Dieta das Fibras

Uma dieta rica em fibras ajuda a afinar a silhueta e ainda proporciona o bom funcionamento do intestino.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

Quando o intestino funciona bem, tudo melhora: desde a textura da pele até o humor. E ele é muito beneficiado pela ingestão de alimentos ricos em fibras, nutrientes que, além de contribuírem para o bom funcionamento do intestino, também beneficiam outras funções do organismo. Com isso, você emagrece com saúde e não ganha mais os quilos perdidos de volta. Sendo assim, conheça a dieta das fibras para parar de brigar com a balança.

Como as Fibras Emagrecem

As fibras são digeridas com dificuldade pelo sistema digestivo e, por isso, ficam por mais tempo no estômago, o que causa a sensação de saciedade. Assim, você come menos e, consequentemente, emagrece.

Por outro lado, funcionam como uma verdadeira esponja, que suga todas as gorduras e açúcares do organismo, que as eliminam através das fezes e urina. E por serem mais difíceis de serem digeridas, despendem mais energia, fazendo com que o metabolismo aumente e queime calorias.

Dieta das Fibras

Por fim, as fibras contribuem para o bom funcionamento do intestino, que consegue eliminar todas as impurezas e toxinas que atrapalham o trabalho dos órgãos. Com isso, o inchaço desaparece e, de quebra, você fica com a pele sem impurezas, linda e viçosa.

Benefícios das Fibras para a Saúde

A ingestão regular de fibras ajuda a prevenir doenças como a diabetes, o câncer do cólon e problemas cardiovasculares por causa da queda dos níveis de colesterol ruim (LDL).

No entanto, não exagere na dosagem de fibras, que devem ser consumidas entre 20 e 30 gramas por dia. Caso contrário, podem haver efeitos adversos como a falta de absorção de nutrientes como as vitaminas A, D, E e K.

Além disso, não se esqueça de ingerir bastante água (pelo menos 2 litros por dia) para não dificultar o trânsito intestinal.

Como Funciona a Dieta das Fibras

A dieta das fibras pode ser realizada por quantos dias você quiser, contanto que mantenha a quantidade máxima de 1200 calorias diárias. Portanto, abaixo segue apenas uma sugestão de cardápio, que pode ser facilmente substituída pelos alimentos correspondentes.

Alimentos: Fibras

Café da Manhã: 1 torrada integral, 1 fatia de ricota e 200 ml de suco de melancia.

Lanche da Manhã: 1 barra de cereais.

Almoço: 2 colheres de sopa de arroz integral, 1 filé de frango grelhado e 1 prato raso de salada de rúcula com 2 colheres de sopa de cenoura crua ralada, 2 colheres de sopa de salsão e 1 colher de sopa de beterraba ralada temperada com azeite, sal e limão.

Lanche da Tarde: 1 maçã ou 1 laranja.

Jantar: meia berinjela refogada com hortelã, 1 filé de frango ou de peixe grelhado e 1 prato de salada de folhas verdes temperada com sal, azeite e limão.

Ceia: 1 torrada integral com 1 fatia de queijo branco.

Atividades Físicas Regulares

E para a sua saúde ficar realmente em dia e para não brigar mais com a balança, as atividades físicas regulares são essenciais, nem que você faça apenas 20 minutos de caminhada por dia. Assim, seu corpo ficará mais bonito, forte e torneado e o seu organismo nunca mais sofrerá de indisposição e fadiga.

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Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



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