Dieta Balanceada Para Perder Peso

Com uma dieta equilibrada, não há riscos de sofrer com o efeito sanfona, pois todos os grupos da pirâmide alimentar são permitidos.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

Cada vez que abrimos nossas redes sociais ou um site de notícias, é comum vermos anúncios e mais anúncios de dietas que prometem a perda de muitos quilos em tempo recorde. No entanto, será que funciona? Quem costuma travar lutas diárias contra a balança sabe que não é bem assim. Essas dietas podem funcionar por um período, mas logo perdem a eficácia ou você simplesmente se enjoa de comer sempre os mesmos alimentos. Portanto, a melhor forma de perder peso é com uma dieta balanceada, que inclui todos os grupos alimentares, mantendo o seu corpo saudável e o peso equilibrado pelo resto da vida. Sendo assim, veja como funciona a dieta balanceada para perder peso:

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Por Que Não Fazer Dietas Restritivas?

Dietas restritivas são aquelas que apelam para a ingestão de somente um tipo de alimento como a dieta da sopa, dieta da banana, dieta da gelatina, dieta da proteína etc., o que torna praticamente impossível de serem seguidas por mais de uma semana, pois além de serem enjoativas, privam o organismo de nutrientes importantes para o bom funcionamento orgânico, podendo levar a pessoa a problemas de saúde, como a anemia. E quando a dieta termina então? A fome parece de leão e você come tudo o que vê pela frente, afinal, privou-se por muito tempo de comer o que gosta e os quilos passam a voltar rapidamente. Infelizmente, na maioria dos casos, a pessoa engorda mais que antes, principalmente porque o metabolismo passa a funcionar mais lentamente.

Por Que Dieta Equilibrada

A dieta equilibrada é baseada na reeducação alimentar. Ou seja, você deve se alimentar balanceadamente com todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, vitaminas, óleos e açúcares) na quantidade certa e nos horários definidos, ou seja, a cada 3 horas. Com isso, seu organismo tem todos os nutrientes necessários e mantém-se sempre alimentado, o que faz o metabolismo funcionar adequadamente.

Principal Grupo Alimentar: Vegetais

As frutas, verduras e legumes devem estar presentes em todas as refeições do seu dia, especialmente nas grandes como o almoço e o jantar. E não tenha medo, pode abusar delas, ao menos que você sofra de diabetes e algumas frutas e legumes devem ser restritos conforme orientações médicas. No mais, use e abuse principalmente das folhas. Com relação aos legumes, cuidado com os que contenham muito carboidrato, como a batata. Já as frutas, são ótimos lanches da manhã e da tarde, além de servirem como sobremesa.

Proteínas

Ao pensarmos em proteínas, logo nos vem um prato cheio de carne, não é mesmo? É claro que uma carne magra no almoço ou no jantar são bem vindos, mas você pode substituí-la por alguns vegetais como leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).

Laticínios

Quem não gosta de um leitinho ou queijinho? Pois é, além de deliciosos, são muito benéficos para a saúde, especialmente dos ossos, porém, é preciso consumi-los com moderação, ou poderão aumentar os níveis de colesterol e da retenção de líquidos.

Grãos Integrais

Os grãos integrais são essenciais para o bom funcionamento do intestino, servindo como verdadeiras esponjas a retirarem a gordura e as toxinas do nosso organismo. Portanto, inclua-os nas suas refeições, substituindo o arroz branco pelo integral, assim como a farinha pela integral.

Gorduras Boas

As gorduras nem sempre são vilãs. As conhecidas como boas advindas do óleo de coco, do azeite, do abacate e de outras fontes naturais, são muito benéficas para o organismo, ajudando no bom andamento do cérebro, do coração e das células, contribuindo para a saúde dos cabelos, das unhas e da pele.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



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