Dieta da Linhaça

A linhaça, além de ser um grão super-nutritivo, promove o emagrecimento rapidamente.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

A linhaça é uma pequena semente parecida com o alpiste, alimentos dos passarinhos. Entretanto, ela possui diversas propriedades benéficas para a saúde e, ainda por cima, ajuda bastante na queima da gordura corporal. Por isso, ela tem sido usada em larga escala tanto por nutricionistas quanto por endocrinologistas, que vêem nela uma grande aliada do emagrecimento e da boa saúde. Sendo assim, conheça a dieta da linhaça e seja muito feliz!

linhaça óleo

Por Que a Linhaça Emagrece

A linhaça é riquíssima em fibras, elementos que favorecem muito o emagrecimento, pois quando em contato com a água, incham no estômago, preenchendo-o. Assim, sentimos menos fome e, consequentemente, emagrecemos. Por outro lado, as fibras auxiliam no bom funcionamento do intestino, que elimina as gorduras e toxinas com sucesso.

A gordura conhecida como ômega 3, por sua vez, é antiinflamatória, eliminando as toxinas que fazem a gordura se acumular no corpo, principalmente na temida região do abdome. E ainda reduz o apetite.

Benefícios da Linhaça para a Saúde

E não é somente o espelho que vai agradecer a ingestão da linhaça. A sua saúde também sentirá com gratidão os benefícios dessa semente em sua alimentação. Como as fibras ajudam o intestino a funcionar melhor, seu organismo fica livre de toxinas, grandes causadoras de doenças.

As gorduras ômega 3 e ômega 6 são responsáveis por abaixarem as taxas do mau colesterol (LDL), que entope as artérias, causando doenças cardiovasculares como o enfarto e o AVC (Acidente Vascular Cerebral). E quando trabalham em conjunto com a vitamina E, essas gorduras previnem as rugas e as marcas de expressão.

Já a lignanina é importantíssima para a saúde da mulher, porque a protege contra o câncer de mama e age como o estrogênio, hormônio feminino. Assim, na época da TPM, a mulher fica menos ansiosa, o que diminui enormemente a compulsão por doces.

linhaça

Como Fazer a Dieta da Linhaça

Por ser muito rica em fibras, a linhaça deve ser incluída aos poucos na alimentação, ou poderá amolecer demais as fezes. Portanto, no início, consuma apenas 1 colher de sopa, 3 vezes por semana, até que o seu organismo esteja acostumado com ela. Depois, aumente para 2 por dia e, por fim, 3, que é o máximo a ser ingerido para não ter problemas com o excesso, que pode diminui a absorção de nutrientes fundamentais.

Para a melhor absorção, os grãos devem ser moídos no liquidificador ou no processador, de preferência, minutos antes da sua ingestão, pela manhã. Eles podem ser inseridos no iogurte ou em sucos ou polvilhados sobre saladas de frutas.

Porém, ao longo do dia, faça refeições balanceadas e equilibradas a cada 3 horas para ajudar na digestão. E não se esqueça de beber bastante água para que as fibras não façam o efeito contrário, ou seja, causar prisão de ventre.

E as atividades físicas auxiliarão na perda de peso, além de fazerem bem para a sua saúde.

Cardápio

Para conquistar o corpo dos seus sonhos com a dieta da linhaça, siga o cardápio abaixo, lembrando-se de que os alimentos podem ser substituídos por outros equivalentes em calorias.

Café da Manhã:

  • 1 copo de 200 ml de leite de soja com 1 colher de sopa de farinha de linhaça
  • 4 cookies integrais light
  • meio mamão papaia

Lanche da Manhã:

  • 1 barra de cereais light ou 1 fruta

Almoço:

  • 3 colheres de sopa de arroz integral
  • 2 colheres de sopa de soja cozida
  • 1 prato de sobremesa de salada de folhas verdes com pimentão
  • 2 colheres de sopa de couve-flor cozida
  • 1 filé de frango, carne vermelha ou peixe grelhado
  • 1 bananinha passa

Lanche da Tarde:

  • 1 copo de 200 ml de suco de açaí com adoçante

Jantar:

  • Sanduíche com 2 fatias de pão integral light com folhas de alface ou agrião picadas e 2 rodelas de tomate
  • 2 colheres de sopa de atum em água
  • 1 picolé de fruta

Ceia:

  • 2 ameixas pretas ou 1 goiaba

Onde Comprar

A linhaça pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais ou especializadas em grãos. Há 2 tipos: a dourada e a marrom, mas não há diferenças nutricionais.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



Comente!




*Campos obrigatórios