Dieta Alcalina

A dieta alcalina ficou famosa por ter sido aprovada por grandes estrelas internacionais.

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Dietas

A dieta alcalina ficou mundialmente famosa por causa de grandes astros internacionais que aderiram a ela e conseguiram manter os seus corpos em forma. São eles: Victoria Beckham, Robbie Williams, Gwyneth Paltrow e Jennifer Aniston. Portanto, se você está acima do peso, experimente fazer a dieta alcalina para ficar enxuta e linda como as estrelas.

Como Funciona a Dieta Alcalina

Como sabemos, fatores como a dieta desequilibrada e o excesso de toxinas provocam a obesidade. Assim, pesquisas foram realizadas e os cientistas chegaram à conclusão de que a alimentação com o pH equilibrado ocasiona a melhora do metabolismo, aumentando a eliminação de toxinas pelo organismo e a diminuição da retenção de líquidos. Com isso, é possível perder os quilinhos extras.

Dieta Alcalina

Nosso sangue tem um pH considerado alcalino, sendo de 7 a 7,5. Então, algumas situações como o estresse, a má alimentação, o envelhecimento e a poluição fazem com que o nosso sangue fique mais ácido, o que provoca o ganho de peso, além de doenças como problemas cardiovasculares e cânceres.

Portanto, na dieta alcalina, os alimentos com pH maior são contemplados, mas não que os ácidos sejam proibidos. Ela é baseada em 70% de alimentos alcalinos e 30% de ácidos. Entretanto, é preciso se atentar que esse teor de acidez e alcalinidade deve ser medido somente após a digestão do alimento. Com isso, as frutas cítricas, conhecidas pela sua acidez no sabor, possuem efeito alcalino sobre o organismo depois de serem digeridas.

Quais são os Alimentos Alcalinos e Ácidos?

Entre os alimentos alcalinos, podemos encontrar os legumes, o milho verde, o azeite, o quiabo, o chuchu cru, as frutas, os peixes de água gelada e as raízes. E não se esqueça de sempre optar pelos alimentos orgânicos, que não têm agrotóxicos maléficos para a sua saúde.

Por outro lado, os alimentos ácidos são compostos por alimentos processados, carnes, laticínios, álcool, açúcar, café, refrigerantes e chá preto. Veja abaixo uma lista desses grupos de alimentos.

Desse modo, você pode chegar à conclusão de que a dieta alcalina é praticamente vegetariana, pois o único tipo de carne que é considerada alcalina é a dos peixes de água gelada como o salmão e o atum.

Além disso, não é apenas restringindo a alimentação que você emagrecerá, mas também fazendo uma dieta balanceada. Ou seja, não é porque você comerá apenas legumes e frutas que poderá comê-los à vontade. Coma-os a cada 3 horas e pratique atividades físicas para queimar o excesso de energia e para ficar com o corpo rígido.

Vegetais Alcalinos

Benefícios para a Saúde

Além de fazer você perder alguns quilos, a dieta alcalina contribuirá bastante para a sua saúde porque ela não te proíbe de comer nenhum grupo alimentar, mas sim, de balanceá-los. E mais: os legumes e frutas, bases dessa dieta, são ricos em vitaminas, fibras e minerais. Com isso, você terá uma vida muito mais saudável e energética.

Contudo, a falta de alimentos como os laticínios e as carnes podem levar à deficiência de importantes nutrientes para o organismo. Por isso, a consulta a um médico é tão importante antes de iniciar essa dieta.

Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



7 comentários

  1. Wesley

    De que forma as frutas ácidas terão efeito alcalino?

    • Oziel

      Tem um palestra do Lair Ribeiro /watch?v=eQW1WBqHkn4 num trecho ele comenta q é produzido bicarbonato de cálcio no sangue como consequência da digestão de alimentos ou agua alcalina… assiste lá!

  2. Wesley

    Gostaria de uma explicação bem detalhada?

  3. Eugênio Wenzel

    Agradeço esse quadro informativo, que ajuda a orientar o balanceamento alimentar. Mas, como alertam, cada caso é peculiar, e na dúvida, convém consultar um médico, ou, pelo menos, um nutricionista.
    Bom trabalho, com saúde.
    Eugênio W.

  4. arlon alves mendes

    bom dia meu nome é arlon eu gostaria de saber se essses filtros que prometem ionizar água elevar seu ph para 9 ou 10 acrecer de sais etc. e verdade?

    • Carlos

      Existem aparelhos que ionizam a água e através do processo de ionização junto com efeito magnético conseguem separar a água em duas fases: àgua alcalina ionizada e água ácida.

      No Japão e Coreia a água alcalina ionizada é usada há mais de 20 anos nos hospitais, e vem ajudando muitos pacientes a recuperar de seus problemas de saúde.

  5. hilaria margarida moura silva de freitas

    como fazer a dieta daclara do ovo?

Comente!




*Campos obrigatórios