanguíneo?

Como falamos mais acima, você tem que entender sobre seu tipo sanguíneo para fazer com que a dieta funcione corretamente. Ela é eficiente e funciona mesmo se você não seguir pelo tipo sanguíneo, porém não terá os benefícios de que seu organismo precisa.

Principais Características de cada Tipo Sanguíneo (A, B, AB, O)

Sangue Tipo A – pessoas que se alimentam de legumes e verduras. Fazem parte de 36% da população e geralmente são cultivadores e agricultores.

Sangue Tipo B – são as pessoas com o sistema imunológico mais forte de todos. Essas pessoas apresentam uma boa tolerância ao leite e seus derivados. Compõe 10% da população mundial e geralmente são nômades.

Sangue Tipo AB – como o nome já antecipa, é uma composição de pessoas do tipo A com pessoas do tipo B. Fazem parte desse grupo, cerca de 4% da população mundial. Possuem uma alimentação mais diversificada que dos outros tipos de sangue, o que permite “transitar” entre os dois tipos iniciais (A e B).

Sangue Tipo O – foi o primeiro tipo sanguíneo descoberto no mundo. Encontram–se nesse grupo, exatamente metade da população mundial. São pessoas ativas, musculosas e que gostam bastante de carne.

Cardápio 

Para montar seu cardápio diário, você tem que saber exatamente o que deve comer de acordo com seu tipo sanguíneo. Cada tipo de sangue tem opções infinitas de alimentos.

Existem cardápios por toda a internet, mas nem sempre são acessíveis e pensando nisso, preferimos separar por alimentos ideais para cada tipo sanguíneo do que por receitas, assim você terá mais liberdade para comer o que gosta.

Tabela de Alimentos da Dieta do Tipo Sanguíneo

Dieta do Tipo A

Para as pessoas que seguirão a dieta do tipo A, é indicado consumir frutos do mar, lacticínios, frutas como abacaxi, ameixa, limão, uva passas, entre outras. Pode-se ainda aliar grãos dos mais variados tipos, legumes e verduras, chás e bebidas como vinho e café.  Todos esses alimentos são essenciais e ajudam a produzir benefícios para o corpo do tipo A.

Dieta do Tipo Sanguíneo - Tipo A

Alimentos que não devem ser consumidos pelo tipo A: frutas como banana, coco, laranja, mamão e tangerina, arroz, suco de tomate e pão de trigo integral.

Dieta do Tipo B

Para as pessoas que seguirão a dieta do sangue tipo B, está liberada a carne de boi, azeite de oliva, batata doce, berinjela, feijão fradinho entre outros alimentos do tipo.

O que o tipo B não pode comer: milho, abóbora, queijo de soja, salmão defumado, carne de codorna, coração, frango, perdiz e porco.

Dieta do Tipo AB

Para as pessoas que seguirão a dieta do sangue tipo AB, poderão comer: ameixa, abacaxi, pão de grãos, amendoim e castanhas, carnes de carneiro, coelho e peru

O que não pode ser comido pelo tipo AB: leite semidesnatado, carne de boi, búfalo, frango e ganso. Não pode ainda comer abacate, banana, caqui, goiaba, laranja e manga.

Dieta do Tipo O

Para as pessoas que seguirão a dieta do sangue tipo O, poderão comer: Carne de boi, búfalo, cordeiro e veado. Pode ainda bacalhau, badejo, merluza e salmão. Estão liberadas as nozes e água gasosa.

O que o tipo O não pode ingerir: pistache, iogurte, leite de cabra, amendoim, castanha de caju, suco de maça ou sidra.

Quantos quilos posso perder com a dieta do tipo sanguíneo?

Vai depender do seu organismo e de quanto tempo seguirá a dieta. Fazendo por alguns dias ou meses, você perceberá a redução do peso, porém com o tempo terá apenas uma manutenção, pois o seu organismo entenderá naturalmente que você chegou ao peso ideal. A média é de 5 kg eliminados na primeira semana de dieta.

Alimentos Permitidos x Alimentos Proibidos

Como então já está ao conhecimento de todas as principais características de cada sangue, podemos levar em consideração então, os “alimentos base” para cada dieta a ser seguida.  Apesar de ter alguns alimentos como base, a dieta de cada sangue, pode ser composta de elementos de outro grupo, sendo que para isso acontecer, deve ser tudo elaborado com cuidado e atenção para que o paciente não fique com ausência de algum nutriente de que o corpo necessita.

Manter uma regularidade nas refeições nessa dieta é muito importante. O hábito de “comer fora de hora” é o grande vilão para quem se arrisca a fazer a dieta do tipo sanguíneo.

Conclusões Finais:

Agora, conhecendo um pouco mais sobre seu tipo de sangue, você pode elaborar um bom cardápio e perder aqueles quilinhos indesejáveis ou mesmo apenas manter a boa forma.

Ou ainda pode seguir a dieta apenas para melhoria de estilo de vida mesmo. A dieta do tipo sanguíneo está em alta por usar muito de produtos  do dia-a-dia e não exige aqueles sacrifícios de passar fome.

Elas não estão baseadas na quantidade de calorias ou gorduras presentes em um alimento e sim na organização e combinação destes para um melhor funcionamento do seu organismo.

Para mais dicas sobre a dieta do tipo sanguíneo, assista ao vídeo abaixo:

3 comentários

  1. ZELIA MARIANA ALVES (30/01/2014)

    OLA PESSOAL DA PERCA DE QUILOS POR TIPO SANGUINEO GOSTARIA DE RECEBER A DIETA DO TIPO SANGUINEO B

  2. ZELIA MARIANA ALVES (30/01/2014)

    SEI COM ESSA DIETA VOU PERDER PESO UM GRANDE ABRAÇO OBRIGADA

  3. ZELIA MARIANA ALVES (30/01/2014)

    OLA PESSOAL TENHO UMA AMIGA QUE PERDEU QUILOS COM DIETA DE VOCES

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.