Dicas para Evitar Lesões Durante a Atividade Física

Saiba como fazer exercícios físicos de forma segura

Artigo publicado por Aline Silveira nas categorias: Exercícios

Praticar exercícios físicos de maneira inadequada pode ocasionar contraturas, cãibras, luxações, dores musculares, complicações articulares e em ligamentos, hérnias de disco e fraturas. É possível livrar-se dos riscos com cuidados práticos e especiais, contra as lesões que são perigosas.

atividade física intensa

Medidas Anteriores à Atividade Física

É fundamental a realização de avaliações médicas, postural e física para que a prática da atividade física não prejudique o organismo, com análise das condições da saúde, e reflexão sobre as técnicas de treino indicadas para o tipo físico com eficácia.

O aquecimento é insubstituível anteriormente à prática física, com redução do risco das lesões, como os estiramentos, e promoção da circulação ativa. Dentre objetivos fisiológicos do aquecimento está aumento da temperatura corporal e da musculatura, e preparar o sistema cardiovascular e pulmonar para desempenho e exercícios.

Com elevação da temperatura corporal, em ideal, as reações fisiológicas fundamentais para desempenho motor acontecem em proporoções interessantes; esse aumento ocasiona diminuição da resistência elástica e do atrito, com ligamentos, tendões e musculatura mais elásticos e menos suscetíveis para rupturas e lesões.

Atentar para a postura é importante durante a realização do exercício físico, evitando dores nas costas, pescoço e dor de cabeça. Alongamentos são indicados antes e após o exercício, com atenção para músculos que sofreram esforço maior.

Intensidade e Respiração

É importante ter cautela com a intensidade dos exercícios a praticar, sendo possível suar e cansar, porém nunca se deve ter a sensação de esgotamento. A respiração deve ser abdominal, pela barriga, em especial nas atividades de alongamento para que a contração desnecessária seja evitada dos músculos, e haja menos cansaço.

O sobrepeso é sinal de funcionamento das articulações prejudicado e risco para o coração, daí a necessidade da mudança de hábitos alimentares e início da realização de exercícios com orientação de profissionais especializados.

O calçado e a vestimenta adequados são essenciais para exercitar o corpo e evitar lesões, eles devem ser escolhidos de acordo com o tipo de esporte, e alguns exigem maior absorção do impacto pelos pés. A dica é optar pelas peças leves, sem prejudicar a transpiração.

Cuidados em Modalidades Diversas

Para praticantes de corrida ou caminhada, a recomendação é por parques ou pistas apropriadas e uso de vestimenta confortável, facilitando movimentos e transpiração. Já para adeptos da bicicleta, a dica é escolher ciclovias, ciclo faixas ou parques, com roupas adequadas e bike ajustada de acordo com a altura do indivíduo.

dor muscular

O treinamento deve seguir a real necessidade; já o condicionamento muscular pode diminuir as lesões através de programas da força progressiva, porém com cuidado ao equilibrar força e flexibilidade, sem estruturas sobrecarregadas, com alerta para sinais precoces da fadiga.

O profissional especializado orienta o desenvolvimento da atividade física, para que a mesma seja realizada evitando ao máximo as lesões prejudiciais, e são indicadas avaliações periódicas para que a evolução do quadro individual seja acompanhada.

Um Programa Completo de Alongamentos para Flexibilidade

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Aline Silveira

Autora

Aline Silveira dedicou sua vida a pesquisar sobre saúde e bem estar e conquistou seu manequim 36 após lidar com depressão e atingir o manequim 44.



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